Petrobras investiga incidente em fábrica de fertilizantes

A Fafen está em processo de desativação e a demissão de funcionários deve começar em 14 de fevereiro

© DR

Economia Investigação 01/02/20 POR Estadao Conteudo

A Petrobras investiga um incidente ocorrido na Fábrica de Fertilizantes Nitrogenados do Paraná (Fafen), em Araucária (PR) na tarde de sexta-feira (31). Segundo a empresa, houve uma parada súbita em uma caldeira e em compressores do tanque de armazenamento de amônia da fábrica, o que exigiu um procedimento preventivo de segurança.

PUB

A Fafen está em processo de desativação e a demissão de funcionários deve começar em 14 de fevereiro. A Federação Única dos Petroleiros (FUP) iniciou na madrugada deste sábado (1º) uma greve que tem entre suas exigências a suspensão da demissão dos funcionários da Fafen.

Os compressores têm o objetivo de controlar a pressão do tanque, retirando os vapores para manter a pressão estável. Devido à parada, diz a Petrobras, foi acionado um sistema preventivo aliviador, que ventila os vapores para a atmosfera e os dissipa com água, o que é considerada uma operação normal de segurança. "A situação está sob controle e não há riscos para as pessoas e o meio ambiente", afirma nota da Petrobras.

A Araucária Nitrogenados S/A (Ansa), subsidiária da Petrobras e dona da fábrica, afirmou que o vapor oriundo do sistema de alívio de pressão do tanque, ao ser dispersado na atmosfera, não causa danos à população nem ao meio ambiente. Já a FUP afirmou que "o vazamento de amônia aumenta a insegurança dos trabalhadores e pode atingir a comunidade de Araucária".

Segundo a Petrobras, todas as medidas para normalização das atividades já estão sendo tomadas. "A empresa está tomando todas as medidas para assegurar o acesso dos trabalhadores à fábrica", diz a nota da empresa.

A Ansa está investigando as causas do incidente. "É incomum e também será investigado que, embora a ocorrência tenha se dado às 15h, o sistema de alarme tenha disparado por volta das 23h, sem qualquer agravamento da situação", afirma o comunicado da estatal.

Greve

Em nota divulgada neste sábado, a FUP afirma que o primeiro dia da greve por tempo indeterminado da categoria parou 6.700 trabalhadores, em dez Estados do País. A categoria reivindica a revisão do fechamento da fábrica da Fafen no Paraná e o cumprimento de cláusulas de Acordos Coletivos de Trabalho (ACT) da Petrobras e de suas subsidiárias, como a Ansa. Segundo os petroleiros, as demissões na Fafen devem afetar mais de mil famílias.

Um mandado expedido neste sábado pelo Tribunal Regional do Trabalho (TRT) determinou a verificação das condições da ocupação do prédio sede da Petrobras, o Edise, no Rio, onde uma comissão de sindicalistas está alojada desde a tarde de sexta-feira. A Justiça indeferiu a reintegração de posse por ser tratar de um ato pacífico, diz a FUP.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

tech ESA 27/04/24

Sonda da Agência Europeia detecta 'aranhas' em Marte

brasil Paraíba Há 22 Horas

Menina de 6 anos tem pinos colocados em perna errada

fama DEBORAH-EVELYN Há 22 Horas

Famosos cometem gafe ao elogiar Deborah Evelyn em foto com marido

lifestyle Signos Há 23 Horas

Estes são os três signos que adoram ser independentes!

fama Iraque Há 18 Horas

Influencer iraquiana é morta a tiros em Bagdá

tech Ataque Há 23 Horas

Hackers vazam imagens de pacientes de cirurgia nus e prontuários de clínica de saúde sexual

mundo Chile 27/04/24

Acidente com ônibus de turismo no Chile deixa duas brasileiras mortas e 33 feridos

fama Casais famosos Há 18 Horas

Romances estranhos dos famosos (e que ninguém parece lembrar!)

fama LUTO Há 23 Horas

Famosos lamentam morte de Anderson Leonardo, cantor do Molejo

economia turismo interno Há 23 Horas

Lula defende ampliação de voos regionais pelo Brasil e pede renovação de frota de aviões