Período de incubação de novo coronavírus pode durar até 24 dias

A epidemia já causou 1.018 mortos, dos quais 1.016 na China continental, onde se contabilizam mais de 42 mil infectados, segundo o balanço divulgado hoje.

© DR

Mundo Coronavírus 11/02/20 POR Notícias ao Minuto

O período de incubação do novo coronavírus pode se prolongar até 24 dias, e não 14 como se apurou anteriormente, segundo um estudo publicado hoje, e realizado por 37 pesquisadores, incluindo o epidemiologista chinês Zhong Nanshan. O portal de notícias chinês Caixin divulgou as conclusões do último rascunho da investigação, que mostra que a febre - um dos primeiros sintomas - se manifestava em apenas 43,8% dos pacientes na sua primeira visita ao médico.

PUB

"A ausência de febre é mais frequente [entre os pacientes analisados] do que na Síndrome Respiratória Aguda e Grave (SARS ou pneumonia atípica) e a Síndrome Respiratória do Oriente Médio (MERS), portanto a detecção dos casos não pode focar na medição da temperatura", diz o texto.

O mesmo acontece com a tomografia computadorizada, que detecta apenas sintomas de possível infecção em metade dos casos analisados, acrescentou.

A amostra incluiu 1.099 pacientes do novo coronavírus, diagnosticados até 29 de janeiro, em 552 hospitais, em 31 lugares diferentes da China, com uma idade média de 47 anos, e entre os quais 41,9% eram mulheres.

Entre os pacientes - 26% não estiveram recentemente em Wuhan, o epicentro da epidemia, ou tiveram contato com pessoas de lá - o período médio de incubação do vírus foi de três dias, mas houve também casos com um período de 24 dias.

O estudo também revela que o coronavírus "tem uma taxa de mortalidade relativamente menor que a SARS e a MERS".

A epidemia provocada pelo coronavírus detectado em Wuhan já causou 1.018 mortos, dos quais 1.016 na China continental, onde se contabilizam mais de 42 mil infectados, segundo o balanço divulgado hoje.

Na segunda-feira, de acordo com os dados anunciados pela Comissão Nacional de Saúde da China, registraram-se no território continental chinês 108 mortes e foram detectados 2.478 novos casos de infecção, para um total de 42.638, em especial na província de Hubei (centro), onde perto de 60 milhões de pessoas permanecem em quarentena.

 

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

mundo EUA Há 20 Horas

Faxineira pede demissão após 27 minutos de trabalho em hotel; entenda

fama Anthony Vella Há 19 Horas

YouTuber sofre grave acidente em queda de paraglider filmada; assista

justica Violência Há 11 Horas

Homem é assassinado com 23 tiros durante raio-x em hospital na Bahia

fama Gusttavo Lima Há 19 Horas

Gusttavo Lima interrompe espetáculo após mulher ser agredida

economia DESENROLA-BRASIL Há 21 Horas

Saiba como se inscrever no Desenrola Brasil e negociar suas dívidas

esporte Óbito Há 12 Horas

Jogador morre após bater a cabeça em muro que cercava o campo na Argentina

mundo EUA Há 20 Horas

Desaparecida, filha do co-fundador do Slack é flagrada em van com homem

esporte São Paulo FC Há 21 Horas

Filho de Will Smith posta foto com camisa do São Paulo e web reage; veja

mundo EUA Há 17 Horas

Imagens mostram destruição causada por tornado em Oklahoma

justica Paraíba Há 18 Horas

Menina de 6 anos tem pinos colocados em perna errada