Governo afegão homenageia pai que guia 12km para filhas estudarem

"Sou analfabeto e vivo com salário diário, mas a educação das minhas filhas é muito valiosa para mim", diz Mia Khan.

© DR

Mundo Afeganistão 08/01/20 POR Notícias Ao Minuto

Mia Khan, um pai afegão que considera "a educação das suas filhas um dever", foi homenageado pelas autoridades afegãs por percorrer 12 quilômetros diários de moto para levar as suas filhas à escola e esperar algumas horas, até que as aulas terminem, para as levar de volta para casa.

PUB

O homem de 63 anos de idade, com uma família de 12 elementos, incluindo sete filhas, é natural de Sharana, capital da província de Paktika, no Afeganistão.

"Sou analfabeto e vivo com salário diário, mas a educação das minhas filhas é muito valiosa para mim porque não há nenhuma médica na nossa zona. É o meu maior desejo educar as minhas filhas como os meus filhos", afirmou, segundo o Comitê Sueco para o Afeganistão (SCA).

Mia Khan confessa que, às vezes, ele e as suas três filhas, de 8, 10 e 12 anos, percorrem aquela distância a pé, para chegar à escola de Nooraniya, que é gerida pelo SCA, uma organização não-governamental sueca que opera no Afeganistão.

A ação de Mia Khan, num país onde a educação não é algo considerado tão importante, especialmente para as meninas, chamou a atenção das autoridades locais. Na semana passada, de acordo com o Arab News, o homem foi homenageado pelo ministro da Educação do país, Mirwais Balkhi, tendo este já manifestado a intenção de construir uma escola na aldeia onde Khan vive e batizá-la com o seu nome.

"Eu sou tão feliz por estudar, estou no sexto ano, este ano. O meu pai ou o meu irmão nos trazem numa moto todos os dias e quando saímos, nos levam de volta", disse uma das meninas, Rozi, citada pelo SCA. O seu sonho, como disse o pai, é ser médica.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

Mundo Fedya 26/04/24

Conheça o Fedya, o gato vesgo que conquistou a internet

Mundo Guerra 25/04/24

Brasil, EUA e outros 16 países fazem apelo conjunto por libertação de reféns em Gaza

Mundo Saúde 25/04/24

Vacinas salvaram aproximadamente 154 milhões de vidas nos últimos 50 anos, segundo OMS

Mundo Vaticano 26/04/24

Hospital britânico desiste de tratar bebê e Itália intervém para ajudar

Mundo Itália 26/04/24

Taxa diária para turista começa a ser cobrada em Veneza

Mundo Multimédia 26/04/24

Motoristas salvam idoso 'trancado' em carro pegando fogo, veja as imagens

Mundo Austrália 26/04/24

Mais de 26 baleias-piloto morrem encalhadas em praia na Austrália