Polícia Civil investiga caso de racismo e homofobia em escola de Belém

Um aluno foi chamado de 'macaco, gorila e veadinho' por uma funcionária da escola

© Reprodução / Google

Justiça Crime 27/11/19 POR Folhapress

RIO DE JANEIRO, RJ (FOLHAPRESS) - Macaco, gorila e veadinho. É o que um adolescente teria ouvido de dona Zuca, uma septuagenária conhecida entre alunos como a dona da Disneylândia, escola particular no Conjunto Maguari, periferia de Belém (PA).

PUB

A Polícia Civil diz que um adolescente de 16 anos fez a acusação de injúria racial e prestou depoimento na Divisão de Atendimento ao Adolescente nesta segunda-feira (25). O caso foi registrado, e o garoto, atendido por uma equipe com psicólogo e assistente social.

O episódio aconteceu na quinta (21), um dia após a data que celebra a Consciência Negra. O jovem estava na sala de aula, com colegas e dois professores, quando dona Zuca, que só teve o apelido e o primeiro nome (Dora Célia) revelados, entrou.

Quem reproduz seu relato é um primo, o psicólogo Diego Ferreira Machado, 26. "Ela começou a fazer insinuações, dizia estar satisfeita que um aluno não estaria mais na escola [no ano seguinte]. Ele começou a rebater, perguntando se era dele que ela estava falando. Aí chamou de macaco, gorila e veadinho."

Segundo Diego, o primo pegou suas coisas para se retirar, mas dona Zuca não deixou que fosse. "Nisso ela deu um tapa nele [na cabeça], puxou a gola da camisa para ele voltar e chegou a puxar o cabelo, como ele falou. Disse que, como estava em sala, não podia ir embora. Ainda bem que ele não reagiu. Sei que é difícil ficar calado, se conter, até por conta da idade dela."

Machado afirma que o adolescente, "o único negro retinto, mais escurinho", da turma do 9º ano do ensino fundamental, foi suspenso e chegou a ter seu desligamento anunciado pela direção da escola. Ele poderia ficar só até fazer as provas de fim de ano.

A reportagem tentou falar com a instituição, que cobra mensalidades de até R$ 500, mas não teve retorno. Não está claro se a idosa acusada de injúria racial é, como dizem estudantes, a proprietária do colégio ou só uma funcionária, como a direção afirmou após a denúncia viralizar. Dona Zuca é negra também.

Um site de notícias local, o Roma News, conversou com Dagmar Valente, identificada como assessora pedagógica do colégio. De turbante, ela, que tem a pele negra, diz que nada foi comprovado e destacou que o colégio estava desenvolvendo trabalhos para celebrar o Dia da Consciência Negra.

Valente diz que o jovem supostamente atacado por dona Zuca está bem e que foi acolhido pela classe. A idosa está afastada da escola, segundo ela.

Alunos, ex-alunos e familiares convocaram um ato para quarta (27), em frente à Disneylândia, em desagravo ao jovem que teria sofrido a injúria racial. Muitos endossam a ideia de que Zuca seria agressiva e reincidente no preconceito racial.

Izabel Estumano é uma delas. À Folha ela conta que sua filha, que estudou ali, já foi chamada de "negrinha gorda" e "baleia preta" pela senhora. O pai da menina estava devendo mensalidades atrasadas, e a adolescente teria pagado o pato. "Ela entrava na sala ofendendo minha filha." A garota tinha 12 anos à época, em 2016.

O primo do adolescente, que completou 16 anos na semana em que teria sido agredido, diz que sempre debateu o tema na família. "A criança negra percebe o racismo da maneira mais cruel. Ele teve dificuldade de se entender como negro."

Por conta do bullying que o garoto sofria no ambiente escolar, sua avó, que o cria, já teria decidido mudá-lo de colégio.

Só quando o caso veio à tona que a responsável pelo garoto recebeu um pedido de desculpas do diretor, afirma Machado. "Pediu para ela repensar [se persistia na acusação]. A gente falou várias vezes: se tivessem tomado providência antes [contra Zuca], não teria chegado a esse ponto."

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Vídeo Há 11 Horas

Influenciadora digital agride mulher na rua em MG; veja vídeo

mundo Coreia do Norte Há 13 Horas

Coreia do Norte confirma míssil e promete reforçar "força nuclear"

fama Sean Diddy Combs Há 13 Horas

Imagens de videovigilância mostram rapper agredindo a ex-namorada

brasil CHUVA-RS Há 9 Horas

Submersa há 15 dias, cidade mais afetada do RS reabre casas a conta gotas

justica São Paulo Há 13 Horas

Professora e os dois filhos são mortos em SP; PM é suspeito

brasil Vídeo Há 12 Horas

Menino de 6 anos é salvo de apartamento em chamas no Rio Grande do Sul; veja vídeo

lifestyle Signos Há 14 Horas

Os cinco signos mais estranhos do zodíaco. Conhece alguém da lista?

mundo EUA Há 14 Horas

Motorista de 23 anos morre após ser atingida na cabeça por pedra nos EUA

brasil sul do brasil Há 12 Horas

Nova frente fria avança no Sul, e Inmet coloca parte do RS, Santa Catarina e Paraná em alerta

justica Pridão Há 12 Horas

Casal de influencers é preso por suspeita de movimentar R$ 20 milhões ilegalmente em jogo