Coronavírus. 1.129 novos casos e 30 mortos desde sexta-feira

A organização indica que, como a fonte original permanece desconhecida e a transmissão entre humanos foi documentada, "são esperados mais casos e mortes"

© DR

Mundo Coronavírus 26/01/20 POR Notícias Ao Minuto

 O Centro Europeu de Prevenção e Controlo de Doenças (ECDC) anunciou hoje que desde sexta-feira foram comunicados 1.129 novos casos de infecção e 30 novas mortes por coronavírus e que são esperados mais casos e mortes.

PUB

Num novo balanço hoje divulgado, o ECDC refere que "o rápido aumento do número de casos notificados pode ser parcialmente atribuído à melhoria dos protocolos de testes e investigações epidemiológicas das autoridades chinesas".

A organização indica que, como a fonte original permanece desconhecida e a transmissão entre humanos foi documentada, "são esperados mais casos e mortes".

São igualmente esperados outros casos entre os viajantes da província de Hubei, na China.

O ECDC recomendou às autoridades de saúde dos Estados-Membros da UE/EEE que permaneçam vigilantes e para reforçarem a sua capacidade de resposta a um evento deste tipo.

"O impacto da detecção tardia de um caso importado num país da UE/EEE sem a aplicação de medidas adequadas de prevenção e controlo de infecções seria elevado, uma vez que aumentaria o risco de transmissão adicional na comunidade", prossegue a organização europeia.

Segundo o governo chinês, o vírus já matou 56 pessoas na China e infectou mais de dois mil, uma contaminação que deve acelerar nas próximas semanas.

O vírus foi inicialmente detectado no mês passado num mercado de mariscos nos subúrbios de Wuhan, a capital da província de Hubei, que é também um importante centro de transporte doméstico e internacional, mas alastrou-se, entretanto, a várias províncias chinesas.

A doença foi identificada como um novo tipo de coronavírus, semelhante à pneumonia atípica, ou Síndrome Respiratória Aguda Grave (SARS), que entre 2002 e 2003 matou 650 pessoas na China continental e em Hong Kong.

Casos de coronavírus foram, entretanto, detectados nos Estados Unidos, França, Canadá, Austrália, Singapura, Malásia, Tailândia, Japão, Vietname, Coreia do Sul e Nepal.

Em Portugal, a Direção-Geral da Saúde informou hoje que o caso suspeito de infecção em observação em Lisboa foi negativo, após realização de análises laboratoriais.

Trata-se de um homem que tinha regressado de Wuhan no sábado, e que foi internado no Hospital Curry Cabral em situação estável.

Os sintomas associados à infecção causada pelo coronavírus com o nome provisório de 2019-nCoV são mais intensos do que uma gripe e incluem febre, dor, mal-estar geral e dificuldades respiratórias, como falta de ar. 

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

mundo EUA Há 15 Horas

Mulher vence loteria de 1 milhão pela segunda vez em 10 semanas

brasil Brasil Há 13 Horas

Pastor assume que beijou filha na boca: "Que mulherão! Ai, se eu te pego"

mundo EUA Há 16 Horas

Criança morre após ser forçada a correr em esteira pelo pai

tech Espaço Há 15 Horas

Missão europeia revela imagens mais detalhadas da superfície do Sol

tech WhatsApp Há 14 Horas

WhatsApp deixa de funcionar em 35 celulares antigos; veja a lista

fama MADONNA-RIO Há 15 Horas

Madonna passa som em Copacabana com Pabllo Vittar; veja as fotos

brasil CHUVA-RS Há 16 Horas

Temporais no RS matam 31, inundam cidades e isolam moradores sem resgate

fama Bastidores da TV Há 13 Horas

Bianca Rinaldi relata agressões de Marlene Mattos: "Humilhação"

brasil CHUVA-RS Há 13 Horas

Temporais devem continuar a atingir o RS e vão chegar a SC até o fim de semana

fama Brad Pitt Há 12 Horas

Brad Pitt faz passeio romântico com a namorada Ines de Ramon