Levy nega conversas com parlamentares sobre meta fiscal

O governo Dilma Rousseff começou a articular com suas principais lideranças do Congresso uma proposta para reduzir a meta de superávit primário de 2015

© Reuters

Economia Ministro 19/06/15 POR Notícias ao Minuto

O ministro da Fazenda, Joaquim Levy, por meio de sua assessoria de imprensa, entrou em contato com o Broadcast e negou qualquer articulação do ministro com agências de classificação de risco e líderes do Congresso para a mudança na meta de superávit primário das contas públicas. A informação oficial da assessoria é que não há debate nem acerto para a mudança da meta deste ano.

PUB

O Broadcast apurou as informações com fontes do governo abalizadas e envolvidas nas discussões. A reportagem também apurou que o senador Romero Jucá (PMDB-RR) e o líder do governo no Senado, Delcídio Amaral (PT-MS), têm sido os principais envolvidos nas discussões. A preocupação do governo é a de que a mudança da meta não leve a um rebaixamento da nota do Brasil pelas agências.

Segundo a reportagem, publicada também nesta sexta-feira, 19, no jornal O Estado de S. Paulo, o governo Dilma Rousseff começou a articular com suas principais lideranças do Congresso uma proposta para reduzir a meta de superávit primário de 2015. Que a avaliação reservada de integrantes do governo, feita na equipe econômica e no Palácio do Planalto, é a de que o Executivo não conseguirá cumprir no fim do ano a meta de economizar 1,1% do PIB para pagar os juros da dívida, diante da forte queda das receitas da União, Estados e municípios e da retração econômica registrada desde o início do ano.

Por isso, nos bastidores, diz a matéria, o Ministério da Fazenda não fará questão de barrar iniciativas de senadores, como Romero Jucá (PMDB-RR), de cobrar que o governo envie, já em agosto, um projeto ao Congresso reduzindo a meta deste ano. E que o Ministério da Fazenda tem dado sinais de que deixa a discussão ocorrer, sem estimulá-la publicamente. Como o ministro da Casa Civil, Aloisio Mercadante, o ministro Joaquim Levy já teve reuniões reservadas para discutir o assunto. Na Fazenda, a redução da meta também começou a ser debatida. O diagnóstico é o de que, quando o debate estiver maduro e for o momento adequado, não haverá surpresa num eventual envio de proposta de alteração da meta pelo governo ao Congresso. "Deixa rolar", é como tem sido explicitada a ação do Levy. Com informações do Estadão Conteúdo.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama A Grande Conquista 2 Há 16 Horas

Ex-Polegar pega faca durante discussão e é expulso de reality

politica Arthur Lira Há 17 Horas

Felipe Neto é autuado por injúria em inquérito aberto a pedido de Arthur Lira

mundo Posição de Lótus Há 18 Horas

O misterioso caso da múmia escondida em estátua de Buda

lifestyle Signos Há 19 Horas

Quatro signos que nasceram para serem famosos

fama GISELE-BÜNDCHEN Há 18 Horas

Gisele Bündchen recebe apoio de prefeito após chorar durante abordagem policial nos EUA

brasil Santa Catarina Há 19 Horas

Homem morre após ser atacado por quatro pitbulls em quintal de casa em SC

fama SAMARA-FELIPPO Há 14 Horas

Filha de Samara Felippo é alvo de racismo em escola, diz site

fama Iraque Há 16 Horas

Influencer iraquiana é morta a tiros em Bagdá

brasil MORTE-SP Há 13 Horas

Morte de jovem após deixar sauna gay causa pânico; relembre histórico

economia REINHART-KOSELLECK Há 17 Horas

Quem é o historiador lido por Haddad após bronca de Lula