Os 59 molhos mais saborosos do mundo

Melhore os seus cozinhados com estes saborosos condimentos

©

Mais de 50 dos molhos mais saborosos do mundo

Está farto de condimentar tudo com sal e azeite? Então da próxima vez que cozinhar, experimente estes fantásticos molhos cheios de sabor de todo o mundo. Garantimos que estes gostosos condimentos enriquecerão a sua comida, seja que prato for.

Com fome? Dê uma vista de olhos nesta galeria e descubra os melhores molhos que há por aí. Desfrute!

©

Shutterstock

Molho romesco

O molho romesco, ousado e robusto, é típico da região da Catalunha, na Espanha, onde é preparado com pimentos nyora, amêndoas, avelãs, alho e tomate. É geralmente servido com peixe e marisco, mas também pode acompanhar carne branca.

©

Shutterstock

Molho de pimentão doce

Um condimento popular na culinária tailandesa, afegã e malaia, o molho de pimentão doce é frequentemente usado como refogado ou acompanhamento. Para dar um sabor verdadeiramente autêntico, adicione um pouco de sambal ulek (pasta de pimentão indonésia) à mistura.

©

Shutterstock

Aioli

Este onipresente molho mediterrânico é feito de azeite que foi emulsionado em puré de alho (o nome significa "alho e óleo" em catalão e provençal). É normalmente servido como molho para crudité de legumes, ovos cozidos e marisco.

©

Shutterstock

Molho de mel e mostarda

Pode preparar este molho em apenas alguns minutos usando ingredientes simples que tem de certeza na sua despensa. Com um sabor forte, cremoso e doce, é o molho ideal para acompanhar legumes frescos, barrar no pão, ou pincelar carne grelhada ou assada.

©

Shutterstock

Pebre

Uma especialidade do Chile, esta pasta para barrar picante funciona com qualquer prato salgado, sobretudo com churrasco. Os ingredientes-base são coentros, tomate, e pimentos habanero, mas a receita varia de região para região.

©

Shutterstock

Molho Cumberland

Um molho de frutas que complementa carnes como veado, pernil de porco e cordeiro, esta iguaria inglesa também é saborosa como aperitivo frio. Experimente-a com queijo amanteigado guarnecido com folhas de manjericão (como na foto).

©

Shutterstock

Molho à moda de Buffalo

Nem pense em servir asinhas de frango à moda de Buffalo sem o respetivo molho. Só precisa de piri-piri, sal e vinagre. Misture com manteiga derretida e terá o melhor churrasco da cidade.

©

Shutterstock

Molho Mignonette

Tradicionalmente servida com ostras cruas, a mignonette — feita com chalotas picadas, pimenta branca moída e vinagre — é a parceira ideal de um prato de marisco.

©

Shutterstock

Molho de noz

Esta tradição culinária genovesa consiste em condimentar pansotti (um tipo de ravioli) com molho de noz. Rico em textura e sabor, o molho é facilmente preparado fazendo uma pasta com as nozes moídas e adicionando azeite, cebola, queijo parmesão, canela, e cravo-da-índia.

©

Shutterstock

Bagna càuda

Servido e consumido de maneira similar ao fondue, o bagna càuda é um molho quente da região de Piemonte, Itália. É feito com alho e anchovas. (Foto: Wikimedia/CC BY-SA 4.0)

©

Wikimedia/Creative Commons

Molho Khrenovina

Feito com tomate, rabanete, alho e sal, este molho picante é um acompanhamento popular de pratos de carne russos. É servido frequentemente em mesas de jantar na Sibéria, onde é conhecido como gorloder ("estrangula-gargantas"). (Foto: Wikimedia/CC BY-SA 3.0)

©

Wikimedia/Creative Commons

Molho de carne

O molho de carne é geralmente feito com os sumos que a carne liberta enquanto é cozinhada, caldo, e ervas. No Reino Unido e na Irlanda, é tradicionalmente servido com um assado de domingo — carne e batatas assadas, e acompanhamentos como Yorkshire pudding, pão ou molho de menta, e legumes. Também é apreciado no feriado norte-americano de Ação de Graças nos Estados Unidos e Canadá.

©

Shutterstock

Cebolada

Este nosso molho de cebola funciona especialmente bem com peixe. É uma combinação de cebola, tomate (opcional), pimento, e alho, é de preferência rematado com salsa. A foto mostra um bife de atum de cebolada.

©

Shutterstock

Molho Huancaína

Proveniente do Perú, o molho huancaína é feito com queijo branco fresco, pimenta amarela, e leite condensado. "Papa a la huancaína" é um aperitivo peruano de batatas cozidas cobertas neste molho, e é apreciado no país inteiro.

