Athletico-PR nega acusação de aliciamento de atleta de 13 anos

"A acusação do Botafogo, lamentavelmente, carece de precedentes verídicos, éticos e legais, sobretudo por ignorar o conteúdo normativo do Movimento de Formação do Futebol Brasileiro (MFFB) e da legislação brasileira pertinente à espécie", diz o comunicado.

© Divulgação / CAP

Esporte Athletico-PR-Botafogo 08/01/20 POR Estadao Conteudo

Um dia depois de a diretoria do Botafogo acusar o Athletico-PR de aliciar a família de Bernardo Silva Rocha Valim, de 13 anos, jogador da base do time carioca, a direção do clube paranaense veio a público nesta quarta-feira para rebater, com indignação e surpresa, a acusação e afirmar que não cometeu nenhum tipo de ilegalidade.

PUB

Em um comunicado oficial divulgado na terça-feira, no qual descreveu a situação como "execrável", o Botafogo afirmou que os familiares de Bernardo foram convidados a visitar as instalações da agremiação paranaense em dezembro do ano passado. Segundo o clube carioca, o atleta, que está no time desde a categoria sub-11, assinaria vínculo de formação assim que completasse 14 anos, idade mínima permitida por lei, no próximo dia 20.

Nesta quarta-feira, o Athletico-PR disse que a família do jogador manifestou interesse em conhecer a estrutura do clube e, após isso, checou a condição do atleta junto ao Boletim Informativo Diário (BID) da CBF. Segundo os paranaenses, não havia registro do atleta com o Botafogo. Com isso, a família de Bernardo foi convidada a conhecer as instalações e optou por iniciar a formação em Curitiba.

"A acusação do Botafogo, lamentavelmente, carece de precedentes verídicos, éticos e legais, sobretudo por ignorar o conteúdo normativo do Movimento de Formação do Futebol Brasileiro (MFFB) e da legislação brasileira pertinente à espécie. É importante registrar que a proteção contratual jurídico-desportiva de atletas maiores de 12 anos de idade e, por evidência, sem contrato de formação, é condicionada a prévio registro perante o Boletim Informativo Diário (BID) da CBF. Somente por este expediente é que se dá conhecimento da regularidade legal e federativa do atleta perante terceiros", informou a nota oficial do Athletico-PR.

O Botafogo afirmou na terça-feira que promete tomar todas as medidas cabíveis contra o Athletico-PR. "Diante deste fato extremamente reprovável e que rema contra todos os valores éticos preservados pelos clubes, o Botafogo ressalta que envidará esforços extremos para que sejam tomadas todas as medidas cabíveis contra o Club Atlhetico Paranaense por tal ocorrência". O clube também cobra do Movimento dos Clubes Formadores um posicionamento "firme e coerente".

Veja a íntegra da nota emitida pelo clube paranaense:

O Club Athletico Paranaense vem publicamente manifestar surpresa e indignação em face da acusação de aliciamento proferida pelo Botafogo de Futebol e Regatas a respeito de atleta menor de idade (13 anos), na última terça-feira (7), por meio de seu site oficial.

A acusação do Botafogo, lamentavelmente, carece de precedentes verídicos, éticos e legais, sobretudo por ignorar o conteúdo normativo do Movimento de Formação do Futebol Brasileiro (MFFB) e da legislação brasileira pertinente à espécie.

É importante registrar que a proteção contratual jurídico-desportiva de atletas maiores de 12 anos de idade e, por evidência, sem contrato de formação, é condicionada a prévio registro perante o Boletim Informativo Diário (BID) da CBF. Somente por este expediente é que se dá conhecimento da regularidade legal e federativa do atleta perante terceiros.

Aliás, recentemente, o próprio Athletico Paranaense teve um atleta na mesma faixa etária, com participação em algumas súmulas de jogos pelo CAP, que optou livremente por seguir a sua iniciação desportiva em outro grande time, sem qualquer alegação de aliciamento pelo nosso Clube, simplesmente por observar e respeitar a legislação e as normas do MFFB.

No caso em questão, a própria família do atleta menor manifestou interesse em conhecer o projeto e a estrutura do Athletico Paranaense para formação desportiva, já visando a iniciação autorizada por lei, a partir dos 14 anos de idade. A partir daí, o CAP tomou a devida cautela de checar o BID/CBF. Certificando-se que não constava qualquer registro do atleta em nome do Botafogo ou de qualquer outro clube, assim como a alegação da família de que não havia registro, contrato ou até mesmo bolsa-auxílio em seu favor, convidou-o a conhecer as instalações, optando este por aqui firmar e iniciar sua formação desportiva. Não há o que se falar em aliciamento ou qualquer tipo de ilegalidade na conduta do CAP.

Diante deste esclarecimento, o Athletico Paranaense lamenta profundamente a nota publicada pelo Botafogo. Além de expor de maneira imprópria a imagem de um menor de idade, deturpa os fatos de maneira totalmente nefasta, em uma clara tentativa de coagir o atleta e o nosso Clube.

O Athletico Paranaense condena a difamação promovida pelo Botafogo e reafirma seu rígido compromisso com a lei e com ética na formação desportiva.

Presidência

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

justica Santos Há 6 Horas

Homem é flagrado abusando sexualmente de moradora em situação de rua

politica CHUVA-RS Há 1 Hora

Mortes pelas chuvas chegam a 75 e governador fala em 'Plano Marshall'

mundo Miami Há 10 Horas

Saco com é cobras encontrado nas calças de passageiro em aeroporto

fama MADONNA-RIO Há 9 Horas

Madonna fez da praia de Copacabana a maior pista de dança do mundo

fama Bruce Willis Há 10 Horas

Após diagnóstico de demência, como está Bruce Willis?

tech Espaço Há 21 Horas

Missão europeia revela imagens mais detalhadas da superfície do Sol

brasil Rio Grande do Sul Há 6 Horas

Loja da Havan fica debaixo d'água em Lajeado, no Rio Grande do Sul

fama PAULO-GUSTAVO Há 6 Horas

Thales Bretas relembra morte de Paulo Gustavo: 'Horas boas, horas bem amargas'

fama Rio de Janeiro Há 10 Horas

Madonna encerra show histórico em Copacabana com homenagem a Michael Jackson

fama MADONNA-RIO Há 4 Horas

Madonna posta vídeo abraçada com Pabllo Vittar e agradece ao Brasil