PF põe 'Narcos' contra tráfico internacional de cocaína e armas

A PF deflagrou operação para desarticular grupo que atuava em diferentes Estados com tráfico de drogas e armas e lavagem de dinheiro

© Divulgação / Polícia Federal

Justiça Crime 13/02/20 POR Estadao Conteudo

A Polícia Federal (PF) deflagrou nesta quinta-feira, 13, a Operação Narcos, para desarticular um grupo que atuava em diferentes Estados com tráfico de drogas e armas e lavagem de dinheiro. Segundo os investigadores, a organização é ligada à uma facção e trazia drogas da Bolívia, principalmente cocaína, por meio de aeronaves e caminhões. Os entorpecentes eram então revendidos no mercado interno ou enviados para outros Países por navios.

PUB

Segundo o Ministério Público Federal, a grupo fazia uso de aeródromos localizados em Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Pará e Amazonas.

Os policiais federais cumpriram 24 mandados de busca e apreensão e 17 mandados de prisão - 16 preventivas e uma temporária, sendo que quatro preventivas eram referentes a pessoas que já estavam presas. A ação teve apoio da Polícia Rodoviária Federal, da Agência Nacional de Aviação Civil - Anac e da Polícia Civil.

As ordens foram realizadas em endereços de Balneário Camboriú, Bombinhas, Brusque, Canelinha, Florianópolis, Itapema e Porto Belo, em Santa Catarina, Eunápolis e Porto Seguro, na Bahia, Governador Valadares, em Minas Gerais, Linhares, no Espírito Santo, e Canoas, no Rio Grande do Sul.

A 1ª Vara Federal de Itajaí determinou ainda o sequestro de carros e imóveis dos envolvidos, muitos deles de alto padrão, incluindo apartamentos em Itapema, Bombinhas, Porto Belo e um sítio em Canelinha, em Santa Catarina. Também foi decretado o bloqueio de contas de 25 investigados.

As medidas foram tomadas após a investigação identificar que os investigados possuíam patrimônios milionários registrados em seus próprios nomes e nos de terceiros - parentes, empresas e outros "laranjas".

A Polícia Federal indicou que durante a investigação foram apreendidas quase duas toneladas de cocaína, além 12 aeronaves. Durante tais diligências, alguns integrantes do grupo foram presos em flagrante, sendo um deles um dos líderes - detido em 2019 no Pará.

A corporação afirmou ainda que há fortes indícios de que a quadrilha fazia parte de uma facção criminosa e também atuava no contrabando de armas de calibre restrito.

Os investigados poderão ser indiciados pelos crimes de tráfico de drogas, associação para o tráfico, organização criminosa e lavagem de dinheiro, cujas penas somadas podem ultrapassar 30 anos.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Luto Há 21 Horas

Morre aos 95 anos o ator e comediante José Santa Cruz

tech ESA Há 19 Horas

Sonda da Agência Europeia detecta 'aranhas' em Marte

fama DEBORAH-EVELYN Há 18 Horas

Famosos cometem gafe ao elogiar Deborah Evelyn em foto com marido

mundo Titanic Há 22 Horas

Relógio de ouro do homem mais rico no Titanic vai ser leiloado

brasil Paraíba Há 17 Horas

Menina de 6 anos tem pinos colocados em perna errada

lifestyle Signos Há 18 Horas

Estes são os três signos que adoram ser independentes!

mundo Argentina Há 21 Horas

Bebê morre após ser abandonado pela mãe em stand de carros na Argentina

fama Iraque Há 13 Horas

Influencer iraquiana é morta a tiros em Bagdá

tech Ataque Há 18 Horas

Hackers vazam imagens de pacientes de cirurgia nus e prontuários de clínica de saúde sexual

mundo Equador Há 20 Horas

Queda de helicóptero militar no Equador causa morte dos oito tripulantes