Bolsonaro sanciona MP que transferiu Coaf para Banco Central

Uma MP mudou o nome do Coaf para Unidade de Inteligência Financeira (UIF)

© Reuters

Economia Projeto de lei 08/01/20 POR Notícias Ao Minuto

O presidente Jair Bolsonaro sancionou hoje (7) o projeto de lei que transfere o Conselho de Controle das Atividades Financeiras (Coaf) do Ministério da Economia para o Banco Central. 

PUB

O projeto sancionado é a conversão nº 27/2019, oriundo da Medida Provisória (MP) nº 893/2019, aprovada no dia 17 de dezembro do ano passado.  

Apresentada em agosto de 2019 por Bolsonaro, a MP mudou o nome do Coaf para Unidade de Inteligência Financeira (UIF) e determinou a transformação do Plenário, órgão colegiado, em um Conselho Deliberativo. Essas duas alterações foram derrubadas pelos parlamentares durante a tramitação da medida. 

O Legislativo também retirou do texto a atribuição do Coaf de produzir informação para combate ao financiamento do terrorismo, que constava na versão original. 

O plenário do Coaf, de acordo com a MP agora sancionada, será integrado pelo presidente do órgão e por 12 servidores ocupantes de cargos efetivos (concursados), de reputação ilibada e conhecimentos na área de prevenção e combate à lavagem de dinheiro. Eles deverão ser escolhidos e nomeados pelo presidente do BC entre servidores dos seguintes órgãos: Banco Central; Comissão de Valores Mobiliários (CVM); Superintendência de Seguros Privados (Susep); Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional (PGFN); Receita Federal; Agência Brasileira de Inteligência (Abin); Ministério das Relações Exteriores; Ministério da Justiça; Polícia Federal; Superintendência Nacional de Previdência Complementar; Controladoria-Geral da União (CGU) e Advocacia-Geral da União (AGU).

O Coaf, criado em 1998, tem a atribuição de monitorar as atividades financeiras e de produzir informações para prevenir e combater a lavagem de dinheiro ou ocultação de bens, direitos e valores, aplicando penas administrativas a entidades do sistema financeiro que não enviarem os dados necessários para esse trabalho de inteligência.

No final do ano passado, o Supremo Tribunal Federal (STF) definiu, em julgamento, as regras para o compartilhamento total de dados financeiros da Receita Federal e do Coaf com o Ministério Público (MP) e com a polícia sem autorização judicial. Pela decisão, o compartilhamento somente poderá ser feito por pedidos formais. Além disso, a Receita Federal e o Coaf só poderão enviar dados que estejam na sua base de dados, não podendo quebrar o sigilo de dados bancários.

Com informações da Agência Brasil

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Equador Há 15 Horas

Imagens fortes! Vídeo mostra assassinato de Miss Landy Párraga

fama LUCIANA-GIMENEZ Há 23 Horas

Luciana Gimenez é internada em hospital em São Paulo

fama VIVIANE-ARAÚJO Há 21 Horas

Ex de Viviane Araújo diz que ela traiu Belo com ele enquanto era casada

fama Nicole Kidman Há 23 Horas

Nicole Kidman e Keith Urban em rara aparição com as filhas em evento

mundo Reino Unido Há 19 Horas

Menino de 13 anos morre após ataque com espada em Londres

mundo Ucrânia Há 20 Horas

Ataque russo em Odessa deixa quatro mortos e 27 feridos

mundo Espanha Há 22 Horas

Homem é detido por matar irmão e confessa que também matou mãe

mundo Aliia Nasyrova Há 23 Horas

Rapunzel: Ucraniana entra para o Guinness com cabelo de 2,57 metros

tech Inovação Há 22 Horas

Pentágono compartilha vídeo de novo tanque autônomo

mundo Reino Unido Há 23 Horas

Várias pessoas ficam feridas em estação de metrô de Londres