Presidente chileno é acusado de crimes contra a humanidade

Sebastián Piñera foi acusado de crimes contra a humanidade cometidos em razão das manifestações que pararam o país nos últimos dias

© Rodrigo Garrido / Reuters

Mundo Tribunal 07/11/19 POR Notícias Ao Minuto

Tribunal de Santiago do Chile aceitou denúncia contra o presidente do país, Sebastián Piñera, por crimes contra a humanidade cometidos em razão das manifestações que pararam o país nas últimas três semanas e que deixaram 20 mortos. Em resposta, Piñera afirmou que "não tem nada que ocultar".

PUB

"Estabelecemos total transparência nos números porque não temos nada que esconder", disse o presidente chileno, ao defender que todos os culpados terão de pagar por seus crimes, sejam eles membros das forças de segurança, sejam eles cidadãos comuns.

A acusação, apresentada por um grupo de advogados que representam organizações de direitos humanos, quer que se investigue a participação de Sebastián Piñera como autor de crime contra a humanidade, por causa das violações registradas no país desde o dia 18 de outubro, quando as Forças Armadas foram às ruas conter e reprimir os protestos. De acordo com a ação, o presidente seria responsabilizado, "como autor, como chefe de estado e por todos os responsáveis como perpetradores, ocultadores ou cúmplices do crime contra a humanidade".

18 de outubro foi o dia que Piñera decretou estado de emergência e convocou as Forças Armadas e os carabineros (polícia chilena) para fazer a segurança dos cidadãos. No entanto, membros dessas forças teriam cometido pelo menos nove tipos de delito, entre homicídios, torturas, prisões ilegítimas, abusos sexuais, violações, além da destruição do globo ocular de mais de 150 pessoas causados por balas de borracha. O Instituto Nacional de Direitos Humanos verificou até o momento 1.778 feridos e cerca de 5 mil detidos.

A denúncia contra Piñera foi aceita pelo juiz Patricio Álvarez e o assunto foi encaminhado ao Ministério Público, para investigação.

De acordo com a acusação, essas violações foram constatadas por diversos organismos nacionais e internacionais de defesa dos direitos humanos, como a Organização Mundial Contra a Tortura (OMCT), que denunciaram os crimes contra a população no momento em que esta exercia o direito a manifestação.

 Com informações da Agência Brasil

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

brasil Paraíba Há 23 Horas

Menina de 6 anos tem pinos colocados em perna errada

fama Iraque Há 20 Horas

Influencer iraquiana é morta a tiros em Bagdá

mundo Guangzhou Há 14 mins

Tornado atinge cidade na China e deixa rastro de destruição; vídeo

fama Casais famosos Há 19 Horas

Romances estranhos dos famosos (e que ninguém parece lembrar!)

esporte FLAMENGO-BOTAFOGO Há 22 Horas

Tite já ouve cornetas soarem no Flamengo e clássico vira jogo de risco

brasil POVOS-INDÍGENAS Há 22 Horas

Indígenas apontam apropriação cultural e intelectual por uso de cupuaçu, tucumã e stevia

fama JERRY-SEINFELD Há 22 Horas

Jerry Seinfeld culpa extrema esquerda e politicamente correto pelo fim da comédia

esporte Brasil Há 13 Horas

Estátua de Daniel Alves em Juazeiro vai ser retirada; entenda

fama Antes da fama Há 23 Horas

Os piores trabalhos dos famosos, segundo eles mesmos

fama Baby Reindeer Há 19 Horas

Conheça Richard Gadd, o ator da série que está dando o que falar