Vacina contra coronavírus deve demorar um ano e meio a ser desenvolvida

Agora temos de nos preparar para usar as armas que temos ao nosso alcance para lutar contra este vírus", declarou o diretor-geral da OMS

© DR

Mundo OMS 11/02/20 POR Notícias Ao Minuto

 A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que uma vacina contra o novo coronavírus detetado na China deve demorar cerca de um ano e meio a ser desenvolvida

PUB

"A primeira vacina poderá estar pronta em 18 meses. Agora temos de nos preparar para usar as armas que temos ao nosso alcance para lutar contra este vírus", declarou o diretor-geral da OMS numa conferência de imprensa em Genebra.

Tedros Adhanom Ghebreyesus adiantou ainda aos jornalistas que o diretor executivo da OMS para as Emergências em Saúde, Michael Ryan, vai liderar a partir de hoje um gabinete de crise para coordenar a resposta contra a epidemia pelo atual coronavírus, que provoca uma doença hoje oficialmente designada Covid-2019.

A OMS decidiu usar um nome que seja pronunciável e que não remeta para uma localização geográfica específica, um animal ou grupo de pessoas para evitar estigmatizações, segundo explicou o diretor-geral da OMS.

O nome nasce do acrónimo em inglês da expressão "doença por corona vírus" ('corona virus disease').

Cientistas, investigadores e peritos de saúde pública estão a partir de hoje em Genebra (Suíça) num fórum de dois dias para debater formas de controlar e lidar com o surto do novo coronavírus detetado na China.

A reunião, que junta investigadores, peritos e responsáveis de saúde, foi convocada pela OMS, pretende coordenar os esforços para encontrar respostas para a nova epidemia.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

Mundo B14 23/04/24

Vírus causa morte de cinco bebês na França este ano; médicos em alerta

Mundo Indonésia 23/04/24

Turista morre após cair em vulcão na Indonésia durante pose para foto

Mundo Malasia 23/04/24

Colisão entre dois helicópteros deixa 10 mortos na Malásia

Mundo Justiça 22/04/24

Trump tentou corromper eleições de 2016, dizem promotores em segunda semana de julgamento

Mundo Guerra 22/04/24

Minas espalhadas pela Ucrânia serão legado escondido da guerra

Mundo Equador 22/04/24

Equador recaptura líder criminoso que fugiu da prisão durante onda de violência

Mundo Política 22/04/24

Oposição no Equador vê derrota de presidente Noboa em referendo