Alberto Fernández e Kirchner celebram liberdade de Lula

A sua força demonstra não apenas o compromisso, mas a imensidão daquele homem. Viva, Lula Livre", escreveu Alberto Fernández na rede social Twiter

© .

© Reuters

Brasil Lula da Silva 09/11/19 POR Notícias ao Minuto


O Presidente eleito da Argentina, Alberto Fernández, e a sua vice-presidente, Cristina Kirchner, celebraram hoje a saída da prisão do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, encarceramento que classificaram de "aberração" e "perseguição". "Comove a força de Lula para enfrentar essa perseguição (apenas essa definição se encaixa no processo judicial arbitrário ao qual foi submetido). A sua força demonstra não apenas o compromisso, mas a imensidão daquele homem. Viva, Lula Livre", escreveu Alberto Fernández na rede social Twiter.

PUB

Cristina Kirchner optou por se referir à prisão de Lula da Silva como "uma das maiores aberrações do 'lawfare' [uso estratégico do Direito para fins de perseguição política] na América Latina".

"Hoje cessa uma das maiores aberrações do 'lawfare' na América Latina: a privação ilegítima da liberdade do ex-Presidente da República Federativa do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva. Lula Livre", afirmou a também ex-chefe de Estado e agora vice-presidente da Argentina no Twitter.

Lula deixou hoje a sede da Polícia Federal de Curitiba, no Paraná pelas 17:40, rodeado por uma multidão que envergava cartazes e faixas com as frases "Lula Livre", "Lula é inocente", tendo sido lançado fogo de artificio.

Quem também celebrou a liberdade de Lula foi a presidente do Partido dos Trabalhadores (PT), Gleisi Hoffmann, que esteve ao lado do antigo chefe de Estado no momento em que este deixou a cadeia, e subiu a um palco para discursar.

"Acabamos de sair com Lula da Polícia Federal, o ex-Presidente volta finalmente aos braços do povo e em liberdade seguiremos a lutar pela justiça plena com o julgamento da suspeição de Moro, que o condenou num processo absolutamente político. Lula Livre Agora", declarou Hoffmann também no Twitter.

Lula, que governou o Brasil entre 2003 e 2010, saiu hoje em liberdade após o Supremo Tribunal Federal brasileiro (STF) ter decidido anular prisões em segunda instância, como era o caso do antigo chefe de Estado, preso desde abril de 2018.

O histórico líder do PT foi preso após ter sido condenado em segunda instância pelo Tribunal Regional Federal da 4.ª Região (TRF-4), num processo sobre a posse de um apartamento, que os procuradores alegam ter sido dado como suborno em troca de vantagens em contratos com a estatal petrolífera Petrobras pela construtora OAS.

Mas a libertação de Lula da Silva não agradou a todos os quadrantes políticos, com o Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) a emitir um comunicado afirmando que a saída da prisão do antigo governante pode "alimentar ainda mais um clima de intolerância na sociedade brasileira".

"Decisão judicial se respeita. A libertação do ex-Presidente Lula, entretanto, pode alimentar ainda mais um clima de intolerância na sociedade brasileira, no qual polos extremos preferem hostilizar-se ao invés de dialogar", escreveu o partido de centro-direita, responsabilizando ainda Lula e a sua sucessora na presidência, Dilma Rousseff, pela crise que o Brasil enfrenta.

O PSDB acusou ainda a esquerda de se "recusar a dialogar", de "votar contra as reformas que adequaram o Estado aos novos tempos", e de nem "sequer proporem saídas para a crise em que colocaram o Brasil".

"Com Lula solto, uma nova palavra de ordem não basta mais. Será preciso apresentação de soluções para a crise que eles próprios criaram. Retórica vazia não gera emprego nem reduz miséria ou desigualdade", acrescentou ainda a formação política.

O deputado e filho do Presidente do Brasil, Eduardo Bolsonaro, foi uma das vozes que se levantou contra a decisão do STF, declarando, num vídeo, que irá lutar para colocar na Constituição brasileira a prisão em segunda instância.

"É obvio que hoje é um dia muito triste para quem trabalha e é honesto no país, porque o recado que se dá é de o crime compensa. (...) Como deputado parlamentar, agora tenho de canalizar essa energia para aprovar a PEC (Proposta de Emenda à Constituição) que vai colocar na Constituição a prisão em segunda instância. Existem duas propostas a correr, na Câmara dos Deputados e no Senado, e vou trabalhar para aprovar", afirmou Eduardo Bolsonaro.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

Brasil Joca 26/04/24

Tutora coloca seus pets para pedir justiça por Joca, veja

Brasil CLIMA-SP Há 21 Horas

São Paulo vai ter oito dias seguidos com temperaturas acima dos 30°C

Brasil Wegovy Há 19 Horas

Wegovy, remédio injetável para obesidade, chega às farmácias brasileiras no 2º semestre

Brasil Segurança Há 14 Horas

Tarcísio promete expansão de câmeras corporais na PM

Brasil INSEGURANÇA-ALIMENTAR Há 21 Horas

64,2 milhões vivem em lares com insegurança alimentar no Brasil

Brasil Rio Grande do Sul Há 23 Horas

Incêndio em pousada de Porto Alegre deixa 9 mortos

Brasil Tragédia Há 10 Horas

Dez pessoas morrem em incêndio em pensão no centro de Porto Alegre