Sainz e Brabec mantêm liderança do Dakar a uma etapa do fim

Carlos Sainz está próximo de vencer o Rally Dakar pela terceira vez

© Reuters

Esporte Rally 16/01/20 POR Estadao Conteudo

Aos 57 anos, Carlos Sainz está próximo de vencer o Rally Dakar pela terceira vez, depois de adotar uma pilotagem segura e manter a liderança da disputa entre os carros ao fim da penúltima etapa, realizada nesta quinta-feira.

PUB

Um dia depois de abrir uma vantagem de 18 minutos para os rivais Nasser Al-Attiyah e Stephane Peterhansel, Sainz desperdiçou oito minutos dessa dianteira no arenoso percurso de 379 quilômetros de Shubaytah até Haradh.

Peterhansel e Al-Attiyah duelaram por mais de quatro horas antes de Peterhansel

prevalecer por 10 segundos, ganhando uma etapa desta edição do Dakar pela quarta vez. E Sainz, acompanhado pelo navegador Lucas Cruz, veio atrás, em terceiro lugar, mantendo a liderança que assumiu na terceira etapa do Dakar, que venceu em 2010 e 2018. Al-Attiyah, atual campeão, é o segundo colocado na classificação geral, com uma desvantagem de 10min17 para o espanhol e apenas seis segundos à frente de Peterhansel.

Após sofrer uma dupla capotagem na especial da última quarta-feira, o espanhol Fernando Alonso foi oitavo colocado nesta quinta, a 16 segundos de Peterhansel. E ocupa a 13ª posição do Dakar entre os carros.

Nas motos, o norte-americano Ricky Brabec ficou mais perto de ganhar o Dakar pela primeira vez em sua quinta tentativa. Nesta quinta-feira, ele deixou o seu principal rival, o chileno Pablo Quintanilla, acelerar e se afastar em nove segundos do austríaco Matthias Walkner para triunfar pela segunda vez em uma etapa do rali em 2020.

Quintanilla reduziu a vantagem geral de Brabec em 12 minutos, para 13min56. E esse tempo deve ser suficiente parar dar o título ao norte-americano. Já o brasileiro Antonio Lincoln Berroca foi o 67º colocado da 11ª etapa, mesma posição que ocupa na classificação geral.

Na disputa dos caminhões, o russo Andrey Karginov triunfou na especial e está com 39min33 de vantagem para o compatriota Anton Shibalov. Nos quadriciclos, o chileno Ignacio Casale foi o segundo colocado da etapa, a 3min16 do polonês Rafal Sonik e tem 21min16 de frente para o francês Simon Vitse.

O chileno Francisco López Contardo venceu a etapa entre os UTVs, com o norte-americano Casey Currie ocupando a liderança na classificação geral. Ele foi o sétimo colocado na especial e tem vantagem de 45min33 para o russo Sergei Kariakin. Os brasileiros Reinaldo Varela e Gustavo Gugelmin ficaram em 30º lugar no dia. Assim, caíram para a décima posição na classificação geral.

A última etapa do Dakar será disputado nesta sexta-feira com um percurso de 374km entre Haradh e Qiddiya.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Rio Grande do Sul Há 21 Horas

Grávida, Miss Brasil 2008 está desaparecida há 3 dias após chuvas no RS

justica Santos Há 13 Horas

Homem é flagrado abusando sexualmente de moradora em situação de rua

brasil enchentes no Rio Grande do Sul Há 21 Horas

Aeroporto de Porto Alegre suspende voos por tempo indeterminado

justica São Paulo Há 20 Horas

Corpo achado em matagal é de adolescente que sumiu ao comprar lanche

brasil justa causa Há 20 Horas

Bancária é demitida ao postar foto no crossfit durante afastamento médico

lifestyle Ozempic Há 20 Horas

'Seios Ozempic' entre os possíveis efeitos colaterais do antidiabético

brasil enchentes no Rio Grande do Sul Há 13 Horas

Sobe para 57 o número de mortos em temporais do RS

mundo Pensilvânia Há 21 Horas

Mulher morre após ser atingida por cilindro de metal desgovernado

fama Rio de Janeiro Há 20 Horas

Madonna faz show hoje para 1,5 milhão de fãs; saiba tudo do evento

fama MADONNA-RIO Há 14 Horas

Show Madonna no Rio será com playback, assim como outros da turnê; entenda