Longa brasileiro sobre a escravidão é selecionado para Berlim

Esta é a primeira vez que os cineastas Caetano Gotardo e Marco Dutra dividem o comando de um longa

© Divulgação / Hélène Louvart - Dezenove Som e Imagens

Cultura Festival de Berlim 29/01/20 POR Folhapress

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - O filme "Todos os Mortos", de Caetano Gotardo e Marco Dutra, foi selecionado para a mostra competitiva do Festival de Berlim, segundo nota divulgada pela organização na manhã esta quarta-feira (29).

PUB

Esta é a primeira vez que os cineastas, que foram colegas na USP e participam do coletivo Filmes de Caixote, dividem o comando de um longa -enquanto Dutra é conhecido como um dos expoentes da nova geração de terror nacional, tendo na bagagem "As Boas Maneiras" e "Trabalhar Cansa", Gotardo se notabilizou pela produção intimista, em especial seu longa de estreia, "O que se Move".

O drama de época que lançam agora retrata três mulheres na passagem do século 19 para o 20. Reféns das memórias da fazenda da família e dos escravos que lá trabalhavam, elas não conseguem acompanhar a euforia da modernização que acomete São Paulo no período.Além dele, outras 18 produções nacionais integram a programação do festival este ano.

Cinco delas estão no Panorama, segunda mostra mais importante do evento. São elas "Vento Seco", do goiano Daniel Nolasco, "Cidade Pássaro", do paulista Matias Mariani, e o documentário "O Reflexo do Lago", do paraense Fernando Segtowick, e a coprodução entre Brasil, Argentina e Suíça, "Un Crimen Común", do argentino Francisco Márquez.

O cearense Karim Aïnouz completa a lista. Por trás de "A Vida Invisível", que ganhou a mostra Um Certo Olhar em Cannes no ano passado, ele agora apresenta "Nardjes A.", em que segue um jovem militante argelino com um celular -o pai de Aïnouz nasceu no país. A presença brasileira ainda se estende a outras mostras paralelas.

Gustavo Vinagre e Paula Gaitán estarão na programação do Forum com "Vil, Má" e "Luz nos Trópicos", nesta ordem.Já na Generation, que mapeia filmes sobre a juventude, estarão "Meu Nome É Bagdá", de Caru Alves de Souza, "Alice Júnior", de Gil Baroni, "Irmã", de Luciana Mazeto e Vinícius Lopes, e o curta "Rã", de Ana Flavia Cavalcanti e Julia Zakia.

Mais seis brasileiros (Jonathas de Andrade, Ana Vaz, Aline Motta, Patricia Ferreira Pará Yxapy, Grace Passô e Ricardo Alves Jr.) terão suas obras exibidas na mostra Forum Expanded, dedicada a filmes de linguagem experimental e vídeos de arte.

O Brasil exibiu 12 filmes na última edição da Berlinale. Um deles era "Marighella", que estreou sob aplausos no evento. Dirigido por Wagner Moura e com Seu Jorge no papel do guerrilheiro, o longa até hoje não chegou ao circuito nacional, e tem estreia marcada para 14 de maio.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Luto Há 22 Horas

Morre aos 95 anos o ator e comediante José Santa Cruz

tech ESA Há 20 Horas

Sonda da Agência Europeia detecta 'aranhas' em Marte

fama DEBORAH-EVELYN Há 18 Horas

Famosos cometem gafe ao elogiar Deborah Evelyn em foto com marido

mundo Titanic Há 22 Horas

Relógio de ouro do homem mais rico no Titanic vai ser leiloado

brasil Paraíba Há 18 Horas

Menina de 6 anos tem pinos colocados em perna errada

lifestyle Signos Há 19 Horas

Estes são os três signos que adoram ser independentes!

mundo Argentina Há 21 Horas

Bebê morre após ser abandonado pela mãe em stand de carros na Argentina

fama Iraque Há 14 Horas

Influencer iraquiana é morta a tiros em Bagdá

tech Ataque Há 19 Horas

Hackers vazam imagens de pacientes de cirurgia nus e prontuários de clínica de saúde sexual

mundo Equador Há 21 Horas

Queda de helicóptero militar no Equador causa morte dos oito tripulantes