Burocracia deve provocar perdas de R$ 7,4 bi ao setor elétrico

Levantamento da CNI mapeou as fontes de burocracia e os problemas acarretados por elas

© DR

Economia 2015 10/08/15 POR Notícias Ao Minuto

A burocracia no setor elétrico brasileiro traz custos adicionais que vão provocar um impacto de R$ 7,4 bilhões sobre as empresas do setor neste ano, aponta estudo divulgado nesta segunda-feira, 10, pela Confederação Nacional da Indústria (CNI). De acordo com a entidade, os entraves vão do planejamento de expansão do sistema ao início da operação dos projetos de geração.

PUB

O levantamento mapeou as fontes de burocracia e os problemas acarretados por elas. Como resultado, a CNI destaca que as dificuldades se concentram, além da etapa de planejamento da expansão do sistema, no licenciamento ambiental, em marcos regulatórios e na estrutura tributária.

Como efeito, segundo a CNI, essas barreiras provocam atrasos na finalização de empreendimentos. O problema faz com que também atrasem as receitas das geradoras, que têm obrigação de honrar contratos de compra e venda de energia e multas. Além disso, a demora para as empresas conseguirem se adaptar a novas demandas faz com que sejam forçadas a comprar energia no mercado de curto prazo, a valores mais elevados, para suprir a indisponibilidade de energia.

Ainda de acordo com a entidade, a complexidade da gestão regulatória, de tributos e de encargos, implica em custos adicionais com funcionários e gestores. Também são exigidos gastos com softwares e terceirização de serviços. "O custo da energia é determinante para a competitividade da economia. Processos mais ágeis, eficazes e menos onerosos no setor transbordam para toda a economia", avalia a diretora de Relações Institucionais da CNI, Mônica Messenberg.

Como sugestão para solução dos problemas, a CNI propõe que sejam feitas melhorias no planejamento do setor e nas regras para licenciamento ambiental. O estudo considera importante que o planejamento da expansão do sistema seja realizado considerando prazos compatíveis com o tempo necessário para a conclusão dos projetos. Outra sugestão é melhorar o contato entre as empresas e os órgãos licenciadores, além de unificar regras para obtenção de licenças. Com informações do Estadão Conteúdo.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

lifestyle Câncer Há 22 Horas

10 sintomas de câncer que muitas vezes passam despercebidos

fama Luto Há 16 Horas

Morre Anderson Leonardo, vocalista do Molejo, vítima de câncer

esporte Brasil Há 19 Horas

Estátua de Daniel Alves em Juazeiro vai ser retirada; entenda

fama Emergência Médica Há 23 Horas

Cantor Anderson Leonardo, tem piora, e seu estado de saúde é grave

fama Redes Sociais Há 16 Horas

Livian Aragão, filha de Didi, sugere plágio e leva invertida na web

economia Reforma Tributária Há 23 Horas

Texto da reforma tributária traz lista de profissões que terão imposto menor

mundo Antártida Há 17 Horas

Vulcão ativo na Antártida expele pequenos cristais de ouro

fama CAMILA-MOURA Há 20 Horas

Camila Moura bate recorde no Instagram e agradece aos fãs

politica STF 26/04/24

Após 21 anos, Supremo forma maioria para consolidar poder de polícia do MP

economia Governo Lula Há 23 Horas

Governo quer mexer em salário indireto