Comissão Europeia libera 20 mi de euros para crise migratória de Calais

Esses recursos somam-se aos 266 milhões de euros já disponibilizados para França pelo Fundo de Asilo, Imigração e Integração

© DR

Mundo UE 04/08/15 POR Notícias ao Minuto

A Comissão Europeia anunciou hoje (4) que disponibilizará 20 milhões de euros para a França gerir a crise migratória em Calais, depois de já ter aprovado 27 milhões de euros para o Reino Unido. Nas últimas semanas, milhares de imigrantes tentaram atravessar o Eurotúnel, que liga o território francês ao britânico sob o Canal da Mancha.

PUB

Esses recursos somam-se aos 266 milhões de euros já disponibilizados para França pelo Fundo de Asilo, Imigração e Integração, além dos 370 milhões reservados para o Reino Unido para o período 2014-2020.

O comissário da Imigração europeu, Dimitris Avramopoulos, informou que França e Reino Unido não solicitaram assistência adicional.

Dimitris Avramopoulos falou hoje ao telefone com os ministros do Interior francês, Bernard Cazeneuve, e britânico, Theresa May, para discutir a situação em Calais e medidas para que os dois países possam enfrentar o desafio.

De acordo com Avramopoulos, o gabinete europeu de apoio ao asilo pode ajudar Paris e Londres a processar os pedidos de asilo.

Segundo ele, a Agência de Controle das Fronteiras Externas da União Europeia (Frontex) pode contribuir para identificação e registro de migrantes, colaborar com os países de origem e de trânsito, de modo a acelerar a emissão de documentos de viagem para o regresso, assim como coordenar e financiar operações de devolução conjuntas.

O comissário manifestou “plena confiança” na capacidade de Londres e Paris para “gerir a situação” em Calais, no Norte da França. Acrescentou que a situação em Calais é “outro importante exemplo da necessidade de maior solidariedade e responsabilidade na forma como tratamos a pressão migratória na Europa”.

“Todos necessitamos de fazer mais” e a União Europeia deve atuar com “unidade para fazer frente a um desafio que vai além das fronteiras nacionais”, ressaltou o comissário. Dimitris Avramopoulos destacou que a União Europeia também tem de fazer um maior esforço para cooperar com países de origem e de trânsito, sobretudo no que diz respeito aos acordos de devolução e readmissão.

Ele disse esperar “resultados concretos” da cúpula com países africanos, que será realizada entre 11 e 12 de novembro em La Valeta, Malta. Com informações da Agência Brasil.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Jojo Todynho Há 23 Horas

Jojo Todynho veste roupa que usava antes de perder 50kg. "Saco de batata"

mundo EUA Há 2 Horas

Criança morre após ser forçada a correr em esteira pelo pai

fama Brian McCardie Há 23 Horas

Morre Brian McCardie, ator da série Outlander, aos 59 anos

fama Bastidores da TV Há 15 Horas

Bianca Rinaldi relata agressões de Marlene Mattos: "Humilhação"

brasil MORTE-SC 02/05/24

Adolescente de 14 anos morre após ser picado por cobra venenosa em SC

mundo Londres Há 23 Horas

Responsável por ataque com espada em Londres tem cidadania brasileira

esporte Arábia Saudita 02/05/24

Sem folga: Al Hilal treina após garantir vaga na final; veja as imagens

fama MADONNA-CANTORA Há 16 Horas

Madonna pede para aprovar figurino de Anitta antes do show em Copacabana

economia INSS Há 22 Horas

INSS começa a pagar 13º antecipado; veja quem tem direito

fama Bruna Biancardi 02/05/24

Bruna Biancardi posta foto de quando era bebê e se compara a Mavie