Lobão: Marco da mineração não reduzirá competitividade

O ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, afirmou nesta quarta-feira, 07, que o novo Código de Mineração não vai retirar a competitividade das empresas brasileiras.

© Agência Brasil

Economia Compensação 07/08/13 POR Agencia Estado

O projeto, que tramita em regime de urgência no Congresso, estabelece que a Compensação Financeira pela Exploração de Recursos Minerais (CFEM), conhecida como royalty da mineração, incidirá sobre o faturamento bruto das empresas. As alíquotas serão fixadas por decreto presidencial após a aprovação da lei e vão variar de 0 a 4%, dependendo do minério. O teto da legislação atual é de 2%, e a alíquota incide sobre o faturamento líquido.

PUB

De acordo com Lobão, mesmo que as alíquotas da CFEM para alguns minérios dobrem, elas vão continuar inferiores às cobradas em outros países. O ministro reconheceu, no entanto, que as empresas não suportariam uma alíquota superior a 4%. Com a mudança, o governo espera arrecadar R$ 4 bilhões por ano. No ano passado, R$ 1,8 bilhão foram recolhidos.

"Estamos aplicando um teto de CFEM que está abaixo do que muitos países cobram. Não podemos elevar mais do que determinados limites porque aí estaríamos retirando a competitividade do setor mineral", disse, durante audiência pública na Comissão de Minas e Energia da Câmara. "Devemos receber aquilo que for devido e conveniente. Mais do que isso as empresas não suportarão pagar, e aí haverá prejuízo."

O ministro reiterou que os contratos que foram firmados antes do novo Código de Mineração serão respeitados. "O País respeita de maneira firme e definitiva os contratos assinados, quaisquer que sejam e onde quer que se encontrem", afirmou, ressaltando que haverá um período de transição entre a lei atual e a nova.

Lobão afirmou ainda que o novo código vai acabar com a especulação de venda de alvarás de pesquisa e lavra. O ministro disse que há dezenas de milhares de alvarás concedidos no País, mas apenas 8 mil minas em atividade. "Precisamos colocar em ordem um setor que estava em razoável desordem."

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Simony Há 23 Horas

Simony volta ao hospital para tratamento contra o câncer um ano após cura

mundo EUA Há 19 Horas

Avião de Trump se choca com outro após aterrissagem na Florida

politica JUSTIÇA-8 DE JANEIRO Há 20 Horas

Condenados do 8/1 quebram tornozeleira e deixam país

mundo EUA Há 22 Horas

Noivos viralizam com lista de regras rígidas para casamento; veja

mundo México Há 22 Horas

Jovem britânica luta com crododilo para salvar a irmã gêmea

fama Acidente Há 19 Horas

Ator que faz o Rio em 'La Casa de Papel' sofre acidente de moto

fama Monique Evans Há 22 Horas

Monique Evans eliminou 20 kg antes de casamento com DJ Cacá Werneck

mundo EUA Há 21 Horas

Destroços da ponte de Baltimore desabam após explosão; veja as imagens

esporte WALEWSKA-VÔLEI Há 19 Horas

Pais de Walewska prestam queixa-crime contra viúvo da jogadora por extorsão e intimidação

justica Feminicídio Há 22 Horas

Homem mata esposa na frente da filha e foge com bebê de um ano