Após saída do Exército, PM faz primeira ação na Maré

Na ação, policiais militares localizaram dois foragidos da Justiça e apreenderam um adolescente suspeito de ligação com o tráfico

© Reuters

Justiça Comunidades 10/07/15 POR Notícias ao Minuto

Após a saída do Exército e do Corpo de Fuzileiros Navais, forças estaduais realizaram na manhã de hoje (10) a primeira ação de combate ao tráfico de drogas no Complexo de Favelas da Maré, na zona norte do Rio.

PUB

A ação – a cargo do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ) e da Coordenadoria de Inteligência da Polícia Militar (PM) –  tem como objetivo cumprir 27 mandados de busca e apreensão, expedidos pela juíza da 36ª Vara Criminal da Capital, Simone Ferraz, contra facções criminosas que comandam o tráfico de drogas na região.

Estão sendo procurados armas, drogas, dinheiro de origem ilícita e objetos ligados à atividade do tráfico. Na ação, policiais militares localizaram dois foragidos da Justiça e apreenderam um adolescente suspeito de ligação com o tráfico. Carro roubado foi recuperado. Foram apreendidos 12 motos, 528 cápsulas de cocaína e dois rádios de transmissão. O local é estratégico porque as favelas que compõem o complexo ficam perto do acesso ao Aeroporto Internacional Tom Jobim/Galeão.

O Exército e o Corpo de Fuzileiros Navais estiveram na região desde abril do ano passado para a implantação de Unidades de Polícia de Pacificação (UPPs) nas 15 favelas do complexo. Há três meses, as tropas federais começaram a ser substituídas por homens da Polícia Militar. No início deste mês a troca de comando foi concluída. Atualmente, 390 homens da PM fazem diariamente o patrulhamento de toda a região.

As organizações criminosas investigadas atuam nas comunidades da Esperança, Vila do João, Salsa e Merengue, Vila dos Pinheiros, Morro do Timbau e Baixa do Sapateiro: são vinculadas à facção Terceiro Comando Puro (TCP), que se utiliza de olheiros e monitoramento à base de rádios, pistolas e fuzis, e de atiradores posicionados em locais públicos e imóveis estratégicos, para exercer o domínio territorial da localidade. Com informações do Estadão Conteúdo.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Equador Há 18 Horas

Imagens fortes! Vídeo mostra assassinato de Miss Landy Párraga

mundo Kristi Noem Há 17 Horas

Governadora cotada para ser vice de Trump matou a tiros o próprio cão

justica Raul Pelegrin Há 18 Horas

Homem que cortou corda de trabalhador foi espancado antes de morrer

mundo Aviões Há 11 Horas

Piloto alcoolizado leva Japan Airlines a cancelar voo nos EUA

brasil São Paulo Há 10 Horas

Adolescente tem membros amputados após descarga elétrica de 8 mil volts

brasil Brasil Há 16 Horas

Ponte é arrastada pela correnteza enquanto prefeita grava vídeo; veja

fama Demi Moore Há 16 Horas

Filhas de Demi Moore e Bruce Willis combinam biquínis nas férias; veja

esporte Liga dos Campeões Há 16 Horas

Brilho de Vini Jr: Dois gols e uma reverência contra o Bayern de Munique

esporte Ayrton Senna Há 16 Horas

Trinta anos sem Ayrton Senna; relembre momentos marcantes

mundo RÚSSIA-UCRÂNIA Há 16 Horas

'Castelo do Harry Potter' é destruído após ataque russo no porto de Odessa