Proibido na Ancine, 'A Vida Invisível' é exibido ao ar livre

"A Vida Invisível" está inscrito pelo Brasil na disputa para o Oscar 2020.

© Divulgação

Cultura CINE-A VIDA INVISÍVEL 13/12/19 POR Folhapress

RIO DE JANEIRO, RJ (FOLHAPRESS) - O filme "A Vida Invisível", de Karim Aïnouz, foi exibido ao ar livre na Cinelândia, na noite desta quinta-ifera (12), para cerca de 500 pessoas. O evento foi organizada pela Aspac (Associação dos Servidores Públicos da Ancine) e aconteceu após um cancelamento da exibição oficial do longa a funcionários da agência.

PUB

"A Vida Invisível" está inscrito pelo Brasil na disputa para o Oscar 2020. 

A projeção foi seguida de um debate com dois produtores do filme, Rodrigo Teixeira e Camilo Cavalcante, e dois atores, Julia Stockler e Gregorio Duvivier. Eles contaram histórias sobre a filmagem e criticaram o governo e a atual situação da cultura no país.

"Estamos falando de fantasmas ancestrais nesse filme, histórias abusivas e violentas. Meu avô, por exemplo, era um avô adorável. Mas era um marido péssimo. E quantos avôs não foram assim, tóxicos?", provocou Duvivier. "A família tradicional cristã, que esse governo quer encarnar, nunca existiu, e o filme mostra isso. É uma ideia falida e nunca deu certo. Foi muito angustiante fazer esse filme e ao mesmo tempo muito recompensador."

"Sem desobediência civil, esse país já teria acabado. Nosso maior ativo é jamais se curvar. Somos um país de gente insubmissa e desobediente", finalizou o ator, arrancando palmas e gritos da plateia. "Estamos vivendo um momento muito rico no cinema brasileiro. Nunca tivemos tanto reconhecimento lá fora", disse Teixeira, que veio de São Paulo e trouxe o filme na mala para a exibição. Ele trouxe também um áudio de Fernanda Montenegro, também no elenco de "A Vida Invisível", gravado especialmente para o evento. "Sou uma sobrevivente de 75 anos de vida pública nesse país e a cultura é sempre a primeira que vai sendo calada porque é vibrante e a força da vida um povo", disse Montenegro, 90.

"Não há um filme na minha vida em que eu não esteja em estado de protesto. É uma batalha. E a gente vai vencer. Já saímos de guerras piores. Artista? Sobrevive sempre", ela concluiu. "Produzimos isso em três dias para dar uma resposta para a Ancine", disse uma funcionária da agência, agradecendo ao público presente. Segundo um funcionário, a justificativa da direção da Ancine para o cancelamento foi que um projetor da sala de exibição estava quebrado. Procurada, a Ancine disse que não iria comentar sobre o assunto no momento.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama A Grande Conquista 2 Há 8 Horas

Ex-Polegar pega faca durante discussão e é expulso de reality

politica Arthur Lira Há 9 Horas

Felipe Neto é autuado por injúria em inquérito aberto a pedido de Arthur Lira

mundo Posição de Lótus Há 10 Horas

O misterioso caso da múmia escondida em estátua de Buda

fama Iraque Há 8 Horas

Influencer iraquiana é morta a tiros em Bagdá

fama GISELE-BÜNDCHEN Há 10 Horas

Gisele Bündchen recebe apoio de prefeito após chorar durante abordagem policial nos EUA

lifestyle Signos Há 11 Horas

Quatro signos que nasceram para serem famosos

brasil Santa Catarina Há 10 Horas

Homem morre após ser atacado por quatro pitbulls em quintal de casa em SC

economia REINHART-KOSELLECK Há 9 Horas

Quem é o historiador lido por Haddad após bronca de Lula

mundo Guangzhou Há 8 Horas

Tornado atinge cidade na China e deixa rastro de destruição; vídeo

brasil MORTE-SP Há 5 Horas

Morte de jovem após deixar sauna gay causa pânico; relembre histórico