Após troca de comando, governo atrasa concessão do Bolsa Atleta

Afinal, o governo já atrasou em pelo menos duas semanas a divulgação da lista de contemplados

© DR

Esporte Ministério 04/08/15 POR Notícias ao Minuto

Há pelo menos quatro anos, o Ministério do Esporte tem trabalhado para diminuir a defasagem entre a conquista do resultado esportivo e o pagamento do benefício do Bolsa Atleta. Neste ano, entretanto, esse prazo vai aumentar. Afinal, o governo já atrasou em pelo menos duas semanas a divulgação da lista de contemplados.

PUB

O edital publicado em 23 de abril deste ano (duas semanas mais tarde na comparação com 2014) previa que a divulgação dos contemplados ocorreria em 22 de julho. Após isso, os atletas teriam uma semana para entrar com eventuais recursos, de forma que a lista final ficasse pronta em 12 de agosto. Só depois disso é que os pagamentos começam a acontecer.

Até esta terça-feira, entretanto, a lista não saiu. "A data de publicação da lista de contemplados é uma previsão, sujeita a definição pela Secretaria Nacional de Esporte de Alto Rendimento do Ministério do Esporte. A lista será publicada no Diário Oficial da União nos próximos dias", alega a pasta, que não explicou os motivos do atraso na comparação com os últimos anos.

Em 2014, a primeira das 12 parcelas mensais da Bolsa referente ao exercício 2014 foi paga em agosto. Assim, a última delas (quitada já em fevereiro de 2015) foi referente ao mês de julho de 2015 - o Ministério à época pediu para os atletas pouparem os recursos antecipados. Mas ainda não há previsão do pagamento de agosto de 2015 para aqueles que vierem a ser contemplados na futura lista.

É um caminho contrário aquele que vinha sendo traçado nos últimos anos. Como a defasagem de tempo entre o fim do ano esportivo e a publicação da primeira lista de contemplados vinha sendo reduzida, os atletas chegavam a receber até dois benefícios por mês. A Bolsa referente a 2012 foi paga de março de 2013 até fevereiro de 2014, coincidindo com os pagamentos da Bolsa de 2013: agosto de 2013 a julho de 2014.

Em janeiro, entretanto, o comando da pasta saiu das mãos do PCdoB, que estava à frente do Ministério deste o início do governo Lula, e passou ao PRB. O ex-CEO da Copa de 2014, Ricardo Trade, chegou a assumir a Secretaria de Alto Rendimento, mas logo deixou o cargo para comanda a Confederação Brasileira de Vôlei. O atual secretário é Carlos Geraldo (PRB-PE), ex-presidente da Record News e articulador do PRB no Nordeste. Com informações do Estadão Conteúdo.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama A Grande Conquista 2 Há 15 Horas

Ex-Polegar pega faca durante discussão e é expulso de reality

politica Arthur Lira Há 16 Horas

Felipe Neto é autuado por injúria em inquérito aberto a pedido de Arthur Lira

mundo Posição de Lótus Há 17 Horas

O misterioso caso da múmia escondida em estátua de Buda

lifestyle Signos Há 18 Horas

Quatro signos que nasceram para serem famosos

fama GISELE-BÜNDCHEN Há 17 Horas

Gisele Bündchen recebe apoio de prefeito após chorar durante abordagem policial nos EUA

brasil Santa Catarina Há 17 Horas

Homem morre após ser atacado por quatro pitbulls em quintal de casa em SC

fama Iraque Há 15 Horas

Influencer iraquiana é morta a tiros em Bagdá

fama SAMARA-FELIPPO Há 12 Horas

Filha de Samara Felippo é alvo de racismo em escola, diz site

brasil MORTE-SP Há 11 Horas

Morte de jovem após deixar sauna gay causa pânico; relembre histórico

economia REINHART-KOSELLECK Há 15 Horas

Quem é o historiador lido por Haddad após bronca de Lula