Simula sintomas de coronavírus para ser atendida em centro de saúde

Claudete Silva foi detida, durante a noite desta sexta-feira, pela polícia de Copacabana, no Brasil, por ter simulado sintomas do coronavírus

© DR

Mundo Coronavírus 08/02/20 POR Notícias ao Minuto

A mulher brasileira acabou por confessar que tinha mentido. Contudo, o Ministério da Saúde já tinha sido notificado e os protocolos internacionais para o combate ao vírus ativados.Claudete Silva foi detida, durante a noite desta sexta-feira, pela polícia de Copacabana, no Brasil, por ter simulado sintomas do coronavírus e ter inventado que tinha regressado de uma viagem a Hong Kong para ter atendimento prioritário no centro de saúde local, uma Unidade de Pronto-Atendimento (UPA). 

PUB

"Claudete - por um motivo absolutamente egoístico - concentrou a atenção e os cuidados de inúmeros profissionais da saúde que estavam na UPA neste dia, mantendo por horas a narrativa fantasiosa de um recente regresso de uma viagem a Hong Kong, provocando a utilização de protocolos internacionais para o combate ao vírus, inclusive a comunicação imediata da suspeita aos órgãos competentes", explicou Valéria Aragão, porta-voz da força policial, em declarações à Globo. 

Segundo a mesma publicação, as pretensas da paciente levaram ainda a que esta fosse isolada e submetida a uma série de exames médicos. Tendo insistindo na veracidade da história durante cerca de duas horas, o Ministério da Saúde chegou a ser notificado do caso. 

A verdade foi resposta quando familiares da alegada infectada informaram o centro de saúde de que Claudete nunca tinha saído do Brasil na sua vida e que nem sequer tinha passaporte. Confrontada com a versão dos seus familiares, a mulher confessou que tinha mentido para ter prioridade no atendimento. 

Foi detida ainda nas instalações da UPA de Copacabana por "falsidade ideológica".

O número de mortos provocado pelo surto do novo coronavírus na China aumentou hoje para 722, anunciou a Comissão Nacional de Saúde chinesa, que registrou um aumento de novos casos superior ao que se vinha verificando nos últimos dias. Este último balanço adianta ainda que contam-se mais 3.399 casos, enquanto na sexta-feira tinha havido 3.143 novas infecções, ao cabo de vários dias em que o número de novos casos tinha vindo a descer.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Jojo Todynho Há 10 Horas

Jojo Todynho veste roupa que usava antes de perder 50kg. "Saco de batata"

brasil Herança Há 12 Horas

Viúvo de Walewska cobra aluguel para que sogros morem em imóvel da filha

brasil Rio Grande do Sul Há 12 Horas

Governador do RS alerta para "maior desastre da história" do estado

mundo EUA Há 9 Horas

Criança morre após ser forçada a correr em esteira pelo pai

fama Brian McCardie Há 10 Horas

Morre Brian McCardie, ator da série Outlander, aos 59 anos

brasil MORTE-SC Há 11 Horas

Adolescente de 14 anos morre após ser picado por cobra venenosa em SC

mundo Londres Há 10 Horas

Responsável por ataque com espada em Londres tem cidadania brasileira

fama Isabel Veloso Há 12 Horas

Marido de influencer com câncer terminal: 'Finjo que não vai acontecer'

economia INSS Há 9 Horas

INSS começa a pagar 13º antecipado; veja quem tem direito

esporte Arábia Saudita Há 11 Horas

Sem folga: Al Hilal treina após garantir vaga na final; veja as imagens