Brasil pede a Grécia dados de cinco navios suspeitos de vazamento

De acordo com o comando da Marinha, cerca de 30 navios, de 11 países eram investigados até o final de outubro. Na sexta-feira (1º), o Bouboulina foi apontado como o principal suspeito de ter provocado a tragédia.

© .

Brasil LITORAL-NE 05/11/19 POR Folhapress

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - O Brasil solicitou nesta terça (5) dados de cinco navios para as autoridades gregas, de acordo com nota publicada pela Delta Tankers. A empresa é dona do navio Bouboulina, até então o único suspeito mencionado pela investigação brasileira de provocar o vazamento de óleo que atingiu um terço da costa do país.

PUB

O documento enviado pelas autoridades brasileiras teria o seguinte teor: "[...] solicito à Autoridade Marítima do seu país que notifique os navios listados abaixo como suspeitos de derramamento de óleo que surgiram na costa nordeste do Brasil, pois navegaram perto da área afetada durante o período em que se considra que o vazamento ocorreu".

Os navios gregos suspeitos são Maran Apollo (Maran Tankers), Maran Libra (Maran Tankers), Boubulina (Delta Tankers), Minerva Alexandra (Minerva Marine) e Cap Pembroke (Euronav), todos navios-tanques direcionados ao transporte de petróleo.

De acordo com o comando da Marinha, cerca de 30 navios, de 11 países eram investigados até o final de outubro. Na sexta-feira (1º), o Bouboulina foi apontado como o principal suspeito de ter provocado a tragédia.

"A Delta Tankers realizou uma pesquisa completa do material a partir de câmeras, dados e registros e não há provas de que a embarcação tenha parado, realizado operações [de transferência de óleo] entre navios, ter perdido ou derramado carga, desacelerado ou desviado do curso, no caminho entre Venezuela e Melaka, na Malásia", diz a nota da Delta Tankers.

A empresa afirma que vai colaborar voluntariamente com o Ministério de Assuntos Marítimos da Grécia e com a Marinha do Brasil.

"Como foi relatado pela Delta Tankers na sexta-feira, o navio partiu da Venezuela carregado em 19 de julho de 2019, indo diretamente, sem paradas em outros portos, para Melaka, na Malásia, onde descarregou toda a carga sem perdas", encerra a nota.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama A Grande Conquista 2 28/04/24

Ex-Polegar pega faca durante discussão e é expulso de reality

mundo EUA Há 3 Horas

Faxineira pede demissão após 27 minutos de trabalho em hotel; entenda

fama SAMARA-FELIPPO Há 21 Horas

Filha de Samara Felippo é alvo de racismo em escola, diz site

justica Paraíba Há 1 Hora

Menina de 6 anos tem pinos colocados em perna errada

brasil MORTE-SP Há 20 Horas

Morte de jovem após deixar sauna gay causa pânico; relembre histórico

fama Iraque Há 23 Horas

Influencer iraquiana é morta a tiros em Bagdá

esporte Campeonato Brasileiro Há 23 Horas

Bahia bate o Grêmio, e Renato Gaúcho abandona o campo no fim do jogo

fama Peculiares Há 19 Horas

As manias mais estranhas dos famosos! Você tem alguma delas?

politica JUSTIÇA-PE 28/04/24

Juíza manda prender jornalista de PE por denúncias contra promotor

fama Justin Bieber Há 22 Horas

Justin Bieber preocupa fãs ao compartilhar fotografias chorando