7 passos para ajudar a preservar a saúde do coração

Veja as dicas do cardiologista Dr. Elcio Pires Junior

© iStock

Lifestyle Bem Estar 05/02/20 POR Notícias Ao Minuto Brasil

De acordo com dados da Organização Mundial de Saúde, as doenças do coração e outras doenças crônicas não transmissíveis, como o diabetes e a hipertensão, são as principais causas de óbitos no mundo inteiro. Sendo a redução destes óbitos uma meta global a ser alcançada em todos os anos, alguns passos são fundamentais, não só para garantir a saúde do coração, mas também para cuidar da saúde geral do organismo.

PUB

O coordenador de cirurgia cardiovascular do Hospital e Maternidade Sino Brasileiro Rede D'or, de Osasco, Dr. Elcio Pires Junior, destacou alguns pontos que podem ajudar a melhorar a qualidade de vida e preservar a saúde do coração:

Não fumar

Embora seja ligado automaticamente com a saúde dos pulmões, o tabagismo também é altamente prejudicial à saúde cardiovascular. As toxinas presentes na composição do cigarro desencadeiam um estado inflamatório no organismo, favorecendo o acúmulo de placas de colesterol no interior das artérias. Dificultando a circulação, o coração se esforça muito mais para bombear o sangue, o que aumenta a pressão arterial.

Dormir bem

Quando dormimos, nosso ritmo cardíaco e a pressão arterial diminuem, fazendo o corpo compensar a energia para focar em uma reparação total no organismo. Para quem dorme pouco ou tem problemas para dormir, é comum que o estresse, o mau humor e a irritabilidade possam aparecer e elevar ainda mais a pressão arterial.

Cuidar das emoções

Assim como as emoções negativas podem aumentar a pressão sanguínea, sobrecarregando o coração, as emoções positivas têm bons efeitos na saúde do coração, pois causam a vasodilatação e o relaxamento muscular, favorecendo o bom funcionamento do coração. Portanto, a saúde mental é essencial!

Sair do sedentarismo

As atividades físicas são fundamentais para o bom funcionamento do coração e é uma das primeiras recomendações em casos de hipertensão e outras complicações cardiovasculares. Dependendo da liberação médica, todo exercício físico é bem-vindo, principalmente para os idosos. Aposte em caminhadas leves durante os horários mais frescos do dia.

Mudar a alimentação

Uma boa alimentação também faz parte das principais recomendações quando o assunto é saúde do coração. Ingerir boas gorduras, evitando alimentos industrializados, diminuindo o consumo de açúcar e preferindo alimentos naturais é o caminho para se manter saudável.

Ficar de olho nos fatores de risco

Em casos de histórico familiar, diabetes, hipertensão, excesso de bebidas alcoólicas, obesidade, tabagismo, sedentarismo, má alimentação e alterações nos níveis de gordura no sangue é importante fazer um acompanhamento médico.

Buscar ajuda médica

Um check-up regular é o principal caminho para identificar precocemente qualquer alteração que possa ocorrer com a saúde cardiovascular. Portanto, não adie seus retornos médicos e mantenha seus exames em dia.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama A Grande Conquista 2 Há 21 Horas

Ex-Polegar pega faca durante discussão e é expulso de reality

politica Arthur Lira Há 22 Horas

Felipe Neto é autuado por injúria em inquérito aberto a pedido de Arthur Lira

mundo Posição de Lótus Há 23 Horas

O misterioso caso da múmia escondida em estátua de Buda

fama GISELE-BÜNDCHEN Há 23 Horas

Gisele Bündchen recebe apoio de prefeito após chorar durante abordagem policial nos EUA

brasil Santa Catarina Há 23 Horas

Homem morre após ser atacado por quatro pitbulls em quintal de casa em SC

fama SAMARA-FELIPPO Há 18 Horas

Filha de Samara Felippo é alvo de racismo em escola, diz site

fama Iraque Há 21 Horas

Influencer iraquiana é morta a tiros em Bagdá

brasil MORTE-SP Há 17 Horas

Morte de jovem após deixar sauna gay causa pânico; relembre histórico

economia REINHART-KOSELLECK Há 21 Horas

Quem é o historiador lido por Haddad após bronca de Lula

fama Marla Adams Há 22 Horas

Atriz Marla Adams morre aos 85 anos