Dólar recua em meio a incertezas sobre acordo entre EUA e China

A incerteza comercial no exterior aumentou na sexta-feira, quando o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, negou que tenha concordado com uma remoção de tarifas impostas à China

© iStock (Foto ilustrativa)

Economia dólar 11/11/19 POR Estadao Conteudo

O dólar recuou ante outras moedas fortes nesta segunda-feira, após ter encerrado a semana passada fortalecido. Os mercados internacionais operam com dúvidas sobre os desdobramentos das negociações comerciais sino-americanas e com cautela diante do aumento das tensões em Hong Kong.

PUB

Perto do horário de fechamento em Nova York, o dólar caía a 109,03 ienes e a 0,9933 franco suíço, enquanto o euro avançava a US$ 1,1036 e a libra subia a US$ 1,2853. O índice DXY, que mede a variação da divisa dos EUA ante uma cesta de seis rivais, encerrou o dia em baixa de 0,15%, aos 98,200 pontos.

A incerteza comercial no exterior aumentou na sexta-feira, quando o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, negou que tenha concordado com uma remoção de tarifas impostas à China. Um dia antes, o Ministério do Comércio chinês havia comunicado que a retirada das tarifas faria parte da assinatura da chamada "fase 1" do acordo comercial entre os dois países.

Já em Hong Kong, a chefe do Executivo, Carrie Lam, disse que não cederá às reivindicações dos manifestantes, após uma escalada violenta nos protestos pelo país.

De acordo com o analista do Western Union Joe Manimbo, o fortalecimento do dólar na semana passada deu lugar a apostas em divisas mais seguras como o iene, "na medida em que os operadores procuram sinais concretos de progresso comercial entre EUA e China".

A libra, apesar das incertezas políticas e eleitorais no Reino Unido, se fortaleceu depois que o Partido do Brexit anunciou que não vai disputar distritos controlados pelo Partido Conservador do primeiro-ministro, Boris Johnson, nas eleições gerais de 12 de dezembro.

Na avaliação dos analistas do ING Francesco Pesole e Petr Krpata, "os investidores parecem estar precificando uma maioria dos Conservadores [nas eleições] como cenário base, o que é amplamente visto como um resultado pró-mercado.

Ante divisas emergentes, o dólar avançava a 19,1211 pesos mexicanos, a 59,6276 pesos argentinos e a 14,9010 rands sul-africanos perto do fechamento em Nova York.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Jojo Todynho Há 8 Horas

Jojo Todynho veste roupa que usava antes de perder 50kg. "Saco de batata"

brasil Herança Há 10 Horas

Viúvo de Walewska cobra aluguel para que sogros morem em imóvel da filha

brasil Rio Grande do Sul Há 10 Horas

Governador do RS alerta para "maior desastre da história" do estado

fama Brian McCardie Há 8 Horas

Morre Brian McCardie, ator da série Outlander, aos 59 anos

brasil MORTE-SC Há 9 Horas

Adolescente de 14 anos morre após ser picado por cobra venenosa em SC

mundo Londres Há 8 Horas

Responsável por ataque com espada em Londres tem cidadania brasileira

fama Isabel Veloso Há 10 Horas

Marido de influencer com câncer terminal: 'Finjo que não vai acontecer'

economia INSS Há 7 Horas

INSS começa a pagar 13º antecipado; veja quem tem direito

tech ESSILORLUXOTTICA-NEGÓCIOS Há 7 Horas

Maior fabricante de óculos escuros do mundo quer ser a número um em smart glasses

esporte Arábia Saudita Há 9 Horas

Sem folga: Al Hilal treina após garantir vaga na final; veja as imagens