Coreia do Sul decide evitar condicionalmente fim do pacto com Japão

O monitoramento eficaz da Coreia do Norte depende da continuidade desse pacto

© Toru Hanai / Reuters

Mundo Acordos 22/11/19 POR Notícias Ao Minuto

A Coreia do Sul anunciou hoje (22) que vai suspender "condicionalmente" o encerramento de um acordo militar de compartilhamento de informações com o Japão. Pelo calendário inicialmente previsto, o Acordo Geral de Segurança das Informações Militares (GSOMIA) expiraria às 12h de amanhã (23). O monitoramento eficaz da Coreia do Norte depende da continuidade desse pacto. 

PUB

Em outra decisão, a Coreia do Sul também suspendeu temporariamente processo em que encaminha queixa à Organização Mundial do Comércio contra o Japão. A suspensão vai durar enquanto as negociações com o Japão sobre as políticas de controle de exportação dos dois lados continuam, disse Kim You-geun, vice-diretor do escritório de segurança nacional de Cheong Wa Dae (sede do Executivo coreano).

Cheong Wa Dae enfatizou que o Japão deveria retirar as medidas comerciais "injustas" e normalizar suas relações com a Coreia do Sul para a continuidade da GSOMIA.

O Japão está retringindo o fornecimento de materiais químicos essenciais para a indústria de alta tecnologia da Coreia do Sul, base para a manufatura das principais exportações do país, como semicondutores, telas de LED, chips de memória e aparelhos celulares. 

A restrição ao fornecimento desses produtos, cujo abastecimento é virtual monopólio de Tóquio, foi uma reação direta a decisões tomadas no final do ano passado pela Suprema Corte sul-coreana, ordenando que as empresas japonesas Mitsubishi e Nippon Steel & Sumitomo Metal pagassem indenização pelo uso de mão de obra escrava durante a ocupação japonesa da Península Coreana na Segunda Guerra Mundial .

As decisões e a reação japonesa reacenderam um ciclo de hostilidades entre os dois países. A Coreia do Sul, em resposta, informou que também vai retirar o Japão de sua “lista branca” de parceiros comerciais mais favorecidos, status que permitia aos dois países um processamentos rápido das exportações e importações.

Apesar de a independência sul-coreana ter ocorrido há mais de 70 anos e a colonização japonesa ter durado menos de três décadas, um desconforto ainda encobre a relação das duas nações. Em Seul, além dos usuais protestos antijaponeses nas principais vias públicas da cidade, os efeitos da animosidade passaram a ser notados na vida cotidiana. Diversos supermercados e lojas de conveniência limparam sua prateleiras de cervejas e outros produtos japoneses. Houve também boicotes organizados a lojas populares de origem japonesa. Turistas coreanos também cancelaram centenas de viagens para o Japão na alta temporada.

As preocupações foram generalizadas sobre as possíveis conseqüências do término da GSOMIA, não apenas o futuro dos laços Seul-Tóquio, mas também a aliança Seul-Washington.

Os EUA pediram à Coreia do Sul que mantenha vivo o acordo para cooperação trilateral de segurança.

O funcionário de Cheong Wa Dae enfatizou que as relações entre os países vizinhos ainda estão em uma "situação grave", mas a decisão de suspender o vencimento da GSOMIA foi tomada em consideração ao "interesse nacional".

"O governo espera que os laços amigáveis entre Coreia do Sul e Japão sejam restaurados normalmente e continuará os esforços para isso", disse ele.

Com informações da Agência Brasil

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Vídeo Há 11 Horas

Influenciadora digital agride mulher na rua em MG; veja vídeo

mundo Coreia do Norte Há 13 Horas

Coreia do Norte confirma míssil e promete reforçar "força nuclear"

fama Sean Diddy Combs Há 13 Horas

Imagens de videovigilância mostram rapper agredindo a ex-namorada

brasil CHUVA-RS Há 9 Horas

Submersa há 15 dias, cidade mais afetada do RS reabre casas a conta gotas

justica São Paulo Há 13 Horas

Professora e os dois filhos são mortos em SP; PM é suspeito

brasil Vídeo Há 12 Horas

Menino de 6 anos é salvo de apartamento em chamas no Rio Grande do Sul; veja vídeo

lifestyle Signos Há 14 Horas

Os cinco signos mais estranhos do zodíaco. Conhece alguém da lista?

mundo EUA Há 14 Horas

Motorista de 23 anos morre após ser atingida na cabeça por pedra nos EUA

brasil sul do brasil Há 12 Horas

Nova frente fria avança no Sul, e Inmet coloca parte do RS, Santa Catarina e Paraná em alerta

justica Pridão Há 12 Horas

Casal de influencers é preso por suspeita de movimentar R$ 20 milhões ilegalmente em jogo