Veja dicas para evitar que o calor do verão danifique os cabelos

Além da pele, o cabelo também é bastante maltratado no verão, devido, principalmente, aos raios solares. A Dra. Kédima Nassif ensina como proteger o cabelo e minimizar os danos

© iStock

Lifestyle Cuidados 29/01/20 POR Notícias Ao Minuto Brasil

Não é apenas a pele que precisa de cuidados especiais no verão. Devido à exposição constante, os cabelos também sofrem muito com as altas temperaturas dessa época.

PUB

“Ao ficar muito tempo em exposição, os fios sofrem oxidação causada pelos raios UV. A luz solar afeta a cutícula e do córtex do cabelo e acelera a degradação das proteínas, além de provocar a oxidação da melanina através de radicais livres. Os danos são diversos, e podem ir desde a coloração até perda de brilho e força dos fios”, explica a Dra. Kédima Nassif, dermatologista e tricologista, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia, da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica e da Associação Brasileira de Restauração Capilar.

O sol, segundo a Dra. Kédima, também causa alterações na queratina e nas ceramidas, deixando os cabelos ásperos, sem brilho, frágeis e quebradiços. Para as pessoas que passaram por processos químicos como escovas progressivas ou tintura, os cuidados devem ser ainda maiores. “Esses procedimentos trazem um dano primário à estrutura capilar. Uma vez que os fios estão vulneráveis, os cuidados devem ser redobrados.”, afirma.

Então, como se proteger dos possíveis danos que o verão pode trazer aos fios? A seguir, a Dra. Kédima lista alguns cuidados necessários:

Utilize protetores: “Assim como a pele, os fios também precisam de proteção solar, pois a radiação resseca, fragiliza e altera a cor das madeixas. Use produtos sem enxágue com filtros UV. Isso bloqueia a penetração dos raios nocivos no fio de cabelo. Existem no mercado várias marcas de Leave-ins com filtro UV, eles protegem os fios dos raios nocivos”, determina.

Adote barreiras contra a luz solar: “No horário entre 10 e 16 horas, procure abrigo longe do sol. Utilize o guarda-sol, chapéus de aba larga e lenços. A proteção física é sempre muito efetiva contra os danos solares. Mesmo em um ambiente urbano, não tenha vergonha de utilizar a sombrinha, que, além dos cabelos, protege também o rosto.”

Sempre retire o cloro e o sal: Quanto menos tempo ficarem no cabelo, menor será o dano. “Estas substâncias abrem as cutículas dos cabelos, deixando-os ainda mais sensíveis. Sempre que sair do mar ou piscina tome uma ducha de água doce”, ensina a dermatologista e tricologista.

Não penteie o cabelo molhado: “Os fios estão mais vulneráveis quando estão molhados, principalmente após o banho de mar ou piscina. Dessa forma, penteá-los pode provocar quebra dos fios.”

Faça Hidratação para recuperar os fios: “Para quem teve o cabelo danificado por exposição ao sol, uma dica é fazer hidratação semanal, seja em casa ou em salões e clínicas especializadas. Os ativos usados trazem de volta a hidratação e a maleabilidade do fio do cabelo”, finaliza.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

mundo EUA Há 5 Horas

Faxineira pede demissão após 27 minutos de trabalho em hotel; entenda

fama Anthony Vella Há 3 Horas

YouTuber sofre grave acidente em queda de paraglider filmada; assista

fama SAMARA-FELIPPO Há 23 Horas

Filha de Samara Felippo é alvo de racismo em escola, diz site

justica Paraíba Há 3 Horas

Menina de 6 anos tem pinos colocados em perna errada

economia DESENROLA-BRASIL Há 5 Horas

Saiba como se inscrever no Desenrola Brasil e negociar suas dívidas

brasil MORTE-SP Há 22 Horas

Morte de jovem após deixar sauna gay causa pânico; relembre histórico

fama Gusttavo Lima Há 3 Horas

Gusttavo Lima interrompe espetáculo após mulher ser agredida

mundo EUA Há 4 Horas

Filha do co-fundador do Slack é encontrada em van com homem de 26 anos

fama Peculiares Há 20 Horas

As manias mais estranhas dos famosos! Você tem alguma delas?

fama Justin Bieber Há 23 Horas

Justin Bieber preocupa fãs ao compartilhar fotografias chorando