BNDES prepara oferta pública de ações da Petrobras

O banco é o segundo maior acionista da estatal, atrás da União, que detém o controle da companhia

© Paulo Whitaker/Reuters

Economia Negócios 13/12/19 POR Folhapress

RIO DE JANEIRO, RJ (FOLHAPRESS) - O BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) prepara oferta pública para a venda de parte de sua participação na Petrobras. O banco é o segundo maior acionista da estatal, atrás da União, que detém o controle da companhia.

PUB

A operação envolverá apenas as ações ordinárias, aquelas com direito a voto em assembleias. No fim de setembro, o banco detinha diretamente 9,8% desses papéis, ou 734,2 milhões de ações. Nas cotações atuais, a fatia vale cerca de R$ 24 bilhões.

A proposta de venda de ações da Petrobras não inclui os papéis detidos pelo BNDESPar, o braço de participações do BNDES. Este é dono de 7% da estatal, com foco em ações preferenciais -que não dão direito a voto, mas garantem um valor maior em dividendos- e apenas 0,2% das ordinárias.

Segundo comunicado divulgado pela Petrobras nesta sexta (13), o BNDES iniciou estudos para avaliar as condições da operação de venda das ações ordinárias, incluindo o volume que vai oferecer ao mercado. Iniciou também o processo de contratação de assessores para realizar a operação. 

Não foi definido ainda um prazo para a venda das ações. A saída de grandes companhias é um dos focos da gestão do banco de fomento no governo Jair Bolsonaro. O BNDES já contratou bancos para se desfazer também de suas ações do frigorífico JBS, companhia na qual tem 21,3% de participação.

Petrobras e JBS lideram o ranking da carteira de ações do BNDESPar, que somava ao final de setembro R$ 114,5 bilhões. A petroleira representava 40,7% desse valor e o frigorífico, 14,9%. Em sequência, estava a mineradora Vale, com 12,1%.

Em outubro, o BNDES lançou novas regras para avaliar a venda de suas ações, que necessariamente levarão à redução da quantidade de papéis em sua carteira ao determinar a redução da exposição ao risco de volatilidades no mercado acionário. 

O documento estabelece ainda alternativas para a precificação das ações. Foi lançado após crise interna que culminou com a demissão do ex-diretor de Investimentos, André Laloni, indicado em julho pelo presidente do BNDES, Gustavo Montezano. 

Laloni e a área técnica do banco de fomento tiveram divergências com relação aos formatos de vendas de ações, em embate que se tornou público após a destituição da superintendente da área Jurídica operacional, Luciana Tito, no início de outubro.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Jojo Todynho Há 23 Horas

Jojo Todynho veste roupa que usava antes de perder 50kg. "Saco de batata"

mundo EUA Há 1 Hora

Criança morre após ser forçada a correr em esteira pelo pai

fama Brian McCardie Há 23 Horas

Morre Brian McCardie, ator da série Outlander, aos 59 anos

fama Bastidores da TV Há 15 Horas

Bianca Rinaldi relata agressões de Marlene Mattos: "Humilhação"

brasil MORTE-SC 02/05/24

Adolescente de 14 anos morre após ser picado por cobra venenosa em SC

mundo Londres Há 23 Horas

Responsável por ataque com espada em Londres tem cidadania brasileira

esporte Arábia Saudita 02/05/24

Sem folga: Al Hilal treina após garantir vaga na final; veja as imagens

fama MADONNA-CANTORA Há 16 Horas

Madonna pede para aprovar figurino de Anitta antes do show em Copacabana

economia INSS Há 22 Horas

INSS começa a pagar 13º antecipado; veja quem tem direito

fama Bruna Biancardi 02/05/24

Bruna Biancardi posta foto de quando era bebê e se compara a Mavie