Bolsonaro: devo vetar o 'fundão' e passar por impeachment ou sancionar?

A manifestação de Bolsonaro acontece depois de muitas críticas de bolsonaristas à sinalização do presidente de que o fundão deve ser sancionado.

© Reuters

Política fundo eleitoral 02/01/20 POR Estadao Conteudo

O presidente Jair Bolsonaro foi ao Facebook se explicar para apoiadores a respeito do Fundo Especial de Financiamento de Campanha (FEFC), o "fundão eleitoral", cuja aprovação foi sinalizada pelo presidente na manhã desta quinta-feira, 2.

PUB

No post, que foi ao ar na tarde de hoje, Bolsonaro explica, usando o artigo 85 da Constituição Federal, que um eventual veto ao fundão poderia fazê-lo incorrer em crime de responsabilidade, o que potencialmente acarretaria em um processo de impedimento.

"Pelo exposto você acha que devo VETAR o FEFEC, incorrer em Crime de responsabilidade (quase certo processo de impeachment) ou SANCIONAR?", perguntou o presidente da República aos seus seguidores no fim da publicação.

A manifestação de Bolsonaro acontece depois de muitas críticas de bolsonaristas à sinalização do presidente de que o fundão deve ser sancionado. Nas redes sociais, celebridades que já foram apoiadoras de Bolsonaro, como o apresentador de TV Danilo Gentili, chamaram o presidente de "mentiroso".

Mesmo nos comentários da explicação de Bolsonaro no Facebook, apoiadores do presidente continuaram pressionando pelo veto. "É para VETAR o Fundão, sim. Apoiamos você para ir até as últimas consequências. Não fique no meio do caminho. Vai ficar para sempre refém do Congresso?", escreveu o usuário Eduardo Hwang, autor do comentário mais curtido em resposta ao post de Bolsonaro.

Outros apoiadores, no entanto, concordaram com a sanção ao fundo eleitoral, mas sugeriram ao presidente dar mais publicidade às explicações. "O presidente deveria ir à TV em horário nobre explicar tal situação. Assim seus eleitores e os outros entenderiam de uma vez por todas que nem sempre as leis são criadas para benefício do povo", escreveu outro usuário.

<blockquote class="twitter-tweet" data-lang="en"><p lang="pt" dir="ltr">- SALÁRIO MÍNIMO, FUNDO ELEITORAL E EMPREGOS NA INDÚSTRIA: <a href="https://t.co/MP7PA5MCLY">pic.twitter.com/MP7PA5MCLY</a></p>&mdash; Jair M. Bolsonaro (@jairbolsonaro) <a href="https://twitter.com/jairbolsonaro/status/1212801160580653056?ref_src=twsrc%5Etfw">January 2, 2020</a></blockquote><script async src="https://platform.twitter.com/widgets.js" charset="utf-8"></script>

<iframe src="https://www.facebook.com/plugins/post.php?href=https%3A%2F%2Fwww.facebook.com%2Fjairmessias.bolsonaro%2Fposts%2F1730104240471888&width=500" width="500" height="280" scrolling="no" frameborder="0" allowTransparency="true" allow="encrypted-media"></iframe>

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Jojo Todynho Há 3 Horas

Jojo Todynho veste roupa que usava antes de perder 50kg. "Saco de batata"

mundo Aviões Há 22 Horas

Piloto alcoolizado leva Japan Airlines a cancelar voo nos EUA

brasil Herança Há 6 Horas

Viúvo de Walewska cobra aluguel para que sogros morem em imóvel da filha

brasil São Paulo Há 21 Horas

Adolescente tem membros amputados após descarga elétrica de 8 mil volts

brasil Rio Grande do Sul Há 5 Horas

Governador do RS alerta para "maior desastre da história" do estado

fama Príncipe William Há 22 Horas

Príncipe William fala dos filhos e do estado de saúde de Kate Middleton

fama Brian McCardie Há 4 Horas

Morre Brian McCardie, ator da série Outlander, aos 59 anos

lifestyle Rosto Há 21 Horas

Sinais no rosto que podem indicar doenças: fique atento!

tech ESSILORLUXOTTICA-NEGÓCIOS Há 3 Horas

Maior fabricante de óculos escuros do mundo quer ser a número um em smart glasses

mundo Londres Há 4 Horas

Responsável por ataque com espada em Londres tem cidadania brasileira