Startup aposta na solidariedade para arrecadar R$ 2 milhões para ONGs

O objetivo é que o Doa Brasil movimente o mercado de doações, fazendo com que as organizações tenham mais visibilidade e atraiam mais investidores que impulsionem o trabalho que essas ONGs já desenvolvem.

© dr

Economia EMPREENDEDOR-SOCIAL 13/12/19 POR Folhapress

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - Fundada com objetivo de conectar pessoas às causas com que se identificam, a Doare - fintech que intermedia doações online - acaba de criar a campanha "Doa Brasil", programa de aceleração para 150 diferentes causas sociais do país, visando popularizar as doações via internet. A campanha de arrecadação já está em andamento e se encerra em 6 de janeiro.

PUB

A iniciativa nasceu da identificação de uma oportunidade no mercado brasileiro de doações, que ainda não possui o hábito de usar canais digitais. Segundo a pesquisa Giving Report 2019 Brasil, realizada pela CAF (Charities Aid Foundation), 68% dos brasileiros que fizeram doações utilizaram dinheiro vivo, enquanto apenas 12% optaram por meios digitais.

Outro levantamento realizado pela Network for Good, empresa americana de captação de recursos e treinamento para instituições de caridade, aponta que o volume de doações nos últimos dias do ano tendem a superar em até 15% quaisquer outras datas especiais.

Pensando em usar isso a favor dessas instituições, a Doare assumiu o desafio de criar pontes democráticas entre o setor social, pessoas e empresas.

A ideia é que por meio da tecnologia, seja possível conectar esses três pilares, fomentando a cultura de doação, não só no país, mas no mundo todo. Atualmente a startup é a única plataforma de doações para instituições filantrópicas que recebe recursos em real brasileiro, dólar, euro e libra e tem como expectativa arrecadar R$ 2 milhões para beneficiar as 150 ONGS selecionadas pelo programa.

"A ideia surgiu a partir da percepção de que muitas organizações sociais querem arrecadar fundos por meio de campanhas de crowdfunding [financiamento coletivo], porém não sabem por onde começar, e também pelo lado do doador -muitas pessoas e empresas têm o desejo de ajudar essas instituições, mas não sabem qual escolher e acabam se sentindo inseguras para doar", diz Ruy Fortini, CEO e Founder da Doare.

Em sua primeira edição, o movimento foi dividido em duas etapas. A primeira teve como objetivo capacitar gestores sociais por meio de workshops em captação de recursos e marketing, além de mentorias individuais e toda estrutura de tecnologia para criação de campanhas de financiamento coletivo.

Na segunda, já com as captações no ar, as plataformas contam com a funcionalidade de embaixadores, matching de empresas e também com todos os materiais de apoio necessários para divulgação das campanhas na imprensa e redes sociais.

"No fim do ano é mais comum que as pessoas sejam mais solidárias e se sintam dispostas a ajudar o próximo. Por isso, esperamos que o mês de dezembro seja um divisor de águas para essas instituições", aponta Fortini.

Ele diz que o objetivo é que o Doa Brasil movimente o mercado de doações, fazendo com que as organizações tenham mais visibilidade e atraiam mais investidores que impulsionem o trabalho que essas ONGs já desenvolvem.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

brasil Brasil Há 23 Horas

Pastor assume que beijou filha na boca: "Que mulherão! Ai, se eu te pego"

tech WhatsApp Há 23 Horas

WhatsApp deixa de funcionar em 35 celulares antigos; veja a lista

brasil CHUVA-RS Há 22 Horas

Temporais devem continuar a atingir o RS e vão chegar a SC até o fim de semana

fama Bastidores da TV Há 23 Horas

Bianca Rinaldi relata agressões de Marlene Mattos: "Humilhação"

fama Brad Pitt Há 22 Horas

Brad Pitt faz passeio romântico com a namorada Ines de Ramon

lifestyle Sono Há 23 Horas

Nutricionista recomenda seis alimentos para uma boa noite de sono

esporte Real Madrid Há 19 Horas

Cinco brasileiros estão entre os times com as camisas mais valiosas do mundo

justica Charqueada Há 23 Horas

Corpo de adolescente é encontrado em área de mata no interior de SP

mundo Tenerife Há 16 Horas

Espanha: filho é preso por esconder corpo da mãe durante 6 meses em casa

economia IMPOSTO-RENDA Há 22 Horas

Veja o que acontece com quem é obrigado a declarar o IR 2024 e não presta contas