©

Shutterstock

Molho de mel e alho

Pegajoso e saboroso, este molho maravilhosamente viciante é um ótimo toque final numas pernas ou peito de frango. Além do mel e do alho, os ingredientes-chave incluem açúcar amarelo, molho de soja, e gengibre.

©

Shutterstock

Muamba

Também conhecido como manteiga de palma ou creme de palma, a muamba é típica da África Central. A carne mais usada é o frango, embora também existam versões com carne de vaca, peixe, carneiro, ou qualquer carne de caça como veado ou crocodilo. A muamba de galinha é o prato nacional de Angola, Gabão, e República do Congo.

©

Shutterstock

Molho de manga

Fãs de comida tailandesa estarão familiarizados com este colorido acompanhamento. Mas certamente não será estranho à maioria dos palatos ocidentais. Experimente este molho fresco e saudável com peito de frango frito. Sirva com brócolos e arroz. Delicioso!

©

Shutterstock

Molho de mirtilo

Um condimento essencial no jantar de Ação de Graças na América do Norte e dias de festa no Reino Unido e Canadá, o molho de mirtilo dá um sabor intenso a uma variedade de carnes, incluindo fiambre, frango, e peru.

©

Shutterstock

Molho gribiche

Essencialmente maionese, este clássico molho francês à base de ovos pode ser adornado com pepino em picle cortado aos pedaços, alcaparras, salsa, cerefólio, e estragão. É um complemento perfeito de peixe ou legumes.

©

Shutterstock

Molho verde de Frankfurt

Famoso pela Europa fora, este molho alemão consiste numa mistura cremosa de iogurte, ervas frescas, e natas azedas. Sirva frio sobre ovos e batatas cozidos.

©

Shutterstock

Molho tártaro

A versão mais simples do molho tártaro é uma mistura de maionese e alcaparras picadas. Mas pode juntar-lhe crème fraîche ou natas azedas para um sabor e textura mais mais leves e frescos. Junte um pouco de sumo de limão e sirva como acompanhamento de peixe frito, camarão, calamares, rodelas de cebola, e até batatas fritas!

©

Shutterstock

Beurre blanc

Um dos grandes clássicos da cozinha francesa, beurre blanc (manteiga branca) é feito cozendo chalotas em vinho branco e vinagre até a panela ficar quase seca, altura em que se adicionam natas para enriquecer a mistura. Experimente sobre um filete de perca com alho-francês (na foto).

©

Shutterstock

Molho de cogumelos

Saudável e versátil, o molho de cogumelos é amigo de muito pratos, sobretudo misturado com massa ou aplicado generosamente sobre um suculento bife grelhado. Dica: Para engrossar o molho, adicione farinha maisena, araruta, ou tapioca.

©

Shutterstock

Sauce andalouse

Uma especialidade belga, o sauce andalouse (molho andaluz) — maionese, pasta de tomate, e pimentos — acompanha tipicamente batatas fritas nesta deliciosa comida de rua.

©

Shutterstock

Molho de menta

O truque para criar este belo molho e acompanhamento essencial  de um assado de cordeiro, é encontrar o equilíbrio perfeito de acidez, frescura de menta, e doçura. Tempere com uma gota de vinagre de vinho branco.

©

Shutterstock

Tzatziki

O tzaziki é confecionado com iogurte, pepino, várias ervas, azeite, e alho, e complementa a cozinha do sudeste da Europa e do Médio Oriente. É imensamente popular na Grécia, onde é servido como molho para acompanhar aperitivos, ou para barrar sobre pão quente.

©

Shutterstock

Molho de maçã

Acredite ou não, o molho de maçã foi criado no séc. XVIII na Europa, e era apreciado tanto pela nobreza, como pelo povo. Maçã verde, McIntosh e maçã Golden são as variedades favoritas para fazer este delicioso tempero.

©

Shutterstock

Molho Chimichurri verde

Poderá ver este molho nas mesas da Argentina e Uruguai, onde é usado para condimentar carne grelhada. É feito com salsa e alho picados, azeite, orégãos, e vinagre de vinho tinto.

©

Shutterstock

Ajika

Com origem nas regiões de Samegrelo e Abecázia na Geórgia, este molho picante de malaguetas e ervas está listado como património cultural imaterial da Geórgia, tal é o seu estatuto no país.

©

Shutterstock

Molho de Worcestershire

Com o nome do condado onde foi criado no séc. XIX, mais especificamente, na cidade de Worcester, este tempero escuro, salgado e de sabor intenso é usado para melhorar receitas de comida e bebida. Vai um Bloody Mary?

