Como Freddie Mercury se tornou no 'rei' dos Queen

Foi no dia 24 de novembro de 1991 que o icónico cantor morreu

© .

Farrokh Bulsara

Antes de se tornar num ícone conhecido em todo o mundo como Freddie Mercury, o artista era Farrokh Bulsara, nascido na Cidade da Pedra, no Zanzibar, que na altura era protetorado britânico, fazendo atualmente parte da Tanzânia. Farrokh nasceu no dia 5 de setembro de 1946.

© BrunoPress

Residência de infância

Depois da família emigrar para Inglaterra, quando Freddie tinha 17 anos (estavam a fugir da Revolução de Zanzibar), todos estabeleceram-se nesta casa, em Feltham, em 1964. Na imagem, Brian May (guitarrista dos Queen) ao lado da irmã de Freddie Mercury, Kashmira Cooke, durante a inauguração de uma placa azul do património inglês.

© Getty Images

Paixão pela música

O amor que Freddie tinha pela música era evidente durante os tempos em que era estudante na Índia, onde morou e estudou antes de se juntar à família no Zanzibar, ainda antes de todos se mudarem para a Inglaterra. Foi precisamente na Índia que este passou a chamar-se de Freddie.

© Getty Images

Um artista

Antes dos Queen, o cantor frequentou a escola de arte em Londres, tendo se formado com um diploma em arte gráfica e design, em 1969. Mais tarde, o artista viria a usar o seu conhecimento em arte para criar o símbolo dos Queen.

© Getty Images

Mary Austin

Foi por esta altura que Freddie conheceu Mary Austin, com quem teve um relacionamento até 1976. Tudo acabou quando o cantor revelou que sentia-se atraído por homens. No entanto, os dois mantiveram uma longa amizade. Freddie escreveu o tema 'Love of My Life', que é sobre Mary Austin.

© Getty Images

O (quase) nascimento dos Queen

Freddie Mercury veio a fazer parte de algumas bandas que falharam, até que conheceu os colegas dos Queen, em 1970.

© Getty Images

Brian May

Foi em abril de 1970 que Freddie conheceu o guitarrista Brian May e juntou-se à banda deste, os Smile.

© BrunoPress

Roger Taylor

Na banda também fazia parte o baterista Roger Taylor.

© Getty Images

John Deacon

O baixista John Deacon viria a juntar-se à banda em 1971, pouco tempo depois de Freddie optar por Mercury como último nome e escolher Queen como o nome da banda.

© Getty Images

Álbum de estreia

Os Queen lançaram o álbum de estreia em 1973, autointitulado, depois de assinar contrato com a Trident/EMI (a banda teve acordos com diversas discográficas ao longo dos anos). Freddie Mercury compôs cinco dos 10 temas do álbum, que foi ouro no Reino Unido e Estados Unidos.

© BrunoPress

'Queen II'

Com críticas positivas e negativas, o álbum que se seguiu teve um desempenho ainda melhor que o anterior no Reino Unido e Estados Unidos. 'Seven Seas of Rhye', escrito por Mercury, foi o primeiro grande sucesso da banda.

© Getty Images

'Sheer Heart Attack'

Foi então que chegou o terceiro álbum da banda, que em 1974 foi de longe o maior sucesso dos Queen. O disco foi platina no Reino Unido, tendo também obtido enorme sucesso nos Estados Unidos e no resto da Europa. Conta com o enorme sucesso 'Killer Queen', escrito por Mercury.

© Getty Images

'A Night at the Opera'

'Sheer Heart Attack' marcou o início do clássico som dos Queen, que atingiu novos patamares com 'A Night at the Opera'. O icónico 'Bohemian Rhapsody' é o destaque do álbum, que obteve tripla platina nos Estados Unidos.

© Getty Images

'A Day at the Races'

Não teve o mesmo sucesso que o álbum anterior, mas ainda assim obteve números sólidos. 'A Day at the Races' conta com o tema 'Somebody to Love', escrito por Freddie Mercury.

