Menina vítima de intolerância religiosa visita escola judaica

A instituição quis aproveitar o momento para propor aos alunos uma reflexão sobre a diversidade

© DR

Brasil Rio de Janeiro 03/07/15 POR Notícias Ao Minuto

A adolescente Kayllane Campos, de 11 anos, atingida por uma pedra ao sair de um centro espiritualista na Vila da Penha, subúrbio carioca, vítima de intolerancia religiosa, visitou hoje (3) a Escola judaica Eliezer Max, nas Laranjeiras, zona sul do Rio.

PUB

A instituição quis aproveitar o momento para propor aos alunos uma reflexão sobre a diversidade e os valores necessários para uma abordagem pacífica e humana das relações sociais, fundamental para a formação dos jovens.

A diretora da instituição, Telma Polon, disse que atitudes como esta são parte da filosofia do colégio. “Isso faz parte do nosso posicionamento. Tentamos reforçar sempre essa luta contra a opressão e o respeito ao próximo. E o mais legal é que até as crianças entendem esse pensamento e pedem mais atitudes como essa”, avaliou.

O coordenador do Núcleo Interdisciplinar de Estudos Judaicos da UFRJ, Michel Gherman, reforçou a ideia da diretora. "É importantíssimo informar os alunos quanto ao direito de igualdade. O ocorrido foi algo lamentável, pos fere nossa democracia. Então, achamos necessário convidá-la para fazer essa visita”.

O coordenador da Comissão do Combate à Intolerância Religiosa (CCIR) e líder religioso do candomblé, Ivanir dos Santos, que participou do encontro, fez um alerta para que o combate ao preconceito religioso não gere ainda mais discriminação. “Não é porque a Kayllane foi atacada por um grupo de evangélicos, que vamos achar que todos são assim. Há que se buscar o diálogo, não ficar contra os evangélicos, mas sim contra o pensamento fascista, que foi o que gerou a agressão”.

Na opinião do coordenador, o sentimento de ódio vai além das crenças.”Isso não é algo religioso. O que gera essa raiva é o desejo, a ganância pelo poder, e é isso que certos grupos têm”.

Muito aplaudida por alunos de todas as idades, em um auditório lotado,Kayllane, muito tímida, não quis falar, mas sua mãe, Karina Coelho, que é evangélica, fez questão de agradecer o carinho recebido pela adolescente.

”Fico muito feliz com essa recepção, afinal vocês também são pessoas que sofrem esse tipo de intolerância. É uma pena isso partir de algo lamentável que aconteceu com minha filha, mas estamos todos aqui reunidos porque, por mais que sejamos de crenças diferentes, no final das contas, só queremos a paz”. Com informações da Agência Brasil.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

politica CHUVA-RS Há 14 Horas

Mortes pelas chuvas chegam a 75 e governador fala em 'Plano Marshall'

mundo Miami Há 23 Horas

Saco com é cobras encontrado nas calças de passageiro em aeroporto

justica Santos Há 19 Horas

Homem é flagrado abusando sexualmente de moradora em situação de rua

fama MADONNA-RIO Há 22 Horas

Madonna fez da praia de Copacabana a maior pista de dança do mundo

fama MADONNA-RIO Há 17 Horas

Madonna posta vídeo abraçada com Pabllo Vittar e agradece ao Brasil

fama Bruce Willis Há 23 Horas

Após diagnóstico de demência, como está Bruce Willis?

fama BERNARD-HILL Há 16 Horas

Morre Bernard Hill, que atuou em 'Titanic' e 'Senhor dos Anéis', aos 79 anos

brasil Rio Grande do Sul Há 19 Horas

Loja da Havan fica debaixo d'água em Lajeado, no Rio Grande do Sul

mundo enchentes no Rio Grande do Sul Há 16 Horas

Papa Francisco reza por vítimas de chuvas no Rio Grande do Sul

mundo EUA Há 15 Horas

Padre usa 200 mil reais do cartão da igreja para jogar 'Candy Crush'