Embaixada da Venezuela é invadida em Brasília por apoiadores de Guaidó

20 simpatizantes de Juan Guaidó teriam invadido o local

© REUTERS/Carlos Garcia Rawlins

Mundo Diplomacia 13/11/19 POR Folhapress

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - A embaixada da Venezuela em Brasília foi invadida nesta manhã por um grupo de 20 simpatizantes de Juan Guaidó, o autoproclamado presidente da Venezuela. De acordo com relatos, eles pularam o muro e ocuparam as instalações.

PUB

O grupo nega e diz que entrou no local pacificamente, com autorização de funcionários que haveriam "desertado" e abriram os portões.

A PM foi acionada, mas não retirou as pessoas da representação diplomática: como se trata de território estrangeiro, ela não poderia atuar dentro da casa.

O encarregado de negócios do país no Brasil, Freddy Meregote, disparou áudios para parlamentares e lideranças de movimentos sociais para que saíssem em seu socorro.

"Companheiros, informo que pessoas estranhas às nossas instalações estão entrando [na embaixada], estão violentando o território venezuelano. Necessitamos ajuda e uma ativação imediata de todos os movimentos sociais e partidos políticos", afirmou Meregote em sua mensagem.

O encarregado de negócios nega que funcionários da própria embaixada tenham permitido a entrada do grupo por já não reconhecerem o governo de Nicolás Maduro. "Todos os funcionários da embaixada reconhecem Maduro como presidente legítimo da Venezuela. Não houve isso", afirmou ele à coluna.

Num comunicado, a advogada María Teresa Belandria Expósito, indicada por Guaidó como embaixadora do Brasil e reconhecida pelo presidente Jair Bolsonaro, diz que "um grupo de funcionários da embaixada da Venezuela no Brasil se comunicou conosco para nos informar que reconhecem o presidente Juan Guaidó".

Eles teriam então aberto as portas para entregar "voluntariamente a sede diplomática à representação legitimamente reconhecida no Brasil".

Expósito afirma ainda que a ação "foi comunicada imediatamente ao Ministério das Relações Exteriores".

O encarregado de negócios indicado por Maduro diz que famílias com crianças estão dentro das instalações, sendo "assediadas" pelos manifestantes.

Já a advogada afirma que os funcionários estão sendo apenas convidados para "incorporar-se ao trabalho da embaixada", com todos os "direitos trabalhistas garantidos".

Um grupo de deputados, liderados pelo petista Paulo Pimenta (PT-RS), foi à embaixada logo cedo para tentar expulsar os invasores.

A Venezuela não tem embaixador no Brasil desde 2016, quando Nicolás Maduro chamou o então representante de seu governo em Brasília de volta a Caracas em protesto contra o impeachment de Dilma Rousseff.

Neste ano, o governo de Jair Bolsonaro reconheceu Guaidó como presidente da Venezuela. Ele então recebeu a carta credencial da advogada venezuelana María Teresa Belandria Expósito, nomeada representante da Venezuela no Brasil por Guaidó.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Jojo Todynho Há 8 Horas

Jojo Todynho veste roupa que usava antes de perder 50kg. "Saco de batata"

brasil Herança Há 10 Horas

Viúvo de Walewska cobra aluguel para que sogros morem em imóvel da filha

brasil Rio Grande do Sul Há 10 Horas

Governador do RS alerta para "maior desastre da história" do estado

fama Brian McCardie Há 8 Horas

Morre Brian McCardie, ator da série Outlander, aos 59 anos

brasil MORTE-SC Há 9 Horas

Adolescente de 14 anos morre após ser picado por cobra venenosa em SC

mundo Londres Há 8 Horas

Responsável por ataque com espada em Londres tem cidadania brasileira

fama Isabel Veloso Há 10 Horas

Marido de influencer com câncer terminal: 'Finjo que não vai acontecer'

economia INSS Há 7 Horas

INSS começa a pagar 13º antecipado; veja quem tem direito

tech ESSILORLUXOTTICA-NEGÓCIOS Há 7 Horas

Maior fabricante de óculos escuros do mundo quer ser a número um em smart glasses

esporte Arábia Saudita Há 9 Horas

Sem folga: Al Hilal treina após garantir vaga na final; veja as imagens