©

Shutterstock

Gochujang

Um molho de cozinha versátil, o gochujang é espesso e picante, o que faz desta iguaria sul-coreana o complemento perfeito de uma sopa miso, ou uma excelente cobertura de carne ou legumes grelhados.

©

Shutterstock

Molho de rabanete

O sabor pungente do rabanete coloca uma costeleta de primeira ou um bife num patamar superior, com o seu sabor intenso e textura cremosa.

©

Shutterstock

Molho holandês

Um dos chamados cinco molhos essenciais da cozinha francesa, esta emulsão de gema de ovo, manteiga derretida, e sumo de limão acompanha os ovos Benedict e é regada sobre uma variedade de pratos de marisco e legumes.

©

Shutterstock

Molho de bolonhesa

A lasanha seria uma triste órfã sem o molho de bolonhesa. A tagliatela, também. Uma popular variante do molho de ragu, este é o clássico molho italiano para carne, e data do longínquo século XV.

©

Shutterstock

Molho de ragu

Frequentemente confundido com o molho da bolonhesa, o molho de ragu é outro molho italiano para carne que é feito com uma mistura de cenoura, aipo, e toucinho fumado. Além disso, o ragu tem mais vinho! É este molho que enriquece os pratos de esparguete.

©

Shutterstock

Jajangmyeon

Mais fácil de fazer do que de pronunciar, esta receita coreana funciona como prato e como molho. É um popular prato de massa chinesa misturado com molho de feijão preto, feito com chunjang (uma pasta preta de soja), pedaços de porco, e legumes.

©

Shutterstock

Chermoula

Proveniente do norte de África e tradicionalmente usado para dar sabor a peixe ou marisco, chermoula — na verdade mais marinada do que molho — é um condimento usado frequentemente na cozinha argelina, libanesa, marroquina, e tunisina. Os principais ingredientes são alho, cominhos, coentros, óleo, sumo de limão, e sal.

©

Shutterstock

Molho bechamel

Outro dos grandes condimentos da cozinha francesa, este clássico molho branco é usado em guisados, bases de suflês, e até pode ser usado para fazer uma lasanha italiana, com mais ou menos os mesmos ingredientes.

©

Shutterstock

Tahini

Esta pasta de sementes de sésamo de pôr água na boca é um dos principais elementos da cozinha do Mediterrâneo e do Médio Oriente. É usado como ingrediente do icónico molho húmus, mas é igualmente popular como molho para carne e legumes.

©

Shutterstock

Pesto

Uma autêntica instituição italiana, o pesto tem a sua origem em Génova e tradicionalmente consiste em alho, pinhões, sal grosso, folhas de manjericão, e queijos de pasta dura como o parmesão ou o pecorino. Misture tudo isto em azeite e obterá um dos molhos mais saudáveis que existem.

©

Shutterstock

Molho de Chezwan

Feito a partir de malagueta seca, alho, e gengibre, este molho de fazer chorar é um ingrediente-chave em pratos indo-chineses mais ambiciosos, em que quanto mais picante a receita, melhor.

©

Shutterstock

Molho de tomate e manjericão

Tão simples quanto o nome indica, este simples molho de reserva pode enriquecer qualquer prato, mas é talvez mais conhecido como base dos molhos mexicanos ou como condimento de pratos de massa italianos.

©

Shutterstock

Molho agridoce

Uma das combinações mais duradouras do mundo da culinária, o molho agridoce é usado comummente na cozinha asiática. O molho agridoce original cantonês é feito com vinagre, ameixas de conserva, e pilriteiro.

©

Shutterstock

Molho de amendoim

A versão mais simples do molho de amendoim é apenas amendoim, talvez com um pouco de leite de coco. Mas experimente usar tamari (molho de soja japonês), xarope de ácer, malagueta tailandesa, ou um pouco de sumo de limão. O seu satay de frango da Malásia atingirá todo um outro nível.

©

Shutterstock

Guasacaca

Também escrito como wasakaka, é a versão única da Venezuela do guacamole. O molho é feito de abacate, sumo de limão ou vinagre, salsa, alho, e malaguetas.

©

Shutterstock

Molho Alfredo

O molho Alfredo é o resultado inventivo da mistura de manteiga derretida com queijo parmesão. Espesso e cremoso, serve de cobertura a massa fresca para criar fettucine Alfredo — batizada com o nome do chefe italiano Alfredo di Lelio (1882–1959), que inventou o prato.

