Deputados norte-americanos debatem impeachment de Donald Trump

Os democratas afirmam que Trump cometeu crimes e contravenções pressionando a Ucrânia a divulgar dados comprometedores sobre seus rivais

© Carlos Barria/Reuters

Mundo EUA 18/12/19 POR Notícias Ao Minuto

A Câmara dos Representantes dos Estados Unidos se reunirá hoje (18) para debater o impeachment do presidente Donald Trump. É a terceira vez que isto ocorre na história americana. O Partido Democrata está citando dois artigos constitucionais de  impeachment acusando o presidente Trump de abuso de poder e obstrução do Congresso.

PUB

Em sentido oposto, os republicanos estão tentando bloquear o processo de impeachment. Os democratas afirmam que Trump cometeu crimes e contravenções pressionando a Ucrânia a divulgar dados comprometedores sobre os rivais democratas para ajudar sua campanha de reeleição. Em resposta, os republicanos argumentam que a maioria dos democratas estava envolvida em uma "caça às a bruxas" contra um presidente que temem não poder derrotar.

Em uma carta na terça-feira (18), a presidente da Câmara, Nancy Pelosi, convidou todos os membros democratas a estarem presentes hoje na Casa, para debater os artigos constitucionais no que ela chamou de "momento de oração na história de nossa nação".

Na véspera da votação decisiva que poderá deixar Donald Trump no caminho da impugnação, o presidente Trump enviou carta a Nancy Pelosi, presidente da Câmara dos Representantes, na qual acusa os democratas no Congresso de terem declarado "guerra contra a democracia".

“Escrevo esta carta à senhora [Nancy Pelosi], para que fique na história e para registar permanentemente os meus pensamentos. Daqui a 100 anos, quando as pessoas olharem para este caso, quero que o percebam e que aprendam com ele, para que nunca mais aconteça com outro presidente”, explicou Donald Trump.Ao longo de seis páginas carregadas de críticas e acusações, o presidente Trump escreve que os responsáveis pelo processo de impeachment violaram os seus juramentos, quebraram a lealdade para com a Constituição e usaram de forma leviana o termo “destituição”, palavra que considera “muito feia”.

Com informações da Agência Brasil

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama A Grande Conquista 2 Há 18 Horas

Ex-Polegar pega faca durante discussão e é expulso de reality

politica Arthur Lira Há 19 Horas

Felipe Neto é autuado por injúria em inquérito aberto a pedido de Arthur Lira

mundo Posição de Lótus Há 20 Horas

O misterioso caso da múmia escondida em estátua de Buda

lifestyle Signos Há 21 Horas

Quatro signos que nasceram para serem famosos

fama GISELE-BÜNDCHEN Há 20 Horas

Gisele Bündchen recebe apoio de prefeito após chorar durante abordagem policial nos EUA

brasil Santa Catarina Há 20 Horas

Homem morre após ser atacado por quatro pitbulls em quintal de casa em SC

fama SAMARA-FELIPPO Há 15 Horas

Filha de Samara Felippo é alvo de racismo em escola, diz site

fama Iraque Há 17 Horas

Influencer iraquiana é morta a tiros em Bagdá

brasil MORTE-SP Há 14 Horas

Morte de jovem após deixar sauna gay causa pânico; relembre histórico

economia REINHART-KOSELLECK Há 18 Horas

Quem é o historiador lido por Haddad após bronca de Lula