Por que é que bebemos leite?

Na pirâmide alimentar atual o leite é considerado um dos alimentos mais básicos e importantes do Ocidente, mas as suas propriedades benéficas têm sido questionadas

© Pixabay

Mundo Alimentação 09/07/15 POR Notícias ao Minuto

A popularização do leite é um fenômeno relativamente recente. Na Europa e nos Estados Unidos do século XIX eram fundamentalmente as crianças que se alimentavam regularmente do leite de vaca.

PUB

Quanto mais longe estava do local da produção mais perigoso ficava para o consumo. Sendo terreno fértil para bactérias, além de ser muitas vezes adulterado com giz e água por vendedores sem escrúpulos, recorda a BBC.

Hoje em dia à que o considere um verdadeiro 'antídoto' da vida urbana. A historiadora Deborah Valenze explica que a ascensão do leite a alimento perfeito surgiu graças a vários fatores isolados que coincidiram no fim do século XIX e início do século XX.

Como a mortalidade infantil crescente nas cidades, ou as técnicas e padrões de qualidade para tornar o leite mais seguro que ganharam importância, como a pasteurização. Ou o crescente interesse pela cura pela alimentação, uma corrente que defendia que se devia dar às pessoas doentes comidas simples e puras apenas. Além de simples, este alimento tem gorduras, hidratos de carbono e proteínas, os três componentes de que o organismo necessita.

'Superalimento' da era industrial: Na Alemanha, no final do século XX, o aparecimento de homens adultos bebendo leite estava ligado aos movimentos sociais que se opunham ao consumo de álcool, assim como à procura de uma alimentação mais básica, segundo a historiadora Barbara Orland, da Universidade da Basileia, na Suíça.

Na tentativa de mudar a cultura do consumo de cerveja e bebidas destiladas, especialmente entre operários, foi feita uma pressão para que se servisse leite nas fábricas.

Nas primeiras décadas do século passado, à medida que os cientistas foram aprofundando os seus conhecimentos sobre nutrição, o leite passou a ser considerado um alimento perfeito. O seu papel como uma fonte das recém-descobertas vitaminas e a ideia de que de alguma forma o leite poderia corrigir as deficiências de qualquer dieta fizeram com que ganhasse tal relevância. O que agradou à indústria de laticínios.

Propriedades questionadas

Por volta de 1920, agricultores, cientistas e governos uniram-se numa mensagem sobre a perfeição nutricional do leite. Mas hoje há menos consenso. O excesso de gordura no leite integral gera alguma desconfiança. Os grandes estudos também não conseguiram encontrar uma relação entre o consumo de leite e uma diminuição dos casos de fraturas ósseas, um de seus supostos benefícios.

Sabe-se atualmente que é possível seguir uma dieta saudável e equilibrada sem leite. Mas ainda é considerado um alimento fundamental.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Simony Há 18 Horas

Simony volta ao hospital para tratamento contra o câncer um ano após cura

mundo EUA Há 14 Horas

Avião de Trump se choca com outro após aterrissagem na Florida

politica JUSTIÇA-8 DE JANEIRO Há 15 Horas

Condenados do 8/1 quebram tornozeleira e deixam país

mundo EUA Há 17 Horas

Noivos viralizam com lista de regras rígidas para casamento; veja

mundo México Há 17 Horas

Jovem britânica luta com crododilo para salvar a irmã gêmea

fama Acidente Há 14 Horas

Ator que faz o Rio em 'La Casa de Papel' sofre acidente de moto

fama Monique Evans Há 17 Horas

Monique Evans eliminou 20 kg antes de casamento com DJ Cacá Werneck

mundo EUA Há 16 Horas

Destroços da ponte de Baltimore desabam após explosão; veja as imagens

justica Feminicídio Há 18 Horas

Homem mata esposa na frente da filha e foge com bebê de um ano

esporte WALEWSKA-VÔLEI Há 15 Horas

Pais de Walewska prestam queixa-crime contra viúvo da jogadora por extorsão e intimidação