Fama de disciplinado foi central para indicação de chefe da Casa Civil

Ele é visto como um dos generais mais disciplinados de sua geração, e teve na intervenção militar na área de segurança do Rio de Janeiro o ponto alto de sua carreira até aqui.

© Agência Brasil / Marcelo Camargo

Política WALTER-SOUZA BRAGA NETTO 12/02/20 POR Folhapress

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - À procura de um nome para a Casa Civil, o presidente Jair Bolsonaro comentou nos últimos dias que gostaria de alguém que trouxesse organização para a estrutura interna do governo. Acabou indicando o general Walter Souza Braga Netto.

PUB

A fama do militar o antecede. É visto como um dos generais mais disciplinados de sua geração, e teve na intervenção militar na área de segurança do Rio de Janeiro, durante dez meses de 2018, o ponto alto de sua carreira até aqui.

Não sem críticas, naturalmente, a começar pelo próprio general. Em diversas ocasiões, o oficial manifestou reservas ao modelo de uso das Forças Armadas em operações de policiamento urbano, por falta de treinamento adequado e insegurança jurídica para as tropas.Uma vez com o abacaxi na mão, como seus amigos definiam a missão, ele tratou de descascá-lo da melhor forma possível. Na sua memória da violência fluminense, havia a morte de um irmão em assalto, ocorrida em 1984.

Problemas não faltaram: mortes de civis em favelas e o assassinato da vereadora Marielle Franco (PSOL) e seu motorista ocorreram quando Braga Netto era responsável pelas forças policiais fluminenses.Como se sabe, além de o crime não ter sido esclarecido, elementos da Polícia Civil tentaram interferir na investigação e arrumar um bode expiatório que assumisse o crime. O caso até hoje assombra Bolsonaro, dadas as ligações do gabinete de seu filho Flávio com suspeitos do crime.

Houve melhoria de alguns indicadores de violência e piora de outros, além do reaparelhamento de alguns setores da polícia durante a intervenção. Especialistas em direitos humanos, em geral, consideraram a iniciativa como inócua. Militares de alto escalão estimam que, dada a situação trágica que encontraram, a ação foi bem-sucedida ao fim.Braga Netto subiu na carreira após a intervenção, saindo do Comando Militar do Leste e chegando à chefia do Estado-Maior do Exército, segundo posto na hierarquia interna da Força.

Já seu braço-direto na intervenção, o general Richard Nunes, saiu da secretaria de Segurança do Rio para a chefia de comunicação do Exército. Na Força, a aposta é que ele agora vá acompanhar o antigo chefe no Planalto, caso ele aceite o convite de Bolsonaro.

O ex-interventor é conhecido por trabalhar em silêncio, ao proverbial estilo mineiro de sua Belo Horizonte natal. Tem 62 anos e entrou em 1975 no Exército. É casado e tem dois filhos.Em 2016, ganhou holofotes ao coordenar, de forma elogiada por políticos, a segurança da Olimpíada do Rio. Para tanto, usou a experiência que teve como observador militar das Nações Unidas no Timor Leste.

O sucesso da missão o levou a ser o próximo comandante do Leste, região que abrange Rio, Minas (exceto o Triângulo Mineiro) e Espírito Santo. O ocupante anterior do cargo era o atual ministro da Defesa, Fernando Azevedo. Tinha cerca de 50 mil soldados sob suas ordens.

No exterior, foi adido em duas nações muito próximas do bolsonarismo: Polônia (2005-6) e Estados Unidos (2012), o que pode facilitar sua interlocução com as iniciativas mais polêmicas do governo, como a busca por um estreitamento nas relações militares com Washington.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Jojo Todynho Há 7 Horas

Jojo Todynho veste roupa que usava antes de perder 50kg. "Saco de batata"

brasil Herança Há 10 Horas

Viúvo de Walewska cobra aluguel para que sogros morem em imóvel da filha

brasil Rio Grande do Sul Há 9 Horas

Governador do RS alerta para "maior desastre da história" do estado

fama Brian McCardie Há 8 Horas

Morre Brian McCardie, ator da série Outlander, aos 59 anos

brasil MORTE-SC Há 8 Horas

Adolescente de 14 anos morre após ser picado por cobra venenosa em SC

mundo Londres Há 8 Horas

Responsável por ataque com espada em Londres tem cidadania brasileira

fama Isabel Veloso Há 9 Horas

Marido de influencer com câncer terminal: 'Finjo que não vai acontecer'

economia INSS Há 7 Horas

INSS começa a pagar 13º antecipado; veja quem tem direito

tech ESSILORLUXOTTICA-NEGÓCIOS Há 7 Horas

Maior fabricante de óculos escuros do mundo quer ser a número um em smart glasses

esporte Arábia Saudita Há 9 Horas

Sem folga: Al Hilal treina após garantir vaga na final; veja as imagens