'Dizer que a Lava Jato quebrou empresas é irresponsabilidade'

A reação foi do procurador da República Deltan Dallagnol, sobre as declarações do ministro Dias Toffoli.

© Reuters

Política Lava Jato 16/12/19 POR Estadao Conteudo

O procurador da República Deltan Dallagnol, coordenador da força-tarefa do Ministério Público Federal no Paraná, disse nesta segunda-feira, 16, que "é uma irresponsabilidade" do ministro Dias Toffoli, presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), declarar que a Lava Jato destruiu empresas.

PUB

"Dizer que a Lava Jato quebrou empresas é uma irresponsabilidade", tuitou Deltan, em reação à entrevista de Toffoli publicada no jornal O Estado de S. Paulo desta segunda. "É, assim, fechar os olhos para a raiz do problema, a prática por muitos políticos e empresários de uma corrupção político-partidária sanguessuga, que drena a vida dos brasileiros", disse Deltan.

Na entrevista ao jornal O Estado de S. Paulo, Toffoli declarou que nos Estados Unidos isso não aconteceu. Empresários têm prisão perpétua decretada, mas suas companhias estão em atividade.

O ministro cobrou, ainda, maior transparência do Ministério Público. "É fechar os olhos para a crise econômica relacionada a fatores que incluem incompetência, má gestão e corrupção", tuitou Deltan.

Para o procurador, as declarações de Toffoli têm o mesmo sentido que…."É culpar pelo homicídio o policial porque ele descobriu o corpo da vítima, negligenciando o criminoso." "Os responsáveis são os criminosos. A Lava Jato aplicou a lei", afirma o procurador.

O procurador destaca resultados da Lava Jato que, em quase seis anos de ação recuperou uma fortuna para o Tesouro. "É fechar os olhos para o fato de que a Lava Jato vem recuperando por meio dos acordos mais de R$ 14 bilhões para os cofres públicos, algo inédito na história."

E avisou: "Seguiremos aplicando a lei, que ainda é muito inefetiva no Brasil. Nos Estados Unidos, a prisão acontece depois da primeira ou segunda instância. Sem efetividade da lei, não há rule of law ou estado de direito."

<blockquote class="twitter-tweet" data-lang="pt"><p lang="pt" dir="ltr">5. Seguiremos aplicando a lei, que ainda é muito inefetiva no Brasil. Nos Estados Unidos, a prisão acontece depois da primeira ou segunda instância. Sem efetividade da lei, não há rule of law ou estado de direito.</p>&mdash; Deltan Dallagnol (@deltanmd) <a href="https://twitter.com/deltanmd/status/1206600217145020420?ref_src=twsrc%5Etfw">16 de dezembro de 2019</a></blockquote><script async src="https://platform.twitter.com/widgets.js" charset="utf-8"></script>

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Iraque Há 4 Horas

Influencer iraquiana é morta a tiros em Bagdá

fama A Grande Conquista 2 Há 4 Horas

Ex-Polegar pega faca durante discussão e é expulso de reality

mundo Posição de Lótus Há 6 Horas

O misterioso caso da múmia escondida em estátua de Buda

politica Arthur Lira Há 5 Horas

Felipe Neto é autuado por injúria em inquérito aberto a pedido de Arthur Lira

mundo Guangzhou Há 4 Horas

Tornado atinge cidade na China e deixa rastro de destruição; vídeo

fama GISELE-BÜNDCHEN Há 6 Horas

Gisele Bündchen recebe apoio de prefeito após chorar durante abordagem policial nos EUA

brasil Santa Catarina Há 6 Horas

Homem morre após ser atacado por quatro pitbulls em quintal de casa em SC

lifestyle Signos Há 7 Horas

Quatro signos que nasceram para serem famosos

economia REINHART-KOSELLECK Há 4 Horas

Quem é o historiador lido por Haddad após bronca de Lula

fama Casais famosos 27/04/24

Romances estranhos dos famosos (e que ninguém parece lembrar!)