©

Shutterstock

Nam Jim Jaew

O Nam Jim Jaew é um molho tailandês para acompanhar aperitivos de sabor picante e fumado, cujos ingredientes principais são malagueta em pó e pó de arroz tostado. Sumo de limão e ervas melhoram o sabor. Ideal com qualquer tipo de carne grelhada.

©

Shutterstock

Molho de queijo cheddar derretido

Aqueça leite, manteiga, e uma pitada de pimenta preta em lume brando numa frigideira, até a manteiga derreter. Retire do calor e junte queijo ralado. Bata até ficar aveludado. Quão simples podia ser? Verta sobre batatas fritas ou bacon e alecrim para obter um aperitivo cremoso.

©

Shutterstock

Molho de chutney verde

Conhecido de qualquer aficionado de comida indiana, o molho de chutney verde é geralmente servido com pratos salgados, ou como um molho para acompanhar aperitivos, especialmente pão naan ou popadums. Leva coentros, menta, e especiarias.

©

Shutterstock

Agrodolce

A versão italiana de um molho agridoce, agrodolce é um condimento pegajoso e doce que é frequentemente usado com cordeiro e salsicha.

©

Shutterstock

Haydari

Muito popular na cozinha turca, este molho à base de iogurte leva salsa, menta, azeite e, ironicamente, iogurte grego. Essencialmente um aperitivo, haydari é também um excelente acompanhamento de peixe grelhado.

©

Shutterstock

Brown sauce

Um condimento tradicional no Reino Unido e na Irlanda, o brown sauce (molho castanho) é uma mistura de tomate, melaço, tâmaras, maçã, tamarindo, especiarias, e vinagre. Dá vida a um pequeno-almoço inglês completo, e funciona maravilhosamente numa sanduíche de bacon.

©

Shutterstock

Chakalaka

Este tempero sul-africano abre o apetite de qualquer um, e é um condimento obrigatório em qualquer braais (churrasco) sul-africano.

©

Shutterstock

Molho de pimenta preta em grão

Vários tipos de pimenta em grão, tais como preta, verde ou rosa, podem ser usados para criar este molho bem condimentado e reconfortante. Junte um fio de brandy ou cognac à redução de natas e torne um simples bife numa obra de arte.

©

Shutterstock

Tkemali

Um molho de ameixa da Geórgia pleno de sabor e nutrientes, tkemali é usado em carne frita ou grelhada, e pratos com batata. Além das ameixas, são também usados: alho, poejo, coentros, funcho, malagueta, e sal.

©

Shutterstock

Sambal ulek

Não, não é o nome de um vilão da Guerra das Estrelas, mas um condimento aromático popular na Indonésia feito de malagueta e pasta de tomate de sabor terroso e picante.

©

Shutterstock

Ponzu shoyu

Ponzu shoyu é um molho cítrico japonês que pode ser usado para acompanhar dumplings ou para polvilhar a sua entrada asiática favorita. Também dá uma bela marinada. De sabor intenso e com uma base de soja, vai bem com shabu-shabu, sashimi, e carnes grelhadas.

©

Shutterstock

Fesenjān

O fesenjān em si é um delicioso estufado do Irão. Mas o que dá a este prato o seu distinto sabor é em parte o molho de pasta de romã e noz esmagada.

Veja também: Sopas saudáveis e substanciais para todas as estações

©

Shutterstock

Lifestyle Gastronomia 09/02/20 POR Notícias Ao Minuto


Está farto de condimentar tudo com sal e azeite? Então da próxima vez que cozinhar, experimente estes fantásticos molhos cheios de sabor de todo o mundo. Garantimos que estes gostosos condimentos enriquecerão a sua comida, seja que prato for.

PUB

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

Lifestyle câncer de ovário 26/04/24

Um sintoma precoce e doloroso de câncer do ovário que jamais deve ignorar

Lifestyle Receitas 25/04/24

Que tal um brownie de chocolate vegan? Aprenda como preparar

Lifestyle PERFECCIONISMO 25/04/24

Você é perfeccionista? Saiba quais sinais e como isso afeta sua vida

Lifestyle Aimentação 25/04/24

Produtos 'baixos em gordura' podem enganar; atenção ao ler os rótulos

Lifestyle Signos 25/04/24

Está na lista dos cinco signos mais bondosos do zodíaco?

Lifestyle Relacionamentos 25/04/24

Seu parceiro quer se casar com você? Esses são os sinais!

Lifestyle Saúde mental 25/04/24

Não é só mania! Coisas sobre o TOC que todo mundo deveria saber!

Lifestyle Peso 26/04/24

Especialista revela os alimentos populares que engordam (e muito)