Glenn pede que Bolsonaro confirme se disse que ele é 'malandro'

O pedido de Greenwald também solicita que Bolsonaro informe "a que fato, investigação ou processo estava se referindo quando afirmou" que o jornalista talvez "pegue uma cana" no Brasil

© Reuters

Política GLENN-GREENWALD 05/12/19 POR Folhapress

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - O jornalista Glenn Greenwald interpelou Jair Bolsonaro no Supremo Tribunal Federal (STF) enviando à corte um pedido para que o presidente confirme "se foi efetivamente o autor das frases" em que chamou o americano de "malandro que, para evitar um problema desse [deportação], casa com outro malandro ou adota criança no Brasil".

PUB

O pedido de Greenwald também solicita que Bolsonaro informe "a que fato, investigação ou processo estava se referindo quando afirmou" que o jornalista talvez "pegue uma cana" no Brasil. "[É] necessário que o requerido esclareça se efetivamente foi o autor de tais afirmações, tendo a presente ação finalidade preparatória para o ajuizamento de ação penal."

A fala do presidente foi feita em entrevista no Rio, em julho, e fez referência a uma portaria do ministro da Justiça, Sergio Moro, que estabelece um rito sumário de deportação de estrangeiros considerados "perigosos" ou que tenham praticado ato "contrário aos princípios e objetivos dispostos na Constituição Federal".

No ofício enviado ao STF, os advogados do fundador do The Intercept Brasil alegam que "a ação voluntária do requerido [Bolsonaro], marcada pela homofobia e pela ofensa à honra do requerente [Greenwald] –e também contra uma coletividade intangível de seres humanos – fere a sua dignidade enquanto ser humano, além de ser inadmissível para um chefe de Estado".

"O requerido vulgariza o instituto da adoção, tratando este como um suposto subterfúgio do requerente e de seu companheiro para evitarem a possibilidade de suposta 'deportação', o que, evidentemente, não corresponde à verdade."

"Aliás, há de se destacar neste ponto, que a adoção dos menores pelo casal, muito longe de se tratar de uma 'malandragem', é resultado de um desejo comum, expressão máxima de amor por duas crianças com suas próprias e delicadas histórias de vida e que, de maneira alguma, pode ser associada ao ardiloso interesse de autoproteção", segue o documento.

"A postura do requerido, muito longe de retratar uma manifestação da liberdade de expressão, consubstancia flagrante desrespeito a preceitos constitucionais", consta na argumentação de Greenwald.O texto ainda cita a criminalização da homofobia como argumento para sustentar o pedido.

"É bem verdade que as diversas condutas do requerido, exemplificativamente apontadas por ocasião da presente, parecem ser, infelizmente, intrínsecas à sua pessoa. No entanto, tal fato não pode dar azo a repetidos episódios de LGBTfobia como os protagonizados pelo requerido, devendo este responder civil e, a partir da recente decisão do Supremo Tribunal Federal, penalmente pelos atos praticados contra esta categoria.

"Além disso, o requerido afirmou à imprensa que o requerente talvez 'pegue uma cana', o que indica que o mesmo tem conhecimento de fatos, investigações ou processos em curso que poderiam levar à prisão do requerente. É direito dele, portanto, saber a que fatos o requerido estava se referindo quando afirmou que o requerente talvez 'pegue uma cana'".

O documento assinado por Greenwald ainda aponta que "qualquer pessoa que se julgar ofendida por atos que configurem crimes contra a honra pode pedir explicações ao seu auto, com o objetivo de confirmar a autoria de tais atos".

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

politica CHUVA-RS Há 21 Horas

Mortes pelas chuvas chegam a 75 e governador fala em 'Plano Marshall'

mundo Insólito Há 4 Horas

Viúvo casa com sogra e cerimônia é organizada pelo sogro; entenda

fama BERNARD-HILL Há 23 Horas

Morre Bernard Hill, que atuou em 'Titanic' e 'Senhor dos Anéis', aos 79 anos

mundo enchentes no Rio Grande do Sul Há 23 Horas

Papa Francisco reza por vítimas de chuvas no Rio Grande do Sul

mundo México Há 4 Horas

Três turistas são mortos e jogados em poço em viagem de surf no México

mundo EUA Há 22 Horas

Padre usa 200 mil reais do cartão da igreja para jogar 'Candy Crush'

fama MADONNA-RIO Há 22 Horas

Tradutora da Globo viraliza ao evitar expressões sexuais de Madonna em show

politica Bolsonaro Há 3 Horas

Bolsonaro volta a ser internado em Manaus após infecção na perna e no braço

brasil CHUVA-RS Há 23 Horas

Nível recorde do Guaíba coloca Porto Alegre em alerta de 'inundação severa'

politica Rio Grande do Sul Há 23 Horas

Lula chega a centro de operações do Exército em Porto Alegre para se reunir com Eduardo Leite