© Getty Images

'News of the World'

Se 'A Day at the Races' foi um passo atrás, 'News of the World' e o single principlal, 'We Are the Champions/We Will Rock You' (as duas canções foram lançadas em conjunto), colocaram os Queen no topo do mundo, sendo este um dos álbuns de maior sucesso da banda.

© BrunoPress

Mercury, a estrela

Com os Queen a desfrutarem de um enorme sucesso, os olhos estavam postos no líder da banda. Na imagem, Freddie em 1977 ao lado de Elton John e de Peter Straker, cantor jamaicano.

© Getty Images

Freddie pronto

O artista era incrivelmente teatral, com uma queda por trajes ousados.

© Getty Images

Movimentos de Mercury

O cantor também sabia como incorporar a dança nas suas atuações. Na imagem, Freddie durante uma aula de balé no Covent Garden, em Londres, no ano de 1979.

© Getty Images

'Jazz'

Outro álbum de sucesso dos Queen foi 'Jazz', lançado em 1978, que contava com 'Don't Stop Me Now', mais um sucesso escrito por Freddie Mercury.

© Getty Images

'The Game'

'The Game' foi um sucesso ainda maior, tendo sido quatro vezes disco de platina nos Estados Unidos, contando com temas como 'Another One Bites the Dust' e 'Crazy Little Thing Called Love'.

© Getty Images

O nascimento de um visual icónico

Deixando os anos 70 para trás, Freddie Mercury estreou um novo visual, com o cabelo curto e o icónico bigode.

© Getty Images

Impecável senhor Mercury

O bigode não esteve sempre presente, como se pode ver pela imagem, de 1984.

© Getty Images

'Hot Space'

Retrocedendo um pouco até 1982, 'Hot Space' não foi um sucesso comercial como foram outros álbuns dos Queen, no entanto o esforço produziu 'Under Pressure', que conta com a participação de David Bowie. Na imagem, Bowie no The Freddie Mercury Tribute Concert, no estádio de Wembley, em Londres, em 1992.

© Reuters

'The Works'

Infelizmente, o álbum 'The Works' não marcou um regresso dos Queen ao sucesso, mas deu-nos clássicos como 'Radio Ga Ga' e 'I Want to Break Free'.

© Getty Images

Outros projetos

Lançado em 1985, enquanto os Queen estavam num período de pausa das gravações, 'Mr. Bad Guy' foi o primeiro e único álbum a solo de Freddie Mercury. Foi um enorme 'flop' comercial. De maior sucesso foi a colaboração do cantor com Montserrat Caballé no tema 'Barcelona', que serviu de hino aos Jogos Olímpicos de 1992.

© BrunoPress

Live Aid

Foi em 1985 que os Queen atuaram no Live Aid, naquela que é considerada uma das melhores atuações da história do rock. Na verdade, os Queen são lembrados como uma das melhores bandas a atuar em estádios, sendo que por norma atuavam para multidões com mais de 100 mil pessoas.

© BrunoPress

'A Kind of Magic'

Tendo melhorado em relação aos últimos álbuns, mas ainda sem atingir o sucesso comercial de outrora, 'A Kind of Magic' foi o último álbum que Freddie Mercury viria a promover com uma digressão. O tema 'Who Wants to Live Forever' faz parte do álbum, que foi lançado um ano antes de Mercury ser diagnosticado com o vírus da SIDA.

© Getty Images

Vírus da SIDA

De acordo com Jim Hutton, companheiro de longa data de Freddie Mercury, o cantor foi diagnosticado com SIDA em 1987. Os membros dos Queen sabiam, mas Mercury manteve o diagnóstico em privado, apesar das histórias da imprensa.

© Getty Images

Morte

A 24 de novembro de 1991, apenas um dia depois de ser publicamente revelado que Freddie tinha SIDA, o cantor acabou por morrer, aos 45 anos, vítima de pneumonia nos brônquios. Apesar de nunca ter revelado publicamente, Freddie é considerado um ícone LGBT.

© Getty Images

Últimos trabalhos

Antes de morrer, Freddie e os restantes membros dos Queen lançaram 'The Miracle' e 'Innuendo'. 'Made in Heaven', lançado postumamente em 1995, conta com a voz e as letras de Mercury.

© Getty Images

Outros trabalhos

Freddie Mercury também já tinha lançado temas a solo, além de álbuns de estúdio (que incluía a banda sonora de 'Flash Gordon'). Os Queen lançaram vários álbuns ao vivo e compilações, sendo que um dos últimos foi 'Greatest Hits', o álbum mais vendido de sempre no Reino Unido.

© BrunoPress

'Bohemian Rhapsody'

Em 2018 Freddi Mercury regressou à vida no grande ecrã, através de Rami Malek, que pela interpretação recebeu o Óscar na categoria de Melhor Ator. O filme, que foi nomeado na categoria de Melhor Filme, também esteve em destaque por ser a biografia mais rentável da história.

© BrunoPress

Queen

Quanto aos Queen, a banda continuou a fazer música depois da morte de Mercury. John Deacon retirou-se em 1997. Desde 2004 a banda já fez diversas digressões, com Paul Rodgers (de 2004 a 2009) e desde 2011 com Adam Lambert.

Veja também: Os atores que têm 'queda' para a música.

© Getty Images

Fama Carreira 24/11/19 POR Notícias Ao Minuto


É uma das melhores vozes do mundo da música, sendo também um dos melhores vocalistas da história do rock. Falamos de Freddie Mercury, o icônico líder dos Queen. Nascido no Zanzibar em 1946, que na altura era protetorado britânico, Farrokh Bulsara é filho de pais parsi da Índia e foi nos Queen que veio a tornar-se num dos artistas mais adorados e admirados do mundo. A banda vendeu milhões de álbuns, atuou perante milhares de pessoas e chegou ser pioneira em videoclipes, como foi o caso com 'Bohemian Rhapsody'.

PUB

Os elogios não parecem terminar para Freddie Mercury e os Queen, mesmo após a morte do músico, em 1991, devido a complicações relacionadas com o vírus do HIV. Em 2001, Mercury foi postumamente incluído no Rock and Roll Hall of Fame, como membro dos Queen. No entanto, isto não chega a ser um resumo do quão incrível foi a vida do líder dos Queen.

Clique na galeria e fique a saber como Freddie Mercury se tornou no ícone que é na atualidade.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

Fama GRACYANNE-BARBOSA 21/04/24

Personal de Gracyanne fala pela 1ª vez sobre affair: 'Cansei de me calar'

Fama Relacionamento 21/04/24

Gisele Bündchen assume namoro com professor de jiu-jítsu

Fama Revelação 21/04/24

Pabllo Vittar revela que viveu affair com jogador de futebol

Fama Meghan Fox 21/04/24

Megan Fox surge sem maquiagem e fãs perguntam: "Quem é esta?"

Fama Shakira 21/04/24

O impressionante valor que Shakira ganhou com as três músicas sobre Piqué

Fama Relacionamentos 21/04/24

Casais famosos que se separaram ano passado

Fama Televisão 21/04/24

Globo enfrenta obstáculo ao entrar com pedido para registrar bordão 'Brasil do Brasil'

Fama GRACYANNE-BARBOSA 21/04/24

Pivô da separação de Belo e Gracyanne ganha mais de 100 mil seguidores e divulga parcerias

Fama Música 21/04/24

Anitta é acusada de plágio na internet por 'Grip', música de seu novo álbum

Fama DJ-ALOK 21/04/24

Alok reúne multidão em show na Esplanada dos Ministérios no aniversário de Brasília