Luxemburgo diz viver melhor fase: 'Experiente e sábio'

Luxemburgo também afirmou não sentir o peso do tempo

© Washington Alves / Lightpress

Esporte Palmeiras 20/12/19 POR Estadao Conteudo

Um velho conhecido como novo treinador. O técnico Vanderlei Luxemburgo foi apresentado nesta sexta-feira como o novo comandante do Palmeiras e durante entrevista coletiva na Academia de Futebol esteve acompanhado de familiares, demonstrou bom humor e revelou parte do que pretende fazer no time pelos próximos dois anos de contrato. Aos 67 anos, ele garante utilizar mais as categorias de base e afirmou que se sente muito mais preparado para trabalhar agora do que na primeira passagem pelo Palmeiras, em 1993.

PUB

Luxemburgo relembrou que tem idade próxima à do português Jorge Jesus, do Flamengo, que tem 65 anos, e afirmou não sentir o peso do tempo. "Se estou aqui dando entrevista é porque tenho longevidade, experiência e qualidade. No futebol você não fica ultrapassado. Você fica muito mais experiente e sábio com o tempo. Um advogado de 70 anos com certeza é melhor do que um mais novo porque com certeza fez muito mais defesas e trabalhos na carreira", comparou.

Esta será a quinta passagem do treinador pelo Palmeiras. Luxemburgo dirigiu o time pela primeira entre 1993 e 1994, quando teve a época mais vitoriosa, com dois títulos do Campeonato Paulista, dois do Campeonato Brasileiro e um do torneio Rio-São Paulo. O técnico retornou entre 1995 e 1996, ocasião em que ganhou novamente o Estadual. Os outros dois trabalhos foram em 2002 e entre 2008 e 2009. Nesta última passagem, foi campeão paulista em 2008.

Ao todo o treinador dirigiu o time em 373 jogos, com 68% de aproveitamento e sete títulos conquistados. Luxemburgo teve com último trabalho o Vasco. A equipe carioca terminou o Brasileirão na 12.ª posição. Antes desse trabalho, o técnico ficou dois anos parado e virou opção do Palmeiras após o clube não conseguir contratar o argentino Jorge Sampaoli, ex-Santos.

Luxemburgo garantiu que não merece o rótulo de "ultrapassado". "Eu não sou contrário à modernidade. Só quero saber o ela presta de auxílio para nós. A modernidade ajuda o jornalista a fazer uma entrevista melhor porque a gravação tem mais qualidade. Mas você precisa adquirir experiência também", disse. "Falam tanto de esquema tático, de números, de 4-3-3 ou 4-2-3-1, mas na hora que o jogo começa, isso não vale nada", afirmou.

O técnico evitou falar sobre possíveis reforços ou de nomes que devem sair do time. Luxemburgo prometeu apenas dar mais chances para garotos das categorias de base e descartou ter como foco no trabalho superar o Flamengo. "Não tenho de ganhar só do Flamengo. Tenho de ganhar dos clubes que vão disputar comigo. Por que direcionar para o Flamengo se posso perder para outras equipes de menor envergadura? Vou direcionar o Palmeiras para ganhar todas as competições", comentou.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Rio Grande do Sul Há 21 Horas

Grávida, Miss Brasil 2008 está desaparecida há 3 dias após chuvas no RS

justica Santos Há 13 Horas

Homem é flagrado abusando sexualmente de moradora em situação de rua

brasil enchentes no Rio Grande do Sul Há 21 Horas

Aeroporto de Porto Alegre suspende voos por tempo indeterminado

justica São Paulo Há 20 Horas

Corpo achado em matagal é de adolescente que sumiu ao comprar lanche

brasil justa causa Há 20 Horas

Bancária é demitida ao postar foto no crossfit durante afastamento médico

lifestyle Ozempic Há 20 Horas

'Seios Ozempic' entre os possíveis efeitos colaterais do antidiabético

brasil enchentes no Rio Grande do Sul Há 13 Horas

Sobe para 57 o número de mortos em temporais do RS

mundo Pensilvânia Há 21 Horas

Mulher morre após ser atingida por cilindro de metal desgovernado

fama Rio de Janeiro Há 20 Horas

Madonna faz show hoje para 1,5 milhão de fãs; saiba tudo do evento

fama MADONNA-RIO Há 14 Horas

Show Madonna no Rio será com playback, assim como outros da turnê; entenda