Barcelona confirma demissão de Valverde e contrata Quique Setién

O técnico Ernesto Valverde foi demitido nesta segunda-feira (13)

© Getty Images

Esporte Futebol 14/01/20 POR Estadao Conteudo

O Barcelona demitiu nesta segunda-feira o técnico Ernesto Valverde. A decisão foi anunciada pela diretoria do time catalão próximo das 23 horas (horário espanhol), após reunião durante toda a tarde desta segunda, no CT do clube, em Barcelona, inclusive com a participação do presidente Josep Maria Bartomeu.

PUB

Para o seu lugar, o escolhido é Enrique Setién, mais conhecido como Quique Setién, ex-Las Palmas e Betis, reconhecido por armar suas equipes com bom toque de bola e de forma ofensiva. Ele vai ser apresentado nesta terça-feira, em entrevista coletiva.

Valverde somou 144 jogos - com 97 vitórias, 32 empates e 15 derrotas - desde que assumiu o comando da equipe catalã em maio de 2017, quando substituiu Luis Enrique. Foram quatro conquistas: dois títulos do Campeonato Espanhol, um da Copa do Rei e um da Supercopa da Espanha.

O problema do trabalho de Valverde foram as duas eliminações consecutivas na Liga dos Campeões da Europa, em 2018 e 2019, quando caiu nos duelos de volta diante da Roma (quartas de final) e Liverpool (semifinal), por 4 a 1 e 4 a 0, respectivamente.

Apesar do desempenho irregular, Valverde deixa o Barcelona na liderança do Campeonato Espanhol (40 pontos, ao lado do Real Madrid) e classificado em primeiro lugar no Grupo F na Liga dos Campeões. A gota d'água foi a derrota para o Atlético de Madrid por 3 a 2, na semana passada, pela semifinal da Supercopa da Espanha, em duelo realizado na Arábia Saudita.

Antes Setién foram procurados para comandar o Barcelona, mas não aceitaram: Xavi Hernández, Ronald Koeman, Mauricio Pochettino, Robert Martínez, Gabriel Milito, Marcelo Gallardo e Thierry Henry.

Quique Setién, 61 anos, foi um meio-campista que atuou por 12 temporadas no Racing Santander. Ele também atuou no Atlético de Madrid, onde venceu a Supercopa da Espanha, além de jogar feitiços em Logroñés e Levante.

Setién é um dos treinadores mais experientes do futebol espanhol. Ele iniciou a carreira no Racing Santander, equipe que ajudou a colocar na primeira divisão espanhola em 2002.

Em 2017, o novo treinador do Barcelona assinou com o Betis e chegou ao sexto lugar no Espanhol, classificando a equipe para a Liga Europa em sua primeira temporada na direção. O segundo ano no clube de Sevilha levou o time até a semifinal da Copa do rei antes de sair em 2019.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama A Grande Conquista 2 Há 19 Horas

Ex-Polegar pega faca durante discussão e é expulso de reality

politica Arthur Lira Há 20 Horas

Felipe Neto é autuado por injúria em inquérito aberto a pedido de Arthur Lira

mundo Posição de Lótus Há 21 Horas

O misterioso caso da múmia escondida em estátua de Buda

lifestyle Signos Há 22 Horas

Quatro signos que nasceram para serem famosos

fama GISELE-BÜNDCHEN Há 21 Horas

Gisele Bündchen recebe apoio de prefeito após chorar durante abordagem policial nos EUA

brasil Santa Catarina Há 21 Horas

Homem morre após ser atacado por quatro pitbulls em quintal de casa em SC

fama SAMARA-FELIPPO Há 16 Horas

Filha de Samara Felippo é alvo de racismo em escola, diz site

fama Iraque Há 18 Horas

Influencer iraquiana é morta a tiros em Bagdá

brasil MORTE-SP Há 15 Horas

Morte de jovem após deixar sauna gay causa pânico; relembre histórico

economia REINHART-KOSELLECK Há 19 Horas

Quem é o historiador lido por Haddad após bronca de Lula