Inadimplência de empresas cresce 8,33% ante 2014

"A dificuldade dos empresários em manter os compromissos financeiros em dia está relacionada à atual conjuntura econômica", diz economista-chefe da SPC Brasil

© Reuters

Economia SPC 22/06/15 POR Notícias ao Minuto

O número de empresas com dívidas em atraso cresceu em maio 8,33% em relação a idêntico mês no ano passado, mostra o indicador de inadimplência calculado pela SPC Brasil e Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL). A alta atual, de acordo com a economista-chefe da SPC Brasil, Marcela Kawauti, é a maior desde julho de 2013 e representa uma aceleração da inadimplência em relação aos números do início do ano, quando o indicador oscilava ao redor de 6%.

PUB

Em relação a abril, o indicador de inadimplência da SPC Brasil para pessoa jurídica cresceu 1,41%. "A dificuldade dos empresários em manter os compromissos financeiros em dia está relacionada à atual conjuntura econômica de baixo crescimento e queda da produção industrial, além da elevada inflação e altas taxas de juros", observa Marcela.

O número de empresas com dívidas em atraso entre 3 e 6 meses cresceu 14,82%, além da alta anual de 13,89% verificada nas dívidas em atraso entre 3 e 5 anos. Por regiões, os destaques ficaram com Nordeste e Sudeste, com variação de 8,27% e 8,15%, respectivamente. A Região Sul, com 4,89%, foi a que apresentou o menor porcentual de crescimento no volume de contas em atraso pelas empresas. Todavia, a maior parte das empresas devedoras, de acordo com a SPC Brasil, está concentrada no Sudeste, com 43,49% das inadimplentes. Segundo os especialistas da SPC Brasil, a concentração do maior número de empresas inadimplentes no Sudeste ocorre porque a região responde pela maior parte do PIB brasileiro.

Por setores, o destaque no indicador de inadimplência em maio relativamente a maio de 2014 foi o segmento de Serviços com crescimento de 12,85%, puxado por bancos e financeiras. O segundo maior avanço ficou por conta da indústria, com crescimento de 9,63%, seguido por Comércio e Agricultura, respectivamente com 7,53% e 4,08%. Com informações do Estadão Conteúdo. 

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

mundo Óbito Há 10 Horas

Morre o Presidente do Irã Ebrahim Raisi em tragédia de avião

fama Fake News Há 9 Horas

Instagram sinaliza como 'fake news' postagem de Regina Duarte sobre o RS

fama Saúde Há 9 Horas

Tony Ramos é submetido a nova cirurgia após novos hematomas no crânio

tech Espaço Há 9 Horas

Saiba o que a cor diz sobre o meteoro que iluminou os céus de Portugal

politica Justiça Há 9 Horas

STF: entenda por que ministros indicados por Bolsonaro votaram contra seu salvo-conduto

esporte Morte Há 10 Horas

Zagueiro de 19 anos morre vítima de infarto antes de jogo no Pará

brasil Rio Grande do Sul Há 10 Horas

Ônibus são incendiados na região central de Porto Alegre

fama Televisão Há 10 Horas

Fátima Bernardes aceita dançar com Antonio Banderas na final da Dança dos Famosos

brasil ACIDENTE-SP agora mesmo

Motorista tenta atropelar ladrão com Lamborghini após ser roubado e bate o carro em SP

mundo Japão Há 9 Horas

Japão em alerta: homem morre em ataque de urso e policiais ficam feridos