Manifestação em Atenas celebra revolta estudantil de 1973

Sempre muito aguardada, a manifestação deste ano foi a primeira desde a eleição em julho do governo conservador de Kyriakos Mitsotakis

© .

© Reuters

© Reuters

© Reuters

Mundo Grécia 17/11/19 POR Notícias Ao Minuto


Milhares de gregos manifestaram-se hoje em Atenas a celebrar a revolta estudantil de 1973 contra a junta militar, num ambiente tenso e com forte presença policial na capital da Grécia.Esta manifestação comemora todos os anos revolta estudantil de 17 de novembro de 1973 contra a repressão da ditadura dos coronéis, tendo este ano sido mobilizados cerca de 5.000 policias acompanhados de 'drones', helicópteros e canhões de água.

PUB

Também estão a acontecer manifestações noutras cidades da Grécia.

Sempre muito aguardada, a manifestação deste ano foi a primeira desde a eleição em julho do governo conservador de Kyriakos Mitsotakis e a abolição, em agosto, de uma lei que proibia qualquer intervenção policial nas instalações de universidades.

Este ano a manifestação marcou o 46º aniversário da revolta de estudantes, reprimida com a entrada dos tanques do exército da Escola Politécnica de Atenas. Dezenas de pessoas morreram.

O regime dos coronéis, apoiado pelos Estados Unidos, terminou no ano seguinte, em 1974.

Nos últimos anos, os manifestantes aproveitaram esta comemoração, que foram 10.000 em 2018, aproveitaram a oportunidade para denunciar o "imperialismo dos Estados Unidos" e as medidas de austeridade impostas à Grécia pelos credores internacionais (FMI e UE).

Este ano, o clima é particularmente tenso após a chegada ao poder de um governo de direita, que diz que a prioridade é garantir a "segurança" dos cidadãos.

Menos de um mês após a posse, o primeiro-ministro Kyriakos Mitsotakis pôs em prática a sua promessa de campanha eleitoral de abolir a chamada lei de "asilo universitário".

Herdado da revolta estudantil de 17 de novembro de 1973, este texto, que proibia a polícia de entrar nas faculdades gregas, significou o regresso da Grécia à democracia.

A abolição da lei deu origem a vários protestos. O governo justificou a medida dizendo que as universidades se tornaram "um santuário para o tráfico de drogas" e "grupos anarquistas".

Todo os dias 17 de novembro, a bandeira manchada de sangue que estava naquela noite de 1973 no portão da Escola Politécnica é tradicionalmente usada na cabeça dos protestantes.

Nas vésperas desta comemoração, o parlamento grego votou na quinta-feira o reforço das sentenças de prisão por violência urbana.

O lançamento de um cocktail molotov, prática generalizada durante os protestos na Grécia, agora é punível com dez anos de prisão, em comparação com os cinco anteriores.

"São necessárias leis e regras para fazer o cidadão grego sentir-se seguro", disse o ministro da Justiça, Kostas Tsiaras.

Esta reforma do código penal é fortemente criticada pelas organizações de esquerda e de estudantes que denunciaram as intervenções policiais 'musculadas' nos últimos dias nas universidades.

Na segunda-feira, cerca de 200 estudantes que protestavam na Universidade de Economia de Atenas foram cercados por polícias que usavam gás lacrimogéneo e duas pessoas foram presas.

Desde julho, a polícia também interveio várias vezes no bairro contestatário de Exarchia para evacuar espaços ocupados por migrantes e ativistas de esquerda.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama A Grande Conquista 2 Há 11 Horas

Ex-Polegar pega faca durante discussão e é expulso de reality

politica Arthur Lira Há 12 Horas

Felipe Neto é autuado por injúria em inquérito aberto a pedido de Arthur Lira

mundo Posição de Lótus Há 12 Horas

O misterioso caso da múmia escondida em estátua de Buda

fama GISELE-BÜNDCHEN Há 13 Horas

Gisele Bündchen recebe apoio de prefeito após chorar durante abordagem policial nos EUA

lifestyle Signos Há 13 Horas

Quatro signos que nasceram para serem famosos

fama Iraque Há 10 Horas

Influencer iraquiana é morta a tiros em Bagdá

brasil Santa Catarina Há 13 Horas

Homem morre após ser atacado por quatro pitbulls em quintal de casa em SC

fama SAMARA-FELIPPO Há 8 Horas

Filha de Samara Felippo é alvo de racismo em escola, diz site

economia REINHART-KOSELLECK Há 11 Horas

Quem é o historiador lido por Haddad após bronca de Lula

brasil MORTE-SP Há 7 Horas

Morte de jovem após deixar sauna gay causa pânico; relembre histórico