Operação para desarticular fraude em merenda escolar prende 20 em SP

Dos 20 presos nesta terça, 5 informaram o desejo de fazer delação premiada e já confirmaram os crimes

© DR

Brasil MERENDA-SP 26/11/19 POR Folhapress

RIBEIRÃO PRETO, SP (FOLHAPRESS) - Ao menos 20 pessoas foram presas nesta terça-feira (26) na segunda fase da operação Cadeia Alimentar, deflagrada pela PF (Polícia Federal) para desarticular irregularidades em licitações e desvios de verbas da merenda escolar em cerca de 50 municípios paulistas.

PUB

Três ex-prefeitos, uma vereadora em exercício do cargo, cinco ex-secretários de prefeituras, dois atuais secretários, um procurador, quatro funcionários públicos em atividade, quatro lobistas, três empresários, gabinetes de três prefeituras e uma Câmara estão entre os alvos da operação.

Ao todo, 240 policiais federais cumprem 55 mandados de busca e apreensão e 27 de prisão temporária em 27 municípios de São Paulo. Durante a manhã, foram cumpridos 20 mandados de prisão e, das 7 pessoas não encontradas pela PF, 2 procuraram a polícia para dizer que se entregarão nesta quarta-feira (27).

Segundo a PF, os criminosos agiam de várias formas, sempre com o objetivo de buscar favorecer agentes públicos, lobistas ou empresários, segundo Marcelo Ivo de Carvalho, delegado regional de combate ao crime organizado.

Entre as modalidades estão o direcionamento de licitações para que determinada empresa fosse a vencedora, o pagamento de propinas que variavam de 10% a 14% do valor do contrato e o pagamento por prefeituras de alimentos que não foram entregues.

"Eles chamam o direcionamento de licitações de trava ou cadeado, e colocam itens específicos para direcionar para determinada empresa. Se outra empresa ganhasse, havia a possibilidade de desqualificar a vencedora na fase de amostra para beneficiar o empresário que participava do esquema", disse o delegado da PF Bruno Rigote, que coordenou a operação.

A propina variava com a participação ou não de lobistas no esquema. No caso de pagamento de contrato por serviço não prestado, o valor era dividido meio a meio entre prefeitura e empresa envolvida.

Não é possível, segundo a PF, dizer que os estudantes dos municípios envolvidos ficaram sem merenda escolar, mas, sim, que prefeituras pagaram por produtos de merenda que sequer foram oferecidos. "Podemos afirmar que o contrato foi superfaturado e que teria sido possível comprar muito mais com aquela mesma quantia de dinheiro. Com certeza os alunos comeram coisas de qualidade inferior ao que poderiam ter recebido", afirmou Rigote.

A polícia detectou pagamentos em contas bancárias em nomes dos próprios funcionários públicos ou de familiares e advogados dos envolvidos e, também, em espécie, dentro das prefeituras. Os nomes dos envolvidos não foram revelados pela polícia, mas um dos alvos de busca e apreensão foi o ex-prefeito de Franca Alexandre Ferreira, que governou a cidade entre 2013 e 2016. Ele teve um computador e um celular apreendidos. A reportagem não conseguiu ouvi-lo.

Os esquemas funcionavam pelo menos desde 2013. Não há detalhes sobre o montante que teria sido desviado desde então dos cofres públicos, mas há contratos, segundo a PF, que chegam a R$ 10 milhões.Os bens dos envolvidos foram bloqueados, e a Justiça determinou também o bloqueio de valores em contas bancárias até R$ 2 bilhões.

A primeira fase da operação, deflagrada em maio de 2018, teve como objetivo investigar conluio de empresários para fraudar licitações. Eles, conforme a investigação, se reuniam para fatiar licitações em cidades paulistas. Dois dos investigados fizeram colaboração premiada, que resultaram na operação desta terça-feira.

Os investigados podem ser responsabilizados pelos crimes de organização criminosa, falsidade ideológica, fraude em licitação, corrupção ativa, corrupção passiva e prevaricação. Dos 20 presos nesta terça, 5 informaram o desejo de fazer delação premiada e já confirmaram os crimes, segundo Rigote.

Na delegacia da PF em Ribeirão Preto estão três presos, dois de Franca e um de São Joaquim da Barra. Há outros detidos em Santos, São Paulo, Piracicaba, Sorocaba, Campinas e Araraquara.

VEJA A LISTA DOS MUNICÍPIOS PAULISTAS NO ALVO DA AÇÃO DA PF:

- Americana (3 mandados prisão e 3 busca/apreensão);- Atibaia (1 mandado de prisão e 1 busca/apreensão);- Campinas (1 mandado de prisão e 1 busca/apreensão);- Cotia (1 mandado de prisão e 1 busca/apreensão);- Cubatão (1 mandado de prisão e 4 busca/apreensão);- Franca (2 mandados de prisão e 3 busca/apreensão);- Garça (1 mandado de busca/apreensão);- Guarujá (2 mandados de busca/apreensão);- Itapevi (1 mandado de prisão e 1 busca/apreensão)- Jandira (1 busca/apreensão);- Matão (1 mandado de prisão e 2 busca/apreensão);- Orlândia (1 mandado de busca/apreeensão);- Osasco (1 mandado de busca/apreensão);- Paulínia (4 mandados de busca/apreensão);- Praia Grande (2 mandados de busca/apreensão);- Rio Claro (1 mandado de prisão e 1 busca/apreensão);- Santos (2 mandados de prisão e 2 busca/apreensão);- São Carlos (1 mandado de prisão e 1 busca/apreensão);- São Joaquim da Barra (1 mandado de prisão e 1 busca/apreensão);- São José do Rio Preto (1 mandado de prisão e 1 busca/apreensão);- São Paulo (3 mandados de prisão e 8 busca/apreensão);- São Roque (2 mandados de prisão e 3 busca/apreensão);- São Vicente (2 mandados de prisão e 5 busca/apreensão);- Sorocaba (1 mandado de prisão e 2 busca/apreensão);- Sumaré (1 mandado de prisão e 1 busca/apreensão);- Taquaritinga (1 mandado de prisão e 3 busca/apreensão) e- Votorantim (1 mandado de busca/apreensão)

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Luto Há 23 Horas

Morre Anderson Leonardo, vocalista do Molejo, vítima de câncer

esporte Brasil agora mesmo

Estátua de Daniel Alves em Juazeiro vai ser retirada; entenda

fama Luto Há 9 Horas

Morre aos 95 anos o ator e comediante José Santa Cruz

tech ESA Há 6 Horas

Sonda da Agência Europeia detecta 'aranhas' em Marte

mundo Titanic Há 9 Horas

Relógio de ouro do homem mais rico no Titanic vai ser leiloado

mundo Antártida agora mesmo

Vulcão ativo na Antártida expele pequenos cristais de ouro

tech Ataque Há 6 Horas

Hackers vazam imagens de pacientes de cirurgia nus e prontuários de clínica de saúde sexual

fama Redes Sociais agora mesmo

Livian Aragão, filha de Didi, sugere plágio e leva invertida na web

fama Casais famosos Há 1 Hora

Romances estranhos dos famosos (e que ninguém parece lembrar!)

mundo Argentina Há 8 Horas

Bebê morre após ser abandonado pela mãe em stand de carros na Argentina