Equador confirma apoio a Michel Platini na eleição da Fifa

Acosta destacou que os dirigentes da FEF "estão seguros de que, sob sua liderança, o futebol mundial alcançará o merecido lugar que lhe corresponde"

© Reuters

Esporte Entidade 12/08/15 POR Notícias Ao Minuto

O Equador irá apoiar a candidatura de Michel Platini à presidência da Fifa. O secretário da Federação Equatoriana de Futebol (FEF), Francisco Acosta, disse que a entidade enviou uma carta ao dirigente francês para oficializar o apoio ao presidente da Uefa na eleição marcada para acontecer em 26 de fevereiro de 2016.

PUB

Acosta destacou que os dirigentes da FEF "estão seguros de que, sob sua liderança, o futebol mundial alcançará o merecido lugar que lhe corresponde". "Fazemos votos para que a sua presença à frente da Fifa se cristalize e todos juntos fortaleçamos a Fifa, uma instituição transparente e de respeito. Expressamos nossos parabéns pela sua candidatura e reiteramos nosso apoio institucional", afirmou o dirigente.

Acosta também destacou que Platini respondeu de imediato ao apoio oficial à sua candidatura. "Somente unidos, em equipe, poderemos restaurar a credibilidade da Fifa e conseguir que o futebol volte ao centro dos debates", afirmou o francês ao agradecer aos equatorianos.

Na semana passada, o presidente da Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol), o paraguaio Juan Ángel Napout, já havia revelado que a entidade também vai apoiar Platini nas eleições da Fifa. O dirigente, porém, esperava que todas as confederações nacionais na América do Sul votassem em bloco no ex-jogador francês, mas a CBF já confirmou que irá apoiar Zico caso o brasileiro cumpra as exigências necessárias para se tornar um candidato.

Para poder concorrer, um postulante ao cargo precisa do apoio oficial de pelo menos cinco confederações nacionais filiadas à entidade máxima do futebol mundial. A Fifa vem sendo duramente afetada por escândalos de corrupção que levaram à prisão, no fim de maio, sete dos seus mais importantes dirigentes, entre eles o ex-presidente da CBF José Maria Marin. Ele segue preso na Suíça, onde foi detido em grande operação liderada pelo Departamento de Justiça dos Estados Unidos.

Além de Platini e Zico, o sul-coreano Chung Mong-Jonn, ex-vice-presidente da Fifa e magnata da Hyundai, e Musa Bility, presidente da Federação Liberiana de Futebol, disseram que pretendem participar da eleição da Fifa. O príncipe jordaniano Ali bin Hussein, derrotado por Joseph Blatter na última eleição da Fifa, também já manifestou desejo de voltar a concorrer ao pleito, depois de o dirigente suíço, combalido pelo grande escândalo de corrupção, ter renunciado ao cargo poucos dias após ser reeleito para mais um mandato. Com informações do Estadão Conteúdo.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Vídeo Há 20 Horas

Influenciadora digital agride mulher na rua em MG; veja vídeo

mundo Coreia do Norte Há 23 Horas

Coreia do Norte confirma míssil e promete reforçar "força nuclear"

brasil CHUVA-RS Há 18 Horas

Submersa há 15 dias, cidade mais afetada do RS reabre casas a conta gotas

fama Sean Diddy Combs Há 22 Horas

Imagens de videovigilância mostram rapper agredindo a ex-namorada

justica São Paulo Há 22 Horas

Professora e os dois filhos são mortos em SP; PM é suspeito

brasil Vídeo Há 21 Horas

Menino de 6 anos é salvo de apartamento em chamas no Rio Grande do Sul; veja vídeo

lifestyle Signos Há 23 Horas

Os cinco signos mais estranhos do zodíaco. Conhece alguém da lista?

mundo EUA Há 23 Horas

Motorista de 23 anos morre após ser atingida na cabeça por pedra nos EUA

brasil sul do brasil Há 22 Horas

Nova frente fria avança no Sul, e Inmet coloca parte do RS, Santa Catarina e Paraná em alerta

tech Apple Há 23 Horas

O iPhone 16 poderá ter melhor bateria do que o antecessor