Fifa adota cautela e pedirá esclarecimentos sobre suspensão da Rússia

Embora a decisão permita recurso por parte dos russos junto à Corte Arbitral do Esporte, os dirigentes da Fifa estão atentos

© Reuters

Esporte FIFA 09/12/19 POR Estadao Conteudo

A Fifa adotou cautela com a decisão da Agência Mundial Antidoping (Wada, na sigla em inglês) de excluir a Rússia de competições oficiais por quatro anos em consequência da falsificação de dados dos controles entregues à entidade. Com a punição, o país não disputará os Jogos Olímpicos de Tóquio-2020, no Japão, e os Jogos de Inverno de Pequim-2022, na China, além de outros grandes eventos esportivos.

PUB

Embora a decisão permita recurso por parte dos russos junto à Corte Arbitral do Esporte (CAS, na sigla em inglês), os dirigentes da Fifa estão atentos. A entidade vai pedir esclarecimentos sobre o caso. Essa é uma questão importante porque, caso a punição se concretize, os russos não poderiam participar da Copa do Mundo de 2022, no Catar. Além disso, também não poderiam sediar a Eurocopa de 2020.

A cidade de São Petersburgo é uma das 12 sedes da competição europeia no próximo ano, entre os meses de junho e julho, e receberá quatro jogos da competição - três pela fase de grupos e um das quartas de final. Mas isso não seria um problema da Fifa porque a Eurocopa é um campeonato organizado pela Uefa.

Um porta-voz da entidade que comanda o futebol mundial comentou o caso nesta segunda-feira. "A Fifa tomou conhecimento da decisão do Comité Executivo da Wada e vai portanto entrar em contato para esclarecer as consequências desta decisão nas competições de futebol", disse.

A Federação Russa de Futebol (RFU, na sigla em russo) declarou que está otimista com a situação. Eles se apegam exatamente em algo chamado Padrão Internacional para Conformidade de Código. Este padrão revela a lista de organizadores de grandes eventos. Nesta lista, a Uefa não está presente. Ou seja, por esta lógica, a Rússia poderia sediar a Eurocopa de 2020 em São Petersburgo.

"A RFU ainda não recebeu uma posição oficial da Fifa sobre a decisão da Wada", disse o comunicado da entidade. "Monitoramos de perto a conformidade com a política antidoping e esperamos que não haja restrições por parte da Fifa para nossas equipes, bem como a organização de eventos ou competições na Rússia", completou a nota.

Quem também falou sobre o caso foi o presidente honorário da RFU, Vyacheslav Koloskov. "Iremos à Copa do Mundo sob nossa bandeira? Ainda tenho que confirmar, mas não posso dizer nada sobre o time", afirmou. "Ainda não há reação da Fifa. Precisamos discutir cuidadosamente esse tópico, mas estou firmemente convencido de que essas proibições não afetarão o futebol. E na Eurocopa, definitivamente competiremos sob nossa bandeira", completou.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Luto Há 14 Horas

Morre aos 95 anos o ator e comediante José Santa Cruz

tech ESA Há 12 Horas

Sonda da Agência Europeia detecta 'aranhas' em Marte

mundo Titanic Há 14 Horas

Relógio de ouro do homem mais rico no Titanic vai ser leiloado

tech Ataque Há 11 Horas

Hackers vazam imagens de pacientes de cirurgia nus e prontuários de clínica de saúde sexual

fama DEBORAH-EVELYN Há 10 Horas

Famosos cometem gafe ao elogiar Deborah Evelyn em foto com marido

mundo Argentina Há 13 Horas

Bebê morre após ser abandonado pela mãe em stand de carros na Argentina

lifestyle Signos Há 11 Horas

Estes são os três signos que adoram ser independentes!

fama Casais famosos Há 6 Horas

Romances estranhos dos famosos (e que ninguém parece lembrar!)

fama Iraque Há 6 Horas

Influencer iraquiana é morta a tiros em Bagdá

brasil Paraíba Há 10 Horas

Menina de 6 anos tem pinos colocados em perna errada