Líder xiita do Iraque apela a "manifestação de um milhão de pessoas"

Na sua mensagem, Moqtada Sadr apelou a uma "revolta iraquiana" e a uma "manifestação pacífica de um milhão de pessoas contra a presença norte-americana e as suas violações".

© DR

Mundo EUA-IRÃ 14/01/20 POR Notícias ao Minuto

O líder xiita iraquiano Moqtada Sadr apelou hoje a uma grande manifestação para denunciar a presença militar dos Estados Unidos no Iraque, após o parlamento ter exigido a partida das forças estrangeiras. "O céu do Iraque e a sua soberania são violados pelas forças invasoras", afirmou na sua conta no Twitter. A declaração foi uma alusão aos Estados Unidos, que no início de janeiro assassinaram em Bagdad, num ataque feito com drones o general iraniano Qassem Soleiman e também Abu Mahdi al-Muhandis, vice-chefe da força iraquiana Comitê de Mobilização Popular (Al-Hashd Al-Sha'abi).

PUB

Na sua mensagem, Moqtada Sadr apelou a uma "revolta iraquiana" e a uma "manifestação pacífica de um milhão de pessoas contra a presença norte-americana e as suas violações", sem indicar uma data para o protesto.

O líder religioso xiita, também dirigente do exército al-Mahdi, braço armado do seu movimento, apoia uma aliança de partidos políticos com numerosos deputados no parlamento e assegurou que serão concretizadas "ações populares, políticas e parlamentares" que "preservem a dignidade e a soberania do Iraque".

Al-Sadr desencadeou a resistência armada contra os Estados Unidos após a invasão do Iraque em 2003 e já apelou aos combatentes do al-Mahdi a "estarem preparados" para voltarem a combater os norte-americanos.

O apelo de Moqtada Sadr surge num contexto de manifestações populares desencadeadas em outubro contra as autoridades iraquianas, acusadas de incompetência e corrupção, e o Irã, com crescente influência no país vizinho.

A contestação, iniciada em outubro e assinalada por violências e repressão das forças de segurança, provocou cerca de 460 mortos, na maioria manifestantes, e mais de 25.000 feridos.

Após a morte de Soleimani e Muhandis, os manifestantes estão dirigindo os protestos contra os Estados Unidos, cujos recentes ataques no Iraque ameaçam lançar o país num caos generalizado.

Em 05 de janeiro, o parlamento iraquiano exigiu a saída das tropas estrangeiras no terreno, onde se incluem atualmente cerca de 5.000 militares norte-americanos, e que as facções pró-iranianas denunciam como uma "força de ocupação".

Os manifestantes também pretendem reduzir a crescente influência do Irã, que foi contrário à morte de Soleimani com um ataque de mísseis dirigidos a duas bases militares no Iraque utilizadas por tropas norte-americanas.

No plano político, a classe dirigente ainda não obteve um consenso para designar o substituto do primeiro-ministro demissionário, Adel Abdel Mahdi, e do seu governo, que na atual conjuntura poderá permanecer no cargo até ao final do mandato.

 

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

mundo EUA Há 15 Horas

Faxineira pede demissão após 27 minutos de trabalho em hotel; entenda

fama Anthony Vella Há 14 Horas

YouTuber sofre grave acidente em queda de paraglider filmada; assista

justica Violência Há 6 Horas

Homem é assassinado com 23 tiros durante raio-x em hospital na Bahia

fama Gusttavo Lima Há 14 Horas

Gusttavo Lima interrompe espetáculo após mulher ser agredida

economia DESENROLA-BRASIL Há 15 Horas

Saiba como se inscrever no Desenrola Brasil e negociar suas dívidas

mundo EUA Há 15 Horas

Desaparecida, filha do co-fundador do Slack é flagrada em van com homem

esporte São Paulo FC Há 15 Horas

Filho de Will Smith posta foto com camisa do São Paulo e web reage; veja

esporte Óbito Há 6 Horas

Jogador morre após bater a cabeça em muro que cercava o campo na Argentina

justica Paraíba Há 13 Horas

Menina de 6 anos tem pinos colocados em perna errada

mundo EUA Há 12 Horas

Imagens mostram destruição causada por tornado em Oklahoma