Canadá pede ao Irã que envie para França caixas pretas do avião abatido

O primeiro-ministro do Canadá informou também que as caixas pretas "foram severamente danificadas"

© DR

Mundo EUA-IRÃ 17/01/20 POR Notícias ao Minuto

O primeiro-ministro do Canadá, Justin Trudeau, pediu hoje a Teerã que envie para um laboratório na França as caixas pretas do avião de passageiros ucraniano que o Irã admitiu ter abatido acidentalmente em 08 de janeiro. "Apenas alguns países, como [é o caso da] França, têm os laboratórios capazes de fazê-lo [analisar o conteúdo das caixas pretas]", afirmou o chefe do Governo canadense, citado pela agência France-Presse, adiantando que Paris já se ofereceu para ajudar.

PUB

O Irã abateu o Boeing 737 da companhia aérea Ukraine International Airlines (UIA), matando os 167 passageiros e nove tripulantes de várias nacionalidades, a maioria iranianos e canadenses (57), mas também ucranianos, suecos, afegãos, alemães e britânicos.

Apesar de recusar inicialmente o fato, Teerã reconheceu três dias depois que tinha provocado o acidente inadvertidamente, devido à situação de alerta no país na sequência da escalada de tensão com os Estados Unidos. O avião partiu da capital iraniana com destino a Kiev, capital da Ucrânia.

O laboratório francês "seria o lugar certo para enviar essas caixas e obter as informações corretas rapidamente", prosseguiu Trudeau.

O primeiro-ministro do Canadá informou também que as caixas pretas "foram severamente danificadas", sendo por isso "extremamente importante" que sejam examinadas com a maior brevidade possível.

"Os franceses já se ofereceram para fazer essa perícia. [Se o Irã concordar em enviar as caixas] a comunidade internacional pode estar presente durante o processo, incluindo especialistas canadenses", frisou.

O pedido de Justin Trudeau às autoridades iranianas foi feito em simultâneo com o anúncio da assistência financeira de emergência, no valor de 25.000 dólares para os canadenses que perderam familiares no desastre aéreo.

Durante este anúncio, Trudeau reiterou que o Governo iraniano também deveria compensar financeiramente as pessoas afetadas pela queda do aparelho.

O acidente com o avião ucraniano ocorreu horas depois do lançamento de 22 mísseis iranianos contra duas bases da coligação internacional liderada pelos Estados Unidos, em Ain Assad e Erbil, no Iraque, numa operação de vingança pela morte do general iraniano Qassem Soleimani.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Aciente Rondônia Há 16 Horas

Cantora Ana Paula Vieira e vereador Marcelo Stocco morrem em acidente

fama Rio Grande do Sul Há 11 Horas

Juliana Didone pede desculpas por vídeo sobre chuvas no Rio Grande do Sul

brasil Rio Grande do Sul Há 18 Horas

Mãe que perdeu uma das gêmeas nas enchentes: "Esse vazio será eterno"

fama NADJA-HADDAD Há 18 Horas

Nadja Haddad perde um dos gêmeos e desabafa:‘Parte de mim morreu'

fama Paulo Cesar Pereio Há 18 Horas

Morre ator Paulo César Pereio, ícone do cinema e teatro

mundo Vulcão Há 14 Horas

Trovoada e erupção vulcânica ocorrem simultaneamente na Guatemala; veja

brasil Rio Grande do Sul Há 18 Horas

Defesa Civil alerta para novas 'inundações severas' no RS

fama Kim Kardashian Há 14 Horas

Kim Kardashian mostra luxuosa festa de aniversário do filho

mundo Viral Há 17 Horas

Convidada adiciona criança a lista de casamento e deixa noiva furiosa

fama Rafa Kalimann Há 17 Horas

Rafa Kalimann revela que sofreu aborto: "Um luto muito grande"