Bolsonaro se confunde sobre impostos e diz que redução vai quebrar

Indagado pelo jornalista do Valor sobre a possibilidade de reduzir impostos para as empresas no Brasil crescerem mais

© Carolina Antunes/PR

Economia Impostos 26/01/20 POR Folhapress

DÉLI, ÍNDIA (FOLHAPRESS) - O presidente Jair Bolsonaro, que frequentemente afirma não entender nada de economia, confundiu três vezes tarifas de importação com impostos sobre empresas durante visita oficial à Índia, afirmando que redução de impostos poderia quebrar a indústria brasileira.

PUB

Indagado pelo jornalista do Valor sobre a possibilidade de reduzir impostos para as empresas no Brasil crescerem mais, como vem acenando o ministro da Economia, Paulo Guedes, e como fez recentemente o primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi, Bolsonaro afirmou: "O Guedes já me disse que, se fizer de uma hora para outra, ele quebra a indústria nacional", disse.

"E imposto não é só o governo federal. Temos os estaduais e os municipais."

Mais tarde, o repórter tentou novamente. "Presidente, a Índia está começando a recuperar a economia um pouco mais, e o (Modi) tem reduzido impostos sobre as empresas, o senhor acha que é o caso de reduzir impostos sobre empresas no Brasil? Porque a promessa era de reduzir pela metade..."

De novo, Bolsonaro voltou a dizer que tem conversado com Guedes e que não é possível reduzir de uma hora para outra. "Se reduzir de uma forma abrupta, você vai quebrar, vai desnacionalizar... Agora, a carga tributária do Brasil é um absurdo. Mas não culpe só a mim -os estados têm independência e autonomia para mexer no percentual dos impostos. É bastante complexo."O jornalista persistiu. "Mas o senhor não acha que, se reduzirmos o imposto sobre as empresas, elas vão é aumentar o investimento?" O presidente concordou, dizendo que o líder americano Donald Trump havia feito isso, e a economia havia crescido.

 "Mas o senhor disse que, se reduzirmos os impostos, pode desnacionalizar...", questionou o repórter."Olha, a gente sempre busca industrialização, tendo preferência sobre importação, esse é o objetivo final, mas se for devagar, dá para diminuir...Você viu a briga dos EUA com a China?", disse o presidente brasileiro.

"Ou seja, o senhor não está falando sobre os impostos sobre as empresas, mas sim sobre os impostos de importação..", acudiu o repórter."É, os impostos são muito caros no Brasil..."Ao final da conversa com jornalistas, ao ser perguntado pela repórter do Correio Braziliense sobre que tipo de reforma tributária defende, Bolsonaro jogou a toalha."Eu já falei que não entendo nada de economia. Eu contratei um 'posto Ipiranga'... E eu não vou contratar o Nelson Piquet para trabalhar comigo e botar do lado, enquanto eu dirijo o carro."Outra confusão foi a respeito da meta de intercâmbio comercial entre Brasil e Índia. Em sua conta do Twitter, Bolsonaro anunciou que Modi havia dito em reunião bilateral: " O comércio, por exemplo, que hoje movimenta USD 6 bilhões/ano, poderá passar de USD 50 bilhões até 2022, como estima o PM".No entanto, a declaração oficial da visita fala apenas em "meta realista de US$ 15 bilhões" até 2022.Em 2019, a corrente de comércio entre os dois países foi de US$ 7 bilhões, ou seja, teria de aumentar sete vezes em três anos para chegar à estimativa mencionada por Bolsonaro.Perguntado, Bolsonaro reiterou que Modi havia dito isso, e afirmou que também achava a meta ambiciosa.No entanto, um aliado do presidente esclareceu que houve um erro de tradução –fifty (50 em inglês) e fifteen (15 em inglês) soam de forma semelhante. Mas o mesmo aliado diz que quem cometeu o erro foi o tradutor.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Jojo Todynho Há 18 Horas

Jojo Todynho veste roupa que usava antes de perder 50kg. "Saco de batata"

mundo EUA Há 17 Horas

Criança morre após ser forçada a correr em esteira pelo pai

brasil Herança Há 20 Horas

Viúvo de Walewska cobra aluguel para que sogros morem em imóvel da filha

brasil Rio Grande do Sul Há 20 Horas

Governador do RS alerta para "maior desastre da história" do estado

fama Brian McCardie Há 19 Horas

Morre Brian McCardie, ator da série Outlander, aos 59 anos

fama Bastidores da TV Há 11 Horas

Bianca Rinaldi relata agressões de Marlene Mattos: "Humilhação"

brasil MORTE-SC Há 19 Horas

Adolescente de 14 anos morre após ser picado por cobra venenosa em SC

mundo Londres Há 19 Horas

Responsável por ataque com espada em Londres tem cidadania brasileira

fama Isabel Veloso Há 20 Horas

Marido de influencer com câncer terminal: 'Finjo que não vai acontecer'

esporte Arábia Saudita Há 20 Horas

Sem folga: Al Hilal treina após garantir vaga na final; veja as imagens