Ordenação de homens casados será retomada, afirma cardeal Hummes

A medida que mudaria as circunstâncias de exigência do celibato ficou de fora da exortação apostólica do papa Francisco

© Reprodução / TV Aparecida

Brasil Igreja Católica 12/02/20 POR Estadao Conteudo

Relator-geral do Sínodo da Amazônia, o cardeal d. Cláudio Hummes afirmou nesta quarta-feira, 12, que a proposta de ordenação de homens casados em áreas remotas será retomada pelo Vaticano. A medida, que mudaria as circunstâncias de exigência do celibato, uma tradição da Igreja, ficou de fora da exortação apostólica do papa Francisco, divulgada pela Santa Sé, apesar do apelo feito pela assembleia de bispos em outubro do ano passado.

PUB

"Essa questão deverá ser trabalhada agora com o papa, nas instâncias da Santa Sé. Será retomada", disse d. Cláudio Hummes. "Esse pedido terá que ser elaborado e cumprido."

O relator-geral disse que o organismo eclesial anunciado pelo papa a Amazônia, após o Sínodo, terá um papel importante na discussão, no âmbito do Vaticano, sobre como realizar o ordenamento de padres casados em áreas de escassez.

Segundo d. Cláudio, a igreja não pode deixar de se preocupar em buscar uma solução para que os povos tenham acesso à eucaristia. "O que edifica a Igreja é a assembleia eucarística reunida, isso é o que forma e alimenta a Igreja", ressaltou.

O cardeal disse que o documento final do Sínodo, votado pelos bispos em outubro e não citado pelo papa na exortação, "não vai para a estante" e que a Igreja deve ser empenhar na sua aplicação. "Não significa que, feita a exortação pós-sinodal, se possa incinerar o documento final do Sínodo. Talvez se esperasse que fosse um decreto, o que não é próprio da exortação", afirmou d. Walmor Oliveira de Azevedo, presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

O bispo lembrou que o sumo pontífice determinou um estudo para atualização de questões referentes ao ministério, cujo documento atual tem mais de 50 anos.

Em resposta à falta de sacerdotes na região amazônica, em vez de citar o pedido pelo ordenamento como padres de homens com família já constituída, o sumo pontífice sugeriu dar ênfase ao trabalho missionário itinerante e que diáconos permanentes, mulheres religiosas e leigos "assumam responsabilidades importantes".

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Iraque Há 1 Hora

Influencer iraquiana é morta a tiros em Bagdá

mundo Guangzhou Há 1 Hora

Tornado atinge cidade na China e deixa rastro de destruição; vídeo

esporte FLAMENGO-BOTAFOGO Há 23 Horas

Tite já ouve cornetas soarem no Flamengo e clássico vira jogo de risco

fama Casais famosos Há 20 Horas

Romances estranhos dos famosos (e que ninguém parece lembrar!)

brasil POVOS-INDÍGENAS Há 23 Horas

Indígenas apontam apropriação cultural e intelectual por uso de cupuaçu, tucumã e stevia

fama JERRY-SEINFELD Há 23 Horas

Jerry Seinfeld culpa extrema esquerda e politicamente correto pelo fim da comédia

fama Baby Reindeer Há 20 Horas

Conheça Richard Gadd, o ator da série que está dando o que falar

esporte Brasil Há 14 Horas

Estátua de Daniel Alves em Juazeiro vai ser retirada; entenda

mundo Posição de Lótus Há 3 Horas

O misterioso caso da múmia escondida em estátua de Buda

fama A Grande Conquista 2 Há 1 Hora

Ex-Polegar pega faca durante discussão e é expulso de reality