Após 2 anos, terreno de prédio que desabou em SP segue com entulho

A gestão Bruno Covas (PSDB) avalia erguer ali um prédio de 14 andares, com 56 apartamentos de dois quartos cada um

© CC-BY-SA 4.0 BR

Brasil Paissandu 08/01/20 POR Folhapress

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - Depois de quase dois anos de negociações, o governo federal deve ceder à Prefeitura de São Paulo o terreno do edifício Wilton Paes de Almeida, que desabou no centro da cidade em maio de 2018, para a construção de moradia social.

PUB

Quase dois anos depois do incidente que deixou sete mortos e 291 famílias desabrigadas, o espaço é ocupado ainda hoje por uma alta pilha de entulho que preenche os 600 m² do terreno.

Construído nos anos 1960, o icônico prédio de vidro de 24 andares pertencia ao governo federal –já foi sede da Polícia Federal e agência do INSS. Abandonado desde o fim dos anos 2000, o edifício foi invadido por sem-teto e se tornou moradia precária para centenas de famílias.

Depois que desabou, a prefeitura anunciou que pretendia construir ali um novo prédio com moradias para famílias pobres. No ano passado, porém, o governo federal jogou água na ideia da gestão Bruno Covas (PSDB).

Conforme a Folha de S.Paulo revelou, a gestão Jair Bolsonaro (à época no PSL, hoje sem partido) havia decidido vender o terreno, a despeito do projeto da prefeitura. "O imóvel está no plano de alienação do governo federal com alta prioridade", disse a SPU (Secretaria do Patrimônio da União) à época.

Agora, porém, o governo federal voltou atrás. À reportagem, o órgão informou que pretende ceder o espaço à administração municipal.

"Até dezembro de 2019, o governo mantinha a intenção de vender o terreno onde esteve erguido o edifício Wilton Paes de Almeida, porém a Superintendência do Patrimônio da União em São Paulo (SPU/SP) participou de uma reunião com o Secretário de Habitação do Município, na qual o secretário manifestou a intenção de lançar no plano de habitação deste ano um prédio para famílias de baixa renda no local onde houve o desabamento", disse a SPU à reportagem, em nota.

"Naquela oportunidade, o secretário de Habitação ficou com a responsabilidade de apresentar na SPU/SP o projeto e a fonte de recurso para construção do prédio até fevereiro de 2020, condições necessárias para que a SPU possa promover a doação do terreno à prefeitura e assim, com essa parceria, o governo federal também contribuir com esse relevante projeto habitacional da cidade", afirmou.

À reportagem, a prefeitura disse que deve mandar o projeto arquitetônico e o cronograma ao governo até o fim deste mês, mas que ainda não há previsão de quando as obras devem começar, porque primeiro é preciso esperar a transferência do terreno para o município.

A gestão Covas diz, porém, que pelos estudos preliminares e o Plano Diretor, "já se sabe que não será possível construir um prédio com as mesmas dimensões do antigo Wilton Paes de Almeida".

De acordo com o projeto, ainda em desenvolvimento, o local comporta um prédio de 14 andares com 56 apartamentos de dois quartos cada um.

As famílias desabrigadas com a queda do edifício não terão prioridade, mas podem ser contempladas com moradias se seguirem os critérios estabelecidos pela prefeitura.

Isso deve dar um alívio, ainda que mínimo, à fila da habitação na cidade, que tem déficit estimado em 474 mil moradias.

Também vai dar rumo a mais um ponto degradado no centro da capital. O terreno onde ficava o prédio está abandonado e os tapumes que cercam o entulho com frequência são depredados ou furtados –moradores da região dizem que o local virou ponto de uso de drogas.

Na tarde da última segunda-feira (6), homens instalavam novos tapumes para repor o que foi furtado e fechar o terreno. Foi uma vaquinha: o prédio da frente cedeu as placas de madeira e o prédio ao lado arcou com a mão de obra –R$ 300.

"A prefeitura esqueceu isso aqui. Ontem mesmo o entulho ocupava metade da calçada. Nós é que estamos pagando para consertar e limpar essa bagunça", diz o síndico do prédio vizinho, Aparecido Dias, 71.

A prefeitura afirma que faz varrição na região de segunda a sábado, em três turnos.

A queda do Wilton Paes de Almeida revelou uma fachada de um prédio que ficou escondida por 50 anos, a do edifício Caracu, onde funcionou um escritório da marca de cerveja de mesmo nome. Na empena cega que voltou a aparecer em maio de 2018, um grande anúncio dos anos 1950 dizia que "Beber Caracu é beber saúde".

Painéis publicitários do tipo são hoje proibidos pela legislação municipal, e o anúncio foi apagado em setembro do mesmo ano.

Agora, a fachada ganha um imenso grafite, assinado pelo coletivo de artistas Os Tupys, grupo que faz arte de rua na cidade desde os anos 1980.

"Foi um presente. A gente conseguiu dar contexto e profundidade ao nosso trabalho", diz o artista Carlos Delfino, 53, do grupo, que explica o desenho:

O pano de fundo é um labirinto, "que é a própria cidade", diz Delfino. "Mas é um labirinto que está explodindo", afirma, se referindo a um vulcão pintado na base, que embaralha e distorce o labirinto.

"O vulcão é um símbolo forte, porque está ali, é uma ameaça, mas entra em erupção quando você não espera. Você não tem controle", diz ele, no que seria uma referência à queda do edifício.

Há uma cadeira voando pelo ar, "que é outro símbolo, que representa a política, quem ocupa a cadeira", afirma. E, sobre tudo isso, o desenho de uma mão com uma moeda, "a mão do dinheiro que tentou cobrir tudo", diz ele.

De acordo com Delfino, a pintura do mural foi feita a convite da própria prefeitura.

Se um novo prédio for erguido onde antes era o Wilton Paes de Almeida, a empena some de novo e, com ela, o mural dos Tupys. Mas isso não preocupa o artista.

"Desde o começo dos anos 1980, ocupamos vários lugares na cidade, e todos os nossos trabalhos foram apagados. Isso faz parte", diz.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Luto Há 14 Horas

Morre aos 95 anos o ator e comediante José Santa Cruz

tech ESA Há 12 Horas

Sonda da Agência Europeia detecta 'aranhas' em Marte

mundo Titanic Há 15 Horas

Relógio de ouro do homem mais rico no Titanic vai ser leiloado

tech Ataque Há 11 Horas

Hackers vazam imagens de pacientes de cirurgia nus e prontuários de clínica de saúde sexual

fama DEBORAH-EVELYN Há 11 Horas

Famosos cometem gafe ao elogiar Deborah Evelyn em foto com marido

mundo Argentina Há 14 Horas

Bebê morre após ser abandonado pela mãe em stand de carros na Argentina

lifestyle Signos Há 11 Horas

Estes são os três signos que adoram ser independentes!

fama Iraque Há 6 Horas

Influencer iraquiana é morta a tiros em Bagdá

fama Casais famosos Há 6 Horas

Romances estranhos dos famosos (e que ninguém parece lembrar!)

brasil Paraíba Há 10 Horas

Menina de 6 anos tem pinos colocados em